Mesmo muitos brasileiros ainda defendendo que cidades turísticas de outros países são destinos ideais para conhecer e não valorizando, da forma adequada, tudo o que o nosso país oferece, o próprio 'mundo' nos dá o valor merecido.
Ano após ano destinos turísticos do Brasil estão em rankings de diferentes classificações. Em uma breve passagem pelo site do Ministério do Turismo nesta semana, são mais três as listas que o país está presente. Quanta importância!
Temos, novamente, a singular praia de Ipanema entre as melhores de todo o planeta para se conhecer em 2025. Isso não é o que achamos, mas sim o que diz a premiação 'Traveler's Choice', do TripAdvisor. Além da carioca, a praia de Muro Alto, no Pernambuco, também aparece na lista dos 25 destinos apontados.
Vamos além... o município de Urubici, em Santa Catarina, entrou na lista dos dez destinos mais acolhedores do mundo neste ano. A classificação foi no 13º Traveller Review Award, uma premiação anual da Booking. O levantamento levou em conta municípios de 200 países.
Da região Sul do país, para o Sudeste. A exuberante Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, também teve seu merecido destaque recentemente. Um levantamento realizado pela plataforma de hospedagem Airbnb reconheceu a ilha como um dos 10 destinos mais românticos do mundo.
Está e sempre foi nítido, caro leitor. O Brasil é uma potência mundial que, muitas vezes, subestima seu próprio valor. Detentor da maior biodiversidade do planeta, de um litoral com mais de sete mil quilômetros de praias paradisíacas e de uma cultura vibrante, nosso país é um dos maiores destinos turísticos do mundo em potencial, mas ainda luta para transformar essa vocação em reconhecimento e impacto econômico proporcionais à sua grandeza.
De norte a sul, o Brasil oferece uma diversidade de cenários que poucos países conseguem reunir. O mundo quer conhecer o Brasil, mas para isso, o próprio brasileiro precisa se enxergar a potência que seu país detém.