Internet - Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade

Por José Aparecido Miguel (*)

1-APÓS DEMISSÃO DE PRIMO. Lira abre espaço à oposição e desgasta governo após demissão de primo e briga com Padilha. Escalada de tensões com autoridades do governo motivou o avanço de cinco CPIs simultâneas na Câmara. Por Lauriberto Pompeu, Gabriel Sabóia, Jeniffer Gularte, Camila Turtelli e Victoria Abel. (O primo é Wilson Santos, exonerado do Incra de Alagoas após pressão do MST.) (...) (O Globo)

2-BILHÕES EXTRAS. Governo precisa de R$ 50 bilhões extras para cumprir meta de 2025. Valor pode ser ainda maior caso Congresso vote medidas como desoneração e Perse. Por Adriana Fernandes e Idiana Tomazelli. (...) (Folha de S. Paulo) Perse é o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. (...) (Internet)

3-INTERNET. Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade. Regiões Norte e Nordeste têm as piores condições de acesso. Por Sabrina Craide. Apenas 22% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade têm condições satisfatórias de conectividade, apesar de o acesso à internet estar perto da universalização no país. Outros 33% da população estão no nível mais baixo do índice que mede a conectividade significativa no país (de 0 a 2 pontos) e 24% ocupam a faixa de 3 a 4 pontos. Os índices são mais baixos entre pretos e pardos, nas classes D e E, nas regiões Norte e Nordeste e nas cidades menores. Os dados estão no estudo inédito Conectividade Significativa: propostas para medição e o retrato da população no Brasil, lançado terça-feira (16) pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Apesar de 84% da população do Brasil já ser usuária de internet, as condições desse acesso são bastante desiguais, na avaliação de Graziela Castello, coordenadora de estudos setoriais no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br), e responsável pelo levantamento. Raça, classe social e região. A análise dos dados com base na autodeclaração de cor ou raça dos participantes mostra que, entre os brancos, 32% estão na faixa mais alta de conectividade significativa (score entre 7 e 9). Já entre pretos e pardos, a porcentagem cai para 18%. A distância também é verificada na comparação entre estratos sociais. Na classe A, a maioria (83%) está na melhor faixa de pontuação e apenas 1%, na pior. Por outro lado, entre as pessoas nas classes D e E, apenas 1% delas está na melhor faixa e a maioria (64%), na pior. As regiões Norte e Nordeste têm as piores condições de conectividade significativa. (...) (Agência Brasil)

4-EMPRESAS E CARREIRA. As 25 melhores empresas para crescer na carreira, segundo o LinkedIn. A lista é um recurso para identificar empresas que investem nos funcionários ou para ampliar a pesquisa por vagas e novas conexões. Ela leva em conta companhias que têm pelo menos 500 funcionários no Brasil e 5.000 ou mais empregados globalmente. Ranking. Confira abaixo as melhores empresas para crescer na carreira: 1º - Itaú Unibanco. 2º - Bain & Company. 3º - Banco Bradesco. 4º - Banco do Brasil. 5º - ExxonMobil. 6º - Santander. 7º - Novo Nordisk. 8º - Sicredi. 9º - Kyndryl. 10º - Mastercard. 11º - Vale. 12º - IBM. 13º - Ambev (AB InBev). 14 - Petrobras.15º - Google (Alphabet). 16º - Amazon. 17º - Thales. 18º - Procter & Gamble. 19º - Mercedes-Benz. 20º - Vivo (Telefônica Brasil). 21º - EY. 22º - Nubank. 23º - Kenvue. 24º - GE. 25º - Henkel (...) (IstoÉ Dinheiro)

5-MULHER DESEJADA. Marido de professora que faz conteúdo adulto na internet se diz 'sortudo por ter uma mulher desejada por milhares'. Marlem Silvestre da Cunha, de 47 anos, disse ao g1 que, inicialmente, foi resistente à ideia da esposa Rosana Reis Abrantes, 43 anos. A docente faz fotos e vídeos para plataformas de conteúdo adulto e diz que ganha mais com isso do que dando aulas. Por Viviann Barcelos, g1 ES. O marido da professora Rosana dos Reis Abrantes, de 43 anos, que produz diversos conteúdos adultos para plataformas como OnlyFans e Privacy, disse que não sente ciúmes da esposa. O casal tem duas filhas, uma de 17 anos e outra de 11. "O primeiro ensaio foi mais profissional, feito no estúdio. Na época, eu ajudei com a organização. Quanto à produção de conteúdo, eu deixo ela bem à vontade. Ela gosta de fazer tudo sozinha do jeito dela, e também acredito que sem a minha influência saia uma coisa mais espontânea. Mas se ela me pedir ajuda, estarei à disposição", completou. Rosana Reis Abrantes é concursada do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desde 2015, onde leciona para alunos do 3º ano do ensino médio e em turmas do ensino superior. Em junho de 2023, a docente foi denunciada por pais de alunos por fazer fotos e vídeos sensuais nas redes sociais. Ela chega a faturar R$ 20 mil com o material adulto. Criação religiosa. Rosana revelou que teve uma criação bem religiosa na Igreja Adventista do Sétimo Dia até os 19 anos, idade em que se casou com o esposo Marlem Silvestre da Cunha. "Era bem rígido... Não tinha orelha furada, não podia comer carne, frango, nem peixe. Eu fui furar a orelha aos 19 anos. Eu nunca fui ligada a esse negócio de ser sexy. Eu casei com o meu primeiro namorado, com quem estou há 22 anos", comentou. A professora contou ainda que, apesar de ser conteúdo adulto, não há nudez explícita em suas postagens. "Eu acho que eles gostam muito da provocação. Eu fico com a roupa mais social, arrumada, de óculos, cara mais séria. E aí mostro um decote, um peça íntima... Eles gostam justamente dessa provocação", comento. Ainda de acordo com Rosana, ela nunca teve problema com os estudantes em sala de aula devido ao fato de ter esses perfis, apesar de pais já terem a denunciado. Ela também disse que mantém uma postura estritamente profissional com os alunos. "Nunca ouvi uma gracinha. Todos meus alunos são sempre muito respeitosos e educados. Pelas costas, o que eles falam, não sei. Na época da denúncia, eles me defenderam muito, inclusive", comentou. (...) (g1)

6-ADVOGADO MORTO: sócio acessou dados particulares de Rodrigo Marinho como mensagens por aplicativos e e-mails. Segundo a Delegacia de Homicídios da Capital, Antônio Vanderler Júnior só entregou à polícia 'conversas de Whatsapp que entendeu serem relevantes'. Por Vera Araújo. (...) (O Globo)

7-AÇÚCAR PARA BEBÊS? - Nestlé adiciona açúcar em produtos destinados a bebês, denuncia ONG. Mucilon vendido no Brasil está entre os itens citados pela organização suíça Public Eye. Adição de açúcar ocorre em países da Ásia, África e América Latina. Na Europa, multinacional não adota essa prática. Deutsche Welle. (...) (IstoÉ Dinheiro)

8-ROBÔ. The Economist: 'O bot (robô) vai atender você agora'. A Inteligência Artificial (IA) médica com rosto humano está chegando. Avatares e chatbots podem transformar os sistemas de saúde, mas abusos da tecnologia e qualidade das informações ainda preocupam; leia segunda reportagem da série especial. (...) (O Estado de S. Paulo) Um chatboat é um software baseado em Inteligêcia Artificial capaz de manter uma conversa em tempo real por texto ou por voz. (...) (Iberdrola)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com