Por:

A tão aguardada renovação

Após a realização do primeiro turno das eleições municipais, oportunidade em que diversas cidades já definiram seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, o momento é de expectativa para transições de governo, amparadas, acima de tudo, pelo interesse público que deve nortear a conduta dos futuros gestores e legisladores municipais. Em vários municípios, se observou a profunda renovação das câmaras municipais, e também no comando de prefeituras. Em outras, a população apostou na reeleição de prefeitos, ou elegendo sucessores apoiados diretamente pelos atuais mandatários.

Mas, no entanto, o que se espera é o comprometimento e a vontade de realizar as propostas e promessas firmadas durante toda a campanha eleitoral.

Com o resultado das urnas divulgados, já é a hora dos prefeitos e vereadores eleitos começarem a se debruçar, antes mesmo da posse em 2025, nos principais desafios de suas cidades. As promessas, como ocorrem em todas as eleições, são reiteradas. Parece que o discurso é o mesmo, e a capacidade de determinados candidatos em fazerem promessas absolutamente mirabolantes é imensa.

O que se espera dos que foram eleitos, e também o que se deve esperar da população, é uma participação mais ativa no processo de tomada de decisões nos municípios. Ficar de braços cruzados, apenas criticando, e transferindo para outros a responsabilidades de uma cidade melhor para se viver, nunca será o melhor caminho. Afinal, a premissa da renovação não se limita às urnas. Precisa ser uma ação contínua, na fiscalização dos atos do Executivo e do Legislativo, e na construção de políticas públicas que possam impactar positivamente a vida de milhares de pessoas.

É de fundamental importância que se entenda, definitivamente, que o fortalecimento dos municípios é sinônimo de crescimento do país. Que mesmo com tantas diferenças ideológicas e divergência de opiniões, o sentimento seja pela concentração de energias pelo bem coletivo, no desenvolvimento com justiça social, e no progresso alavanco pelo investimento em educação. Pilares para que o país alcance um patamar elevado de qualidade e crescimento, sem esquecer do principal: a sua população. A sua gente aguerrida que mantém o Brasil de pé.