Por: Ibaneis Rocha*

Brasília, destaque mundial

Vista aérea de Brasília, citada no noticiário internacional como um dos melhores destinos do mundo para se visitar em 2024. | Foto: Embratur/Sebrae/Divulgação

Nos 64 anos de Brasília, comemorados neste 21 de abril de 2024, não esqueço que sou brasiliense, nascido em 1971, no Hospital de Base (o antigo HBB), onde minha mãe trabalhava.

Em todos esses anos, vivemos bem graças ao esforço conjunto de uma população bastante civilizada, cheia de fé, onde os motoristas respeitam a faixa de pedestre, os carros não buzinam e os canteiros de flores emocionam os nossos visitantes. Destaco essas e outras faces que dão dignidade à nossa convivência diária.

Os dados do Censo de 2022 nos fortalecem na busca de um futuro ainda melhor. Mostram o DF no nível de cidades europeias, mas também, no plano nacional, atrás apenas de São Paulo em saneamento, coleta e tratamento de esgoto.

Estamos em evidência dentre as metrópoles mundiais com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além disso, Brasília é a única cidade brasileira no ranking do jornal americano The New York Times, destacada como localidade a ser visitada pelos turistas.

Problemas existem, mas temos coragem, por exemplo, de enfrentar o desafio dos alagamentos nas áreas centrais de Brasília, implantando o poderoso projeto DrenarDF, que deve produzir resultados surpreendentes já nas chuvas de 2025.

Tenho orgulho de ver o meu Governo concluir o Túnel Rei Pelé, esperado há décadas para desafogar o tráfego em Taguatinga. E pretendemos ampliar a estrada de Brazlândia e a estrada de Planaltina, ambas cobradas desde o início de Brasília. Foi marcante, também, a entrega do Complexo Viário Joaquim Roriz, na Saída Norte, inclusive restaurando e ampliando a Ponte do Bragueto, que tanta reclamação gerava.

Outra marca da nossa passagem pelo GDF é a Universidade do Distrito Federal (UnDF), já em operação, com ensino superior gratuito para todos. Será importante legado da minha passagem pelo Governo do DF.

A cidade criada por JK evoluiu em mais de seis décadas. Hoje tem três milhões de habitantes e surge como um ambiente ideal para se viver em 35 Regiões Administrativas, entre as quais a própria Brasília.

Dedico todos esses resultados a um povo criativo e variado, formado por gente que veio de todos os cantos do Brasil para implantar a Capital de todos os brasileiros. Porém, hoje, mais da metade da população já nasceu no nosso Quadrilátero, entre os quais a minha pessoa. Ser brasiliense passa a ser grande valor humano.

*Governador do

Distrito Federal