Lenda viva celebra seus 90 anos com o povo

Por

Para os fãs da música no Brasil, o nome Isaac Karabtchevsky dispensa apresentações. O maestro e diretor artístico da Orquestra Petrobras Sinfônica chega aos 90 anos de idade e decidiu comemorar suas nove décadas de vida com um concerto gratuito aberto ao público.

Nesta sexta-feira (27), o maestro comandará um concerto na Praça da Cinelândia, em frente ao Theatro Municipal, a partir das 19h. Em caso de chuva, o concerto será transferido para o dia 28 de dezembro (sábado), no mesmo horário.

A celebração será realizada em parceria com a Petrobras Sinfônica, o Sesc RJ e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O mais legal disso tudo é que o evento sintetiza com perfeição a principal característica da brilhante carreira do maestro, que é a popularização da música clássica.

O repertório da noite inclui grandes clássicos da música de concerto, como o movimento final de "O Pássaro de Fogo", de Igor Stravinsky, "Marcha Radetzky", de Johann Strauss, "Bolero", uma das mais conhecidas composições de Maurice Ravel, "Dança Húngara nº 5", de Johannes Brahms, e "Valsa do Imperador", de um dos mais influentes compositores de valsa do mundo, Johann Strauss Jr.

Do maior compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, será interpretada a "Toccata - Trenzinho do Caipira" da obra "Bachianas Brasileiras nº 2". Para encerrar, as danças "Trepak" e "Valsa das Flores" de "O Quebra-Nozes" e a "Abertura 1812", ambas de Tchaikovsky, completarão a experiência.

É uma oportunidade de ouro de apreciar boa música e conferir de pertinho uma verdadeira lenda viva da cultura brasileira.