Dia da Curupira e da proteção às florestas

Por José Aparecido Miguel (*)

1-DIA DA CURUPIRA E DE PROTEÇÃO A FLORESTAS. Em 17 de julho, comemora-se o Dia de Proteção às Florestas e o Dia do Curupira, figura do folclore brasileiro que protege as matas. (...) (INTERNET) Curupira ou currupira é uma figura do folclore brasileiro, de origem amazônica, caracterizado como uma entidade das matas. De acordo com as lendas culturais, esta criatura tem cabelo vermelho/laranja brilhante, embora seu cabelo também possa se acender e tornar-se em fogo-vivo. Ela também é famoso por ser o protetor das florestas e por castigar aqueles que fazem mal a elas. É um dos mitos mais antigos do Brasil. (...) (WIKIPÉDIA)

2-O QUE FOI DITO NO PEDIDO DE CONDENAÇÃO DE JAIR BOLSONARO. Por Nathalia Fontana. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou um pedido de condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de liderar a trama golpista. O documento conta com 517 páginas de conclusões sobre uma das ações penais, sendo que 137 delas foram dedicadas às ações do ex-presidente. As informações são do g1. O pedido marca a conclusão da fase de instrução do processo no Supremo Tribunal Federal (STF). O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou no documento que o ex-presidente "figura como líder" da organização criminosa golpista, e é o "principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos executórios voltados à ruptura do Estado democrático de Direito". Afirmou, ainda, que o ex-presidente se elegeu seis vezes pelo sistema eletrônico de votação. Porém, mesmo assim buscou descredibilizar o processo eleitoral brasileiro de forma sistemática. (NSC TOTAL)

3-'SERVIL ÀS ELITES'. Eduardo Bolsonaro diz que Tarcísio de Freitas é 'servil às elites', após reunião com empresários para discutir tarifaço. Deputado e governador, cotados como presidenciáves, divergem em reação a Trump. Por Cristiane Agostine, Joelmir Tavares e Michael Esquer. (...) (VALOR ECONÔMICO)

4- CORRUPÇÃO E DESMATAMENTO NO BRASIL, SEGUNDO OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. EUA citam corrupção e desmatamento em investigação comercial contra Brasil. Inquérito foi aberto por orientação de Trump; processo pode culminar em tarifas punitivas, caso autoridades dos EUA concluam que práticas brasileiras prejudicam empresas americanas. O governo dos Estados Unidos anunciou terça-feira (15) a abertura de uma investigação formal contra o Brasil. O governo justifica a investigação ao citar uma série de práticas consideradas desleais em áreas como comércio digital, tarifas de importação, combate à corrupção, proteção de propriedade intelectual, mercado de etanol e desmatamento ilegal. O inquérito, conduzido pelo escritório do USTR (Representante de Comércio dos Estados Unidos), foi iniciado por orientação direta do presidente Donald Trump. Na última quarta-feira (9), Trump publicou em sua rede social uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na qual anuncia que as exportações brasileiras aos EUA serão tarifadas em 50% a partir de 1º de agosto, citando como uma das razões o que chamou de "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de decisões judiciais brasileiras que avalia como injustas contra gigantes norte-americanas de tecnologia. O governo Lula indicou a empresários, durante reunião nesta terça, em Brasília, que não pretende aplicar a Lei de Reciprocidade em resposta ao tarifaço dos Estados Unidos. (...) (CNN BRASIL)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com