Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, morre aos 73 anos

Por José Aparecido Miguel (*)

1-INVESTIGAÇÃO SOBRE COMPRA DE CAÇAS. Hoje ministro de Lula, Lewandowski barrou investigação de corrupção na compra dos caças. Meses antes de se aposentar do STF, Lewandowski deu decisão que favoreceu o petista. O Brasil adquiriu 36 caças suecos Gripen, em negociação bilionária sob investigação dos EUA. Por Rodrigo Vilela. Enquanto avançam nos Estados Unidos as investigações que apuram suspeitas de corrupção na compra de 36 caças suecos Gripen pelo governo brasileiro, por aqui o processo não avançou por decisão de Ricardo Lewandowski, então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) quando decidiu arquivar o caso. A compra custou R$ 5,4 bilhões para renovar a frota de caças da Força Aérea Brasileira (FAB). A subsidiária americana da empresa sueca Saab foi intimada a apresentar informações sobre o contrato. Em 2016, Lula foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) sob suspeita de tráfico de influência. O presidente petista sempre negou as irregularidades. Em fevereiro de 2023, pouco antes de se aposentar, Lewandowski assinou despacho arquivando o processo. Meses depois, o ministro troca o STF pelo Ministério da Justiça convidado pelo petista para comandar a pasta. (...) (Diário do Poder)

2-WASHINGTON OLIVETTO, ícone da publicidade brasileira, morre aos 73 anos. Escritor estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, para tratar uma infecção pulmonar. Ele morreu em decorrência de uma pneumonia domingo (13). Por g1 SP e GloboNews. Morre o maior gênio da publicidade brasileira: Washington Olivetto. Uma das mentes mais criativas do país, o publicitário e escritor Washington Olivetto morreu domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Ele é o criador de personagens como o "Garoto Bombril" e de campanhas como a do primeiro sutiã. Há quatro meses o publicitário estava internado no Hospital Copa Star para tratar uma infecção pulmonar. Segundo a assessoria de Olivetto, ele morreu por volta das 17h15 de pneumonia e choque séptico, que provocou a falência múltipla dos órgãos. A morte foi confirmada pelo hospital. "O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde de domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes", informou a unidade em nota. O escritor deixa a esposa e três filhos — Homero, Antônia e Theo. O corpo será transportado de avião para São Paulo e será velado em uma cerimônia restrita a amigos e familiares. Descendente de italianos, Olivetto nasceu em setembro de 1951 na capital paulista, onde foi criado pela mãe, uma dona de casa, e o pai, vendedor de tintas. Aos 17 anos, entrou para o curso de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). No ano seguinte, iniciou sua trajetória profissional como redator de uma agência publicitária. Ainda em seu primeiro ano de atuação no mercado, conquistou um dos prêmios mais importantes para os profissionais da área, o Leão de Bronze do Festival de Publicidade de Cannes. No final da década de 70, já experiente no ramo da publicidade, criou o "Garoto Bombril", personagem clássico da propaganda brasileira e um de seus maiores feitos. Mais tarde, em 1987, ele lançou outra campanha premiada, que se tornou marca da publicidade da época: a do Primeiro Sutiã, para a Valisère, em que uma adolescente comprava sua primeira peça íntima e que tinha como mote "O primeiro sutiã a gente não esquece". Em entrevistas, Olivetto sempre disse que esta foi uma campanha "emblemática". Durante a carreira de sucesso, recebeu diversas estatuetas e homenagens, que foram desde títulos em universidades a menções em músicas de Jorge Ben Jor — "Alô, Alô W/Brasil", diz o trecho em referência à empresa de Olivetto. (...) (g1)

3-COLETÂNEA DE FRASES DE OLIVETTO. 'Um jovem publicitário tem de ter senso de humor e capacidade de rir de si próprio'. Washington Olivetto por ele mesmo: coletânea de frases dos artigos que o publicitário publicou no Globo desde 2021. Washington Olivetto se juntou ao time de colunistas do Globo em 2021. Em crônicas sobre "as coisas da vida, do Brasil e do mundo, sob o ponto de vista de quem mora em Londres", como ele próprio se apresentou neste espaço, o premiado publicitário usou seu humor e seu olhar arguto para falar sobre diferentes temas. "Se o presidente (Bolsonaro) e a maioria dos ministros gostassem de sorvete, tudo seria melhor" 01/02/2021 (Coluna de estreia no Globo). "Conheço homens e mulheres que têm paletós e vestidos da Comme des Garçons comprados há mais de 30 anos, que se mantêm atuais até hoje". Coluna publicada em 01/03/2021. "Cariocas e londrinos bebem bastante, tanto em botequins quanto em pubs, chamam os garçons pelo nome e acompanham toda e qualquer partida de futebol". Coluna publicada em 20/12/2021. "Londres e Paris, que já foram duas cidades distantes, hoje são praticamente uma coisa só, e as pessoas mais antenadas preferem viajar entre elas de trem a de avião". Coluna publicada em 06/06/2022. "Com o politicamente correto, xingar está pegando mal pra cacete. Até mesmo nos estádios de futebol, onde os palavrões praticamente faziam parte do espetáculo". Coluna publicada em 18/07/2022. "A maioria dos bolsonaristas fanáticos é velha de cabeça, e essa é a única velhice verdadeiramente ruim que existe". Coluna publicada em 07/11/2022. "Nasci no dia 29 de setembro de 1951, mas me tornei corintiano uns nove meses antes disso". Coluna publicada em 21/11/2022. "Londres tem tudo o que Nova York tem, mas tem também o que Nova York não tem". Coluna publicada em 10/04/2023. "Rita (Lee) é a rainha de tudo. A mais perfeita tradução de São Paulo e sinônimo de talento, alegria e liberdade, no Brasil e no mundo". Coluna publicada em 22/05/2023. "Comerciais brilhantes não têm surgido simplesmente porque não têm sido criados nem produzidos". Coluna publicada em 06/11/2023. "Um jovem publicitário tem de ter senso de humor e capacidade de rir de si próprio". Coluna publicada em 18/12/2023. "Numa agência de publicidade, a administração do astral é tão importante quanto a administração do caixa". 17/06/2024 (Última coluna publicada no Globo). (...) (O Globo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com