Por: José Aparecido Miguel (*)

Símbolos misteriosos podem ter originado sistema de escrita mais antigo do mundo

1-NOTÍCIA FALSA. G1 não publicou que Trump disse 'Com o Lula eu não negocio' após vitória nos EUA. Por Gabriela Soares. Circula pelas redes sociais a imagem de uma suposta reportagem do portal G1 alegando que, após vitória eleitoral nos Estados Unidos, Donald Trump teria mandado um "recado para o Brasil" e afirmado que não negocia com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Na manhã de quarta-feira (6), Lula parabenizou Trump pela vitória e desejou sorte para o próximo mandato: "Desejo sorte e êxito ao novo governo", publicou no X (antigo Twitter). (...) (lupa.uol.com.br)

2-NOTÍCIAS FALSAS DE TARCISIO. Fake news de Tarcísio sobre elo entre Boulos e PCC será investigada pelo MP. Denúncia foi enviada pelo ministro Kássio Nunes Marques ao Ministério Público Eleitoral. A denúncia também inclui o prefeito reeleito Ricardo Nunes (MDB), aliado de Tarcísio, com a solicitação de que ele seja investigado por possível participação na divulgação da alegada desinformação durante o período de campanha. (...) (Brasil247)

3-CASO CONTRA COLLOR. André Mendonça pede destaque e caso que pode levar Collor à prisão será reiniciado. Após formar maioria para manter a condenação, o STF terá que reavaliar o pedido do ex-presidente presencialmente. O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu destaque e interrompeu o julgamento virtual do caso que pode levar o ex-presidente Fernando Collor à prisão. (...) (Carta Capital)

4-POLÍCIA FEDERAL E ASSASSINATO DE EMPRESÁRIO. PF entra em investigação do assassinato de empresário em aeroporto de São Paulo. Por Beatriz Gomes e Josmar Jozino. A Polícia Federal anunciou neste sábado (9) que entrou na investigação do homicídio do empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, 38, morto no aeroporto de Guarulhos na sexta-feira (8). A superintendência da PF em São Paulo instaurou inquérito policial para apurar o homicídio. A investigação será realizada de forma integrada com a Polícia Civil do estado, que já apura o caso através do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). PF afirmou que a decisão para a abertura de investigação "decorre da função de polícia aeroportuária da instituição". A Polícia Federal realiza a segurança em aeroportos, que são locais que onde possui jurisdição. Todavia, o assassinato ocorreu no Terminal 2 do aeroporto, em uma área externa. Empresário voltava de Maceió. Segundo a Polícia Civil, o Volkswagen Amarok apresentou uma falha e foi deixado em um posto de combustível sem acessar a área de desembarque. A investigação irá apurar se houve mesmo falha mecânica ou se episódio pode estar relacionado com o crime. (...) (UOL) Empresário alvo da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) foi atingido na cabeça e morreu na hora. (...) (Folha de S. Paulo)

5-SÍMBOLOS MISTERIOSOS podem ter originado sistema de escrita mais antigo do mundo. Tabletes de argila de cerca de 6.000 anos atrás estão ligados à escrita cuneiforme, considerada a primeira da história da humanidade. Por Ashley Strickland. Pesquisadores descobriram ligações entre o precursor do sistema de escrita mais antigo do mundo e os designs misteriosos e intrincados deixados por selos cilíndricos gravados que foram rolados em tabletes de argila há cerca de 6.000 anos. Os estudiosos consideram a escrita cuneiforme o primeiro sistema de escrita, e os humanos usaram seus caracteres em forma de cunha para inscrever línguas antigas como o sumério em tabletes de argila a partir de cerca de 3.400 a.C.. (...) (CNN Brasil)

6-TRUMP E GUERRA COMERCIAL. Vitória de Trump pode ser gatilho de guerra comercial global? Por Faisal Islam. Donald Trump prometeu ao longo de sua campanha que taxaria todas as mercadorias importadas pelos Estados Unidos se voltasse à Casa Branca. Após sua vitória, empresas e economistas do mundo todo estão afoitos para descobrir até que ponto ele está falando sério. Trump vê as tarifas como uma forma de fazer a economia dos Estados Unidos crescer, proteger empregos e aumentar a receita tributária. No passado, ele impôs tarifas a países específicos, como a China, ou a determinadas indústrias, por exemplo, de aço. Mas a promessa da campanha eleitoral de Trump de impor tarifas de 10% a 20% sobre todos os produtos estrangeiros pode afetar os preços no mundo todo. Algumas jurisdições, como a União Europeia, já estão elaborando listas de ações de retaliação preventivas contra os Estados Unidos, depois que os ministros não levaram suficientemente a sério as ameaças anteriores de Trump relacionadas a tarifas, que ele impôs posteriormente. (...) (BBC News Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]