Por:

A oportunidade de milhões

Que o Rio é considerado o cartão-postal do Brasil, todo mundo sabe, não há o que ser questionado. Porém, que esse mesmo Rio tem uma imagem bastante negativa para muitos em relação à segurança pública, também é um fato que dura há anos e está sendo mudada com os últimos grandes eventos realizados na capital fluminense.

Tivemos uma das festas de Réveillon mais seguras dos últimos tempos, com muita organização, diversão e poucas ocorrências criminosas, se compararmos com edições passadas. Muitos cariocas e até turistas deixam, até hoje, de curtir a virada do ano nas areias de Copacabana por esse histórico nada agradável.

Depois, tivemos o show histórico do DJ Alok, em comemoração aos 100 anos do Copacabana Palace. Existiram ocorrências? Sim! Mas, também em um nível bem abaixo comparado a outros eventos já realizados na Avenida Atlântica.

Agora, temos uma das maiores artistas do pop internacional prestes a realizar um megashow que deverá reunir milhões de fãs. Por que Madonna escolheu exatamente o Rio ao invés de outra grande capital brasileira? A respostas já foi dada no início deste texto. Impossível não pensar em Rio, quando se fala em Brasil.

Para quem achou que o Rio, após o carnaval, teria destaque pelo Rock in Rio, seu próximo grande evento, se enganou. Estamos há poucos dias de um dos shows que ficará marcado na histórica da capital fluminense. E com isso, chegou o momento também de nossas autoridades mostrarem que a segurança pública está preparada e muito para receber a Rainha do Pop.

É o momento de mostrarmos a todo o mundo que o Rio é sim um local seguro. Há poucos dias, um plano operacional foi divulgado, exclusivamente, para o megaevento. Uma força-tarefa contará com três mil agentes municipais, além de 3,2 mil militares, 1,5 mil policiais civis, 64 viaturas e 65 torres de monitoramento em todo o entorno de Copa. Haverá controle de acesso à orla com 18 pontos de bloqueio e de revista com reconhecimento facial. Até dentro das estações do Metrô existirá fiscalização com detectores de metais. Além de drones e câmeras por toda a região.

Com tudo isso, o que nos resta é torcer para que tudo ocorra como o planejado e que possamos mostrar a todo o planeta o por quê que Madonna está no Rio!