Por: José Aparecido Miguel (*)

'Destruída e ensanguentada', diz Silvia Poppovic sobre ser roubada pela segunda vez em bairro rico de SP

1-SILVIA POPPOVIC É ROUBADA. 'Destruída e ensanguentada', diz Silvia Poppovic sobre ser roubada pela 2ª vez em bairro rico de SP. Apresentadora conta à Folha que caminhava perto de casa na tarde de domingo (14) quando foi derrubada por homem que arrancou anel da mão dela. Por Clayton Castelani. "Eu fiquei toda destruída, toda ensanguentada, no chão, foi um pesadelo", contou na noite de domingo. (...) (Folha de S. Paulo)

2-NÃO É O FILHO DE LULA. Homem que agride mulher em vídeo de câmera de segurança não é filho de Lula. Imagens foram gravadas em janeiro em Samambaia, no Distrito Federal; Luís Cláudio Lula da Silva foi acusado pela ex-namorada, a médica Natália Schincariol, de agressões físicas e psicológicas e caso é investigado em São Paulo. Por Alessandra Monnerat. (...) (O Estado de S. Paulo)

3-MÉDICA E FILHO DE LULA. Médica que acusou filho mais novo de Lula é afastada do trabalho. Por Rayssa Motta e Fausto Macedo. A médica Natália Schincariol, que denunciou o filho mais novo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luís Cláudio Lula da Silva, por supostas agressões físicas e psicológicas, voltou a ser afastada do trabalho. O laudo do psiquiatra menciona "sintomas depressivos" e associa "conflitos conjugais" ao caso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (...) (Terra)

4-EM ACORDO. Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Irã-Israel termina sem acordo. Representante israelense compara líder iraniano a Hitler, e Teerã diz que ataque foi em legítima defesa. (...) (O Estado de S. Paulo)

5-ISRAEL, EUA E LULA. Israel buscou envolver EUA na guerra ao provocar Irã, avalia governo Lula. Motivação seria o não veto americano à resolução que pediu cessar-fogo em Gaza. Por Jamil Chade. Nas últimas semanas, de olho em sua própria eleição, Joe Biden endureceu o discurso com Israel diante da ofensiva sobre Gaza. (...) (UOL)

6-TAXAÇÃO DE BILIONÁRIO não é mais de direita ou esquerda, diz Nobel de Economia. Esther Duflo vê amplo apoio popular à criação de imposto sobre super-ricos para enfrentar crise climática e pobreza. Por André Fontenelle. Em entrevista à Folha, economista francesa afirma que a cobrança de imposto sobre a fortuna de super-ricos e o aumento da tributação de multinacionais foram incorporados ao espírito do tempo e podem gerar, em todo o mundo, US$ 500 bilhões ao ano para financiar medidas de mitigação de impactos da crise climática sobre populações e países pobres. A pesquisadora afirma buscar "influenciar o mundo real": é uma das fundadoras do J-PAL (Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel) — rede mundial de pesquisa que tem uma representação no Brasil, no Insper, em São Paulo — e lançou na França no ano passado uma série de livros infantis com histórias para conscientizar as crianças dos problemas da miséria. Na última reunião preparatória do G20, em São Paulo em fevereiro, Fernando Haddad mencionou uma proposta de imposto sobre os super-ricos. (...) (Folha de S. Paulo)

7-DESAPONTADO - Embaixador de Israel afirma que espera 'condenação' do Brasil a ataque do Irã e se diz 'desapontado' com posição do Itamaraty. Em entrevista à GloboNews, Daniel Zonshine comentou nota do governo brasileiro, que disse acompanhar situação 'com grave preocupação', mas não condenou ataque. No sábado (13), Irã lançou mais de 300 artefatos contra Israel. Por Pedro Alves Neto, Fernanda Tavares, g1 e GloboNews. (...) (g1)

8-MANTEIGA OU MARGARINA: qual é mais saudável? Por Jessica Bradley. A manteiga é um ingrediente básico da alimentação britânica há séculos, muito antes de surgir a margarina, no início do século 20. Em meados do século 20, as pessoas começaram a substituir a manteiga pela margarina, devido ao consenso cada vez maior de que todas as gorduras são ruins para a nossa saúde. A indústria alimentícia reagiu, produzindo versões com baixo teor de gordura de muitos dos nossos produtos alimentícios. Paralelamente, as orientações alimentares orientavam as pessoas a reduzir sua ingestão de gordura. "A partir dos anos 1950, surgiu lentamente o conceito de que a gordura saturada seria o grande vilão e deveria ser substituída pela gordura póli-insaturada", explica a professora de nutrição e saúde pública Nita Forouhi, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido." "Existe muita confusão em torno da manteiga, incluindo os tipos de gordura", explica ela. "Por isso, talvez as pessoas tenham voltado a comer mais do sabor de que elas gostam. Mas é útil que as pessoas entendam o que dizem as pesquisas." E as pesquisas, na verdade, vêm dizendo muito. Cientistas estudam os custos e benefícios à saúde de diversos tipos de pasta há décadas. E, quando o assunto é manteiga e margarina, existe muita coisa para descobrir. O que são a manteiga e a margarina? Para produzir manteiga, o leite é primeiramente aquecido. Depois, ele é centrifugado para separar o creme do leite. Este creme é então resfriado, agitado e o soro - o líquido que permanece após a separação da manteiga sólida - é retirado. Às vezes, acrescenta-se sal à mistura de manteiga resultante. Já a margarina é produzida batendo-se óleo com água para formar um produto sólido. Diversos ingredientes são acrescentados em seguida, como emulsificantes e corantes. Mas eles logo perceberam que este processo criava gorduras "hidrogenadas" ou "trans" - um tipo de gordura insaturada que ficou conhecida por seus prejuízos à saúde, como a doença arterial coronariana. Pesquisadores demonstraram que os alimentos com alto teor de gorduras trans produzidas pelo homem aumentam o colesterol LDL ruim e reduzem o colesterol HDL bom. Isso gera aumento de risco de doenças cardíacas, afirma a professora de nutrição Lisa Harnack, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. De fato, as gorduras trans têm efeitos ainda piores sobre o colesterol do que as gorduras saturadas, segundo a professora. (...) (BBC News Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]