Decisão de Hugo Motta de votar derrubada do IOF deixa governo atônito. Leo Lins e marketing

Por José Aparecido Miguel (*)

1-HUGO MOTTA DEIXA GOVERNO ATÔNITO. Decisão de Hugo Motta de votar derrubada do IOF - Imposto sobre Operações Financeiras) deixa governo atônito e ainda sem reação. Por Lauro Jardim. O governo Lula foi surpreendido com a decisão de Hugo Motta de pautar para quarta-feira, 25, a votação do projeto que derruba o decreto do IOF, editado em 3 de junho. Mais do que surpreso, o Palácio do Planalto está atônito, ainda sem ter tido tempo de organizar uma reação. Motta fez o anúncio da votação via postagem no X. O governo imaginava que teria duas semanas que, informalmente, eram dadas como o prazo para que avançasse uma negociação entre Executivo e Legislativo a partir de alterações que seriam propostas pelo Ministério da Fazenda. Essas duas semanas terminariam sexta-feira, 27. A votação atropelou esse prazo. Líderes do Centrão, entretanto, em conversas privadas relatam que até agora o governo não sinalizou com qualquer possibilidade de corte de gastos como quer a oposição. (...) (O Globo)

2-ARCABOUÇO FISCAL É INSUSTENTÁVEL. Arcabouço é insustentável e dívida chega a 125% do PIB em 2035, diz IFI. Relatório divulgado pela instituição classifica as metas fiscais do horizonte 2026 a 2029 como "inatingíveis". Por Vitória Queiroz. Ritmo de crescimento das despesas obrigatórias e discricionárias tornou o arcabouço fiscal insustentável, aponta o relatório da Instituição Fiscal Independente (IFI) O ritmo de crescimento das despesas obrigatórias e discricionárias tornou o arcabouço fiscal insustentável, aponta o relatório da IFI do Senado Federal divulgado terça-feira (24). (...) (CNN Brasil)

3-SENTENÇA DE LEO LINS E MARKETING. Show de Leo Lins após condenação acentua piadas preconceituosas e transforma sentença em marketing. Em primeira apresentação em São Paulo após condenação, ele dedica boa parte do espetáculo a criticar o que chama de 'politicamente correto', zombar do Judiciário e debochar das mesmas minorias que o colocaram no banco dos réus. Por Aline Ribeiro. Firme na persona do perseguido, elenca os variados processos judiciais aos quais responde, fica confortável para repetir algumas das suas piadas mais criticadas e flerta com a impunidade. "Se você cometeu um homicídio sendo réu primário, consegue chegar a pegar sabe quantos anos? Seis anos. Eu peguei oito. A mensagem da Justiça é: 'Se você é preconceituoso, não faça piada, mate!' Vai sair mais cedo da cadeia." (...) (O Globo)

4-LARISSA MANUELA. Padrasto de Larissa Manuela confessa o que fez e o motivo. O padrasto da menina Larissa Manuela de Lucena, Diego Sanches, confessou que foi o responsável por tirar a vida dela. Por Bruna Stuppiello. Padrasto da menina Larissa Manuela deu detalhes do que fez. Larissa foi encontrada sem vida em casa, ela tinha apenas 10 anos de idade. Larissa Manuela foi achada sem vida em sua casa em Barueri, São Paulo. E segunda-feira (23) o padrasto Diego Sanches confessou que foi o responsável pela partida da menina. Diego desferiu 16 facadas na criança. Padrasto de Larissa Manuela chocou ao relevar o motivo torpe que o teria levado a realizar isso. De acordo com o padrasto, ele tirou a vida da menina por causa de uma suposta traição da mãe da criança, sua esposa Adenuzia Silva. O padrasto relatou que já havia brigado com Adenuzia por causa da suposta traição e chegou a sair de casa. Ele alega que retornou para a residência a fim de conversar com Adenuzia sobre o assunto. Porém, ao chegar no local, ele encontrou apenas a menina Larissa Manuela. O padrasto então afirma que a menina de 10 anos teria feito um comentário sobre a suposta traição. Isto o teria deixado irritado. E ele então empurrou a menina e desferiu as 16 facadas contra ela. (...) (https://bebemamae.com/)

5-RESSARCIMENTO. FRAUDES NO INSS: governo propõe no STF ressarcimento em lotes a partir do fim de julho. Primeiro pagamento seria feito a 1,5 milhão dos 3,4 milhões de segurados que contestam os descontos. Por Ivan Martínez-Vargas. O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou terça-feira (24) que o governo federal poderia começar a ressarcir os aposentados e pensionistas vítimas de descontos fraudulentos diretamente em suas contas bancárias a partir de 24 de julho, com lotes quinzenais. Segundo ele, esse primeiro lote de pagamentos contemplaria 1,5 milhão de pessoas. (...) (O Globo)

6-DROGAS, DIABETES E TORTURA. No dia 26 de junho, celebramos o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas e também o Dia Nacional do Diabetes. Além disso, é o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura. 27 de junho - (sexta-feira) - "Sagrado Coração de Jesus" (data móvel, sempre comemorada no 8º dia após Corpus Christi). Dia 28 de junho é Dia Internacional do Orgulho LGBT. É uma data importante para a comunidade LGBTQIAPN e para a luta por direitos e igualdade.LGBTQIAPN engloba lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não-binários e outras identidades. O " " no final da sigla significa que a comunidade é inclusiva e abraça todas as outras identidades que não estão especificamente listadas. Dia 29 de junho. Celebração do Dia de São Pedro e São Paulo. A data é considerada feriado em um estado brasileiro - Alagoas. 30 de junho, Dia nacional do Bumba Meu Boi, uma das festas folclóricas mais populares do Brasil.(Internet)

7-ONDE ESTÁ O URÂNIO DO IRÃ. "Não sabemos onde está o urânio enriquecido do Irã", garante chefe da agência de energia nuclear. Por Francisco Laranjeira. Não há informações sobre a localização do urânio enriquecido do Irão após os ataques dos EUA às instalações nucleares da República Islâmica, confessou o chefe da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). Em entrevista à televisão 'Fox News', Rafael Grossi não soube indicar o paradeiro dos cerca de 400 quilos de urânio potencialmente enriquecido que, segundo as autoridades ucranianas, foram removidos antes do ataque dos EUA. (...) (Executive Digest)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com