Outubro Rosa visível para todos
Outubro é conhecido como o mês de uma das principais campanhas de saúde do país: outubro rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A campanha de saúde é de extrema importância, já que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, totalizando 16,1% do total de óbitos por câncer no país. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para 2024 foram estimados 73.610 novos casos da doença, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Os exames de prevenção são ainda mais importantes para mulheres que tenham histórico de câncer de mama na família.
Com um quadro grave de casos, todo ano as secretarias de saúde anunciam medidas voltadas para mulheres para prevenção ao câncer de mama. Neste, a do Distrito Federal anunciou a inauguração da Sala da Mulher, um espaço voltado para cirurgias oncológicas de cânceres que afetam principalmente as mulheres, como o de mama e o de colo de útero.
Mas além de mulheres, a prevenção vale para todos. Apesar de ser considerado raro, o câncer de mama também pode englobar homens. Proporcionalmente, o Inca estima apenas 1% de casos de câncer de mama em homens. Mas, na ponta de lápis, considerando os dados de 2020 do Ministério da Saúde, foram 207 homens que perderam a vida para o câncer de mama. Não é porque as chances são baixas que elas são nulas, o que demanda atenção para exames de prevenção que acabam sendo negligenciados.
E outro grupo invisibilizado mas que precisa se preocupar ainda mais nos exames de prevenção são homens transsexuais. Mesmo pessoas que já tenham realizado a cirurgia de mastectomia - cirurgia que retira totalmente ou parcialmente as mamas, o que inclui as glândulas mamárias - isso não anula as chances de se ter um câncer do tipo. Não é à toa que as principais orientação de médicos são consultas periódicas quando há risco genético identificado para homens trans que retiraram as mamas.
E além de seres humanos, quem tem animal de estimação também tem que levar seus bichinhos para exames de prevenção, antes que possa ser tarde. Neste sábado (5), logo no início do mês, alunos e professores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB) realizam um evento no Parque da Cidade para a conscientização à prevenção e ao diagnóstico precoce de tumores de mama em cães e gatos.
Outro exemplo de que as campanhas vão além dos governos, no Rio, recentemente, a Fecomércio-RJ, através do SESC, também oferecerá em nove unidades do estado, neste mês de outubro, exames nas mulheres.
