1-LULA E MUSK. Governo Lula vai à China buscar concorrentes para empresa de Musk no Brasil. 'É importante termos um mercado [de internet via satélite] com diversas empresas', afirmou à Coluna do Estadão o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Por Eduardo Gayer. (...) (O Estado de S. Paulo) Elon Reeve Musk FRS (Pretória, 28 de junho de 1971) é um empreendedor, empresário e filantropo sul-africano-canadense, naturalizado estadunidense. Ele é o fundador, diretor executivo e diretor técnico da SpaceX; CEO da Tesla, Inc.; um dos cofundadores da OpenAI, fundador e CEO da Neuralink; cofundador, presidente da SolarCity e proprietário do X (antigo Twitter). Em 2023, ele era a pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio líquido estimado em US$ 225 bilhões de dólares, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index. Já a revista Forbes estimou sua fortuna em US$ 221,3 bilhões. (...) (Wikipédia)
2-POPULISMO DE LULA para a classe média. Promessa de Lula da Silva para ampliar a faixa de isenção do IR da Pessoa Física para R$ 5 mil não tem amparo na realidade. País não tem condições de abrir mão de qualquer centavo. (...) (Editorial-O Estado de S. Paulo)
3-PASSEIO MAL-ASSOMBRADO. São Paulo inaugura 2ª edição de passeio mal-assombrado pelo centro da capital. Com entrada gratuita mediante inscrição, roteiro especial de Halloween ocorre no Shopping Light no dia 26 de outubro. Aceita mais de 150 pessoas e oferece kit especial aos visitantes. Para participar, os interessados devem se inscrever no programa por meio do aplicativo do Shopping Light. (...) (CNN Brasil)
4-ENTERRAR FIOS EM SÃO PAULO REDUZIRIA APAGÕES, mas custaria R$ 20 bilhões somente no centro. Custo do enterramento acabaria repassado para conta de luz da população, o que dificulta avanço da solução. Por Danilo Moliterno e Thiago Félix. Seriam necessários cerca de R$ 20 bilhões somente para enterrar a fiação elétrica na região central de São Paulo, segundo uma projeção da Prefeitura da capital. Esta solução reduziria a recorrência de apagões na cidade, mas é considerada cara pelos atores envolvidos. Acontece que a maior parte das falhas na distribuição de energia em episódios de ventania e chuvas — como o da noite da última sexta-feira (11) — são resultados da interferência de árvores e galhos que atingem a fiação. Enterrar os cabos, portanto, evitaria danos. A responsabilidade por este investimentos em tese seria a concessionária de distribuição (a Enel, no caso de São Paulo), que tem parceria com o governo federal. Como explica o ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Edvaldo Santana, o problema é que estes custos acabariam repassados à conta de luz, o que não interessa aos envolvidos. (...) (https://blog.omie.com.br/)
5-O PODER E A ENEL. Quem tem o poder de romper contrato de concessão de energia em São Paulo? Por Rute Pina. O contrato da Enel em São Paulo está no centro de uma disputa política após um temporal no dia 11 de outubro deixar mais de 1,5 milhão de domicílios sem energia elétrica na região metropolitana. Terça-feira (15/10), a falta de energia elétrica ainda atinge 250 mil imóveis na região metropolitana. Na segunda (14/10), eram 537 mil imóveis sem fornecimento de luz. O apagão na cidade mais populosa do país se transformou em queda de braço entre município, estado e governo federal. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), cobrou intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para romper o contrato com a Enel. Adversário de Nunes nas eleições municipais, Guilherme Boulos (PSOL) culpou a prefeitura pelo "caos" na capital paulista. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), acusou Nunes de mentir sobre a renovação do contrato com a Enel e disse que uma eventual ruptura dependeria do "devido processo legal". A empresa italiana tem sido alvo de críticas, com outros dois apagões na capital paulista em menos de um ano. (...) (BBC News Brasil)
6-EVEREST. PÉ DE ALPINISTA é encontrado no Everest e pode resolver mistério de um século. Expedição da National Geographic encontrou restos mortais dentro de meia bordada com nome de explorador desaparecido próximo ao pico da montanha em 1924. Restos parciais de um explorador foram encontrados no Monte Everest e, de acordo com uma expedição conduzida pela National Geographic, podem pertencer a um alpinista britânico que escalou a montanha mais alta do mundo há um século. Expedição encontrou um pé dentro de uma meia bordada com "AC Irvine" e uma bota que poderiam pertencer a Andrew "Sandy" Irvine. Ele tinha 22 anos quando desapareceu junto de seu companheiro de escalada, o lendário George Mallory, perto do pico do Everest em 8 de junho de 1924. A dupla, que buscava se tornar a primeira a conquistar o Everest, foi vista pela última vez a cerca de 245 metros do cume antes de desaparecer. O destino deles tem sido motivo de especulação por parte de alpinistas e historiadores ao longo das décadas. (...) (O Estado de S. Paulo)
7-RONNIE VON, 80 ANOS. Ronnie Von chega aos 80 anos e reflete: 'Estou longe de me sentir um velhinho'. O apresentador, que está prestes a estrear um novo programa noturno na Rede TV, diz que sofreu preconceito por vir de família abastada e revela 'pavor' de drogas após experiência ao lado de Rita Lee. Por Danilo Casaletti. (...) (O Estado de S. Paulo)
8-AO SOM DO HINO DO CORINTHIANS. Amigos e familiares se despedem de Washington Olivetto ao som do hino do Corinthians. Publicitário, morto no domingo aos 73 anos, incentivou a formação de uma legião de agências brasileiras. Por Daniele Madureira. Sob o hino do Corinthians, mais de 200 pessoas se despediram na tarde de segunda-feira (14) do publicitário Washington Olivetto, que morreu no domingo (13), após complicações pulmonares e falência múltipla de órgãos. A cerimônia aconteceu no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, onde o corpo foi cremado. Em uma sala com caixão fechado, coberto pela bandeira do Corinthians, família, amigos e famosos dividiam espaço com cerca de 90 coroas de flores. (...) (Folha de S. Paulo) Washington Olivetto: 'A vida profissional foi muito generosa comigo'. Por Renato Pezzotti. A vida profissional foi muito generosa comigo. Sob o ponto de vista mais analítico, o melhor trabalho de campanha que fiz foi com Bombril. As duas peças individuais mais brilhantes foram os [comerciais] "Primeiro Sutiã", de Valisere e "Hitler", para Folha de S. Paulo. Agora, me diverti mais vendo a repercussão do cachorro da Cofap. Opinião sobre a publicidade moderna - A publicidade perdeu muito do seu charme. Ela não está encantadora, ela não está brilhante. Quando ela é encantadora, ela consegue seduzir as pessoas. Esse é o grande fenômeno do negócio da comunicação. Fake news e sociedade - Nada mais importante do que o jornalismo brasileiro. É muito prazeroso conviver com esse universo da comunicação, mas agora, mais do que nunca, temos que estar ligados no bom jornalismo. É isso que faz a nossa cultura. (...) (UOL)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]