A Light é a luz e a força do Rio

Por Helio Costa*

Imaginem o nosso país há 120 anos, no começo do século passado, tendo como produto exportável para divisas apenas o café. Imaginem o Brasil sem eletricidade, sem estradas adequadas. Um gigante adormecido e esperando um grito de progresso e modernidade. Pois foi isto que aconteceu quando empreendedores canadenses, com a engenharia americana, chegaram ao Brasil para criar uma grande usina hidrelétrica. Em 1905, surge a Light.

O Brasil precisava da energia para empreender a sua marcha para o desenvolvimento e encontrar o caminho das nações desenvolvidas. A Light fez uma revolução no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Brasil.

Nos seus primeiros anos já era a maior empregadora do país com mais de 50 mil colaboradores, homens e mulheres. Entre eles, um brasileiro que elevou o nome do Brasil no exterior e passou por esta casa e pelo Senado da República. O mestre da língua brasileira, das ciências jurídicas e das letras, Rui Barbosa.

Depois de viver momentos difíceis entre a privatização e o retorno ao Estado e a volta à privatização, a Light se recupera com o trabalho de seus investidores relevantes que puseram bilhões de reais na companhia para transformá-la, novamente, na referência do Setor Energético. Nelson Tanure, também membro do Conselho de Administração, e Ronaldo Cesar Coelho, constituinte e deputado federal, aqui presentes, e Beto Sucupira. E milhares de investidores, debenturistas e acionistas.

A Light é hoje a empresa que tem energia limpa, verde, e condições de atender às demandas da Inteligência Artificial de que precisamos para competir no mundo moderno. É a energia que torna possível todos os outros setores essenciais, fundamentais para a sociedade moderna. Sem energia não temos indústria de base; sem energia não temos mobilidade; sem energia não temos comunicação. não temos telefone ou celular; não temos tv, não temos radio, não temos Internet; sem energia não temos agricultura moderna. Sem agricultura não temos vida.

A Light é tudo isto. A Light é a Luz e a Força da nossa Cidade Maravilhosa.

*Ex-ministro das Comunicações e presidente do Conselho de Administração da Light