1-BOLSONARO INDICIADO. Polícia Federal (PF) vai indiciar Bolsonaro por tentativa de golpe antes das eleições. Alexandre Ramagem, ex-chefe da Abin e candidato à prefeitura do Rio, também será indiciado. Por Lauro Jardim. A PF vai concluir na segunda quinzena deste mês o inquérito que apura se houve uma articulação para um golpe de estado em 2022. A investigação detalhará uma teia de conexões entre diversos órgãos do governo Bolsonaro trabalhando para impedir a posse de Lula. Jair Bolsonaro será indiciado, assim como vários de seus ministros, incluindo o general Braga Netto. (...) (...) (O Globo)
2-PCC E POLÍTICOS. Banco do PCC (Primeiro Comando da Capital-organização criminosa) movimentou R$ 8 bilhões para bancar políticos, diz polícia. Investigação aponta que valores beneficiaram candidatos em três cidades de SP. Por Fabíola Perez. A investigação, conduzida pela delegacia de Mogi das Cruzes, bloqueou movimentações financeiras suspeitas realizadas entre 20 empresas. Entre elas, está um banco, semelhante a uma fintech, com sede na cidade da Grande São Paulo. A instituição foi criada, segundo a polícia, por membros do PCC para lavar dinheiro e financiar candidaturas nas eleições. Segundo o delegado Fabrício Intelizano, os valores beneficiaram ao menos três candidatos em Mogi das Cruzes, Ubatuba e Santo André. (...) (UOL) Fintech é a tecnologia e inovação aplicadas na solução de serviços financeiros e que competem diretamente com o modelo tradicional ainda prevalente do setor. (...) (Wikipédia)
3-CACHÊS PARA MAGISTRADOS. 'Estadão' mapeou cachês recebidos por dez magistrados para palestrar em 17 eventos de entidades empresariais e órgãos públicos; mercado é ainda maior, mas entidades e empresas privadas não têm obrigação de dar transparência aos pagamentos. Por Weslley Galzo, André Shalders e Tácio Lorran. (...) (O Estado de S. Paulo)
4-LÍDER DE GRUPO FUNDADO POR JOÃO DORIA é preso em operação da Polícia Federal. Patrick Burnet, CEO (executivo) do InoveBanco e curador de inovação do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), é investigado por crimes financeiros e lavagem de dinheiro (movimentação de até R$ 7,5 bilhões). O Lide foi fundado pelo ex-governador de São Paulo, João Doria. (...) (Revista Oeste)
5-PABLO MARÇAL SOFRE TENTATIVA DE ATENTADO durante campanha e PM é acionada às pressas. Candidato à prefeitura de São Paulo, influenciador Pablo Marçal sofre tentativa de atentado e polícia é acionada antes de carreata na capital paulista. Por Gabriel Motta. O clima ficou tenso sexta-feira (30) durante a campanha de Pablo Marçal (PRTB) pela prefeitura de São Paulo. É que um homem armado foi identificado próximo à concentração do político para uma carretada no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, e a polícia precisou ser acionada. Em suma, o candidato chegou a vestir um colete à prova de balas, como já havia feito anteriormente em outras ocasiões. Entretanto, a atitude suspeita fez com que sua equipe chamasse as autoridades por volta das 15h18. Um indivíduo armado estaria em um Ford Ka, o que fez com que as viaturas fossem chamadas para localizar o suspeito. Pablo Marçal confronta jornalista. A eleição para a prefeitura de São Paulo tem se mostrado estar cada vez mais acirrada. No entanto, dessa vez, o debate da Central das Eleições rendeu trocas de farpas entre um dos candidatos a um jornalista na noite da última segunda-feira (26). A atração que é exibida pela GloboNews, ganhou um confronto entre o candidato a prefeito, Pablo Marçal, e o jornalista Gerson Camarotti. O clima esquentou quando Marçal decidiu adotar uma postura agressiva. Isso porque, durante o debate, Camarotti questionou Marçal sobre sua relação com Renato Cariani, um influenciador fitness que enfrenta acusações de tráfico de drogas. (...) (Contigo!)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em
todas as mídias.
E-mail: [email protected]