Por:

Importância da vacinação em dia

Desde a pandemia da covid-19, o país vem numa rotina de campanha de vacinação de forma constante. E parece que deu resultado. O Brasil recuperou o certificado de "livre" do sarampo, pois o último caso registrado fora em 2022. Mais do que ter a chancela, é uma prova de como a vacinação é importante para a população.

Antes considerada erradicada, o sarampo voltou forte logo depois da covid-19, com vários casos, principalmente na região Norte do país. Um dos fatores para o reaparecimento foi a baixa imunização de crianças e jovens contra a doença. Novamente, o Ministério da Saúde fez campanha e sensibilizou a população sobre a responsabilidade de ter o calendário vacinal em dia, para combater doenças. Há dois anos não tem casos de sarampo no país e a recuperação dessa "marca" de estar "livre" do vírus de novo.

O que aconteceu com o sarampo pode servir de exemplo para outras doenças, e a prova do combate é apenas uma: vacinação. O Brasil é considerado um dos melhores neste quesito, com grandes campanhas e massificação de controle para a população. E a covid-19 mostrou isso. Porém, a visão para uma doença fez as pessoas esquecerem de outras e isso que não pode acontecer. Todas precisam ser tratadas iguais e todas são consideradas peliculosas.

Portanto, a notícia do sarampo não deve ser tratada especificamente como alívio, e sim como uma lição, de como devemos cuidar do calendário vacinal de crianças e jovens e como os pais estão criando os futuros adultos, principalmente com esta geração, focada mais em internet e menos nos que os pais falam.