Por: Gustavo Tutuca*

Gustavo Tutuca | Efeito Madonna: Rio de volta ao protagonismo mundial

Madonna fará show no próximo dia 4 de maio em Copacabana e espera atrair mais de 1,5 milhão de pessoas na praia e nos arredores | Foto: Divulgação Itaú

O Rio de Janeiro vive um momento espetacular no turismo. Depois dos ótimos números de 2023, quando recebemos quase 1,2 milhão de turistas internacionais, e voltamos ao patamar de 2019 (pré-pandemia), o estado teve um início de ano ainda melhor. Somente nos três primeiros meses de 2024 recebemos quase meio milhão de turistas, o equivalente a 41% de todo o fluxo turístico do ano anterior, o que nos deixa muito otimistas em relação ao restante do ano, com a possibilidade de números ainda melhores.

Mas este otimismo não está baseado apenas na chegada de visitantes estrangeiros neste início de ano. Temos uma série de grandes eventos previstos ao longo de 2024. Destes, ao menos três deles deixam os olhos do planeta concentrados no Estado do Rio de Janeiro: o mega show da cantora Madonna, na praia de Copacabana; o Rock in Rio, que este ano celebra seus 40 anos; e a Cúpula do G20.

Mas precisamos abrir um capítulo especial para falar do efeito Madonna. É impressionante o que vem acontecendo no Rio de Janeiro. Antes mesmo da confirmação do local e dia do show já havia um boom nas buscas por passagens aéreas e hotéis. Após o anúncio oficial essa procura não parou de subir. Os últimos números divulgados apontam para uma ocupação hoteleira média de 80% na cidade do Rio entre os dias 2 e 5 de maio, chegando a 100% de lotação dos quartos de hotéis em Copacabana no dia do show. Serão mais de 170 voos extras para os aeroportos RioGaleão e Santos Dumont apenas entre os dias 1 e 6 de maio.

São esperadas cerca de 1,5 milhão de pessoas em Copacabana, num período considerado de baixa temporada, e o impacto econômico estimado é de R$ 300 milhões. Mas existe um outro ponto que muitas vezes não é levado em consideração: o retorno para o Rio de Janeiro em termos de visibilidade internacional é imensurável. Ao mesmo tempo que encerra a agenda mundial de Madonna, o show "The Celebration Tour” é também o clímax da turnê. Todas as atenções do mundo estarão voltadas para o Rio de Janeiro, antes, durante e depois do show. Isso tudo num ano em que, como eu disse aqui em cima, ainda teremos Rock in Rio e a Cúpula do G20.

Grandes eventos como esses catalisam um ciclo virtuoso de investimentos e renovação urbana, promovendo o Rio não só como um destino turístico, mas como um importante pólo de influência econômica, cultural e política. O resultado é um legado duradouro que posiciona o estado em uma trajetória de crescimento e destaque continuados.

Me atrevo a dizer que, muito provavelmente, 2024 seja o grande momento do Rio de Janeiro no cenário internacional depois de um longo período, revitalizando sua imagem global pós-eventos de grande escala como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O Rio de Janeiro voltou a ser protagonista. O turismo está decolando. Os investimentos estão chegando. Vem pro Rio de Janeiro!

*Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro