Viva o Solarius, o famoso "Chifrudo"

Por

Alunos do segundo ciclo do RenovaDF, maior programa de capacitação profissional do país, iniciaram, nesta segunda-feira (19), a restauração do monumento Solarius, localizado à margem leste da BR-040, na altura de Santa Maria.

A proposta do Governo do Distrito Federal (GDF) é reformar não apenas a obra de arte, mas todo o espaço público ao redor dela.

O Solarius, que ganhou dos brasilienses o apelido de "Chifrudo" pelo formato da escultura, com uma grande ponta curva que parece, de fato, muito o chifre de um animal, é uma espécie de cartão de visitas da chegada no Distrito Federal. Na Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek, na altura de Santa Maria, virou a todos os que trafegam na estrada há anos um indicativo de que Brasília está próxima.

Quando era presidente da República José Sarney, ele era também a referência do ponto onde começava a estrada de terra que levava a seu famoso sítio, São José do Pericumã.

A iniciativa, portanto, de restaurar a obra do artista francês Auge Falchi é muito bem-vinda. Inclusive com a forma em conjunto imaginada, que preserva não apenas a obra de arte mas toda região à sua volta. Iluminação pública, retirada de outdoors que impedem a visão clara do monumento, condições de acesso. Informações aos visitantes sobre a importância da obra.

Bonito que o trabalho de restauração tenha se iniciado com a participação de estudantes. Que, assim, ficam conhecendo mais sobre o monumento e sobre a história da cidade. O Solarius está ali instalado à margem da rodovia desde 1967. É parte da história do Distrito Federal.