Por: José Aparecido Miguel (*)

Isenção do IR deve ser informação pública, como salário de servidor, diz autor de novo livro sobre desigualdade

1-NO CENTRO DO RIO. Restaurantes e bancas são alvo de arrombamento e furto de madrugada, no Centro. Só a Banca do André, tradicional ponto de encontro próximo à Cinelândia, foi arrombada três vezes este ano. Em restaurante, bandidos furtaram bebidas, alimentos e até uma bicicleta elétrica em ação que durou mais de três horas. Por Carmélio Dias. A sensação de insegurança na região central da cidade, especialmente à noite e nos fins de semana, é velha conhecida dos cariocas. Em que pesem as reiteradas — e sempre bem-vindas — iniciativas para revitalizar a região, ruas desertas e por vezes mal iluminadas favorecem a ação de criminosos. Instaladas nas ruas, as bancas têm sido alvo preferencial de gangues que agem no bairro. Conforme publicado no blog do colunista Ancelmo Gois, do Globo, a conhecida Banca do André, localizada no coração do Centro, já foi alvo de ladrões três vezes só este ano. Restaurantes também são visados pelos bandidos. (...) (O Globo)

2-VETOS AO PRESIDENTE. Congresso prepara sessão que deve impor derrotas a Lula, e ala do governo tenta adiamento. Em meio a conflito entre Lira e Padilha, parlamentares reclamam de falta de acordo sobre emendas. Por Lauriberto Pompeu e Camila Turtelli.O Congresso deve se reunir na próxima quinta-feira e impor mais uma série de derrotas ao governo. A tendência é que sejam derrubados vetos feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o que diminuiu em R$ 5,6 bilhões as emendas parlamentares de comissão e o que inviabilizou um cronograma com liberação desses recursos indicados pelos congressistas. (...) (O Globo)

3-BANCOS DOMINAM (DE NOVO!) lista Top Companies 2024 no Brasil. Por João José Oliveira. O setor bancário segue dominando os rankings Top Companies no Brasil que elencam, em duas listas, as 40 empresas que oferecem as melhores oportunidades profissionais no país. Na edição 2024, há instituições financeiras dos mais diferentes perfis - nacional, estrangeiro, público, digital, fintech, cooperativa - que se destacam na metodologia exclusiva do LinkedIn que analisa diversos fatores, como crescimento na carreira na própria empresa ou após isso, aquisição de competências no período de contratação, rotatividade e demissões. São quatro pilares que fazem do setor bancário uma fortaleza para quem busca oportunidades de carreira com horizontes de curto ou longo prazo, destacam executivos e especialistas do setor: Importância do setor bancário na economia, interagindo com todos os ramos de atividade por meio da oferta de crédito. Resiliência da lucratividade independentemente do ciclo econômico. Forte consolidação posterior ao Plano Real. Bilionários investimentos em tecnologia. Pessoas. Por mais investimentos que sejam feitos em tecnologia, os bancos são feitos mesmo é de gente, dizem os líderes dos nominados na Top Companies 2024. "Um dos principais fatores desse sucesso é a força de um trabalho dedicado e qualificado dos 125 mil funcionários do conglomerado BB pelo Brasil e pelo mundo", disse ao LinkedIn a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros. Ela destaca que esse time é formado no próprio BB, o que sustenta a construção e o desenvolvimento da cultura do banco público. (...) (LinkedIn)

4-ESCALADA NUCLEAR. Grande preocupação é que Israel e Irã promovam uma escalada nuclear. Por Tales Faria. Entidades que monitoram os arsenais nucleares pelo mundo, anotam que apenas nove países possuem esse artefato: Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido, Paquistão, índia, Israel e Coreia do Norte. No entanto, a mídia tem pontuado que fontes de inteligência israelense afirmam reservadamente que os iranianos já tem plataformas para lançamento de bombas nucleares. (...) (UOL)

5-INFORMAÇÃO PÚBLICA. Isenção do IR deve ser informação pública, como salário de servidor, diz autor de novo livro sobre desigualdade. Por Thais Carrança. Se qualquer um pode ver o salário de cada servidor público ou os valores recebidos por beneficiários do Bolsa Família - ambos nominalmente - no Portal da Transparência do governo federal, por que não é possível ver o quanto alguém está sendo isentado de pagar impostos, ou pelo menos saber a alíquota efetiva que um grande empresário ou um artista está pagando? A provocação é do economista Pedro Fernando Nery, em seu novo livro Extremos: Um mapa para entender as desigualdades no Brasil, que chega às livrarias terça-feira (16/4) pela Zahar/Companhia das Letras. No livro, Nery visita oito destinos do Brasil que marcam extremos de desigualdade e discute reformas possíveis para mudar esse quadro. "Por que o sigilo fiscal de alguém muito rico é tão mais valioso do que a privacidade de uma dona de casa na periferia de São Paulo, por exemplo?", questiona Nery, em entrevista à BBC News Brasil. "Uma parte fundamental dessa questão da tributação da renda é conseguirmos aplicar os princípios da Lei de Acesso à Informação, que já vale para a despesa [direta do governo], também para a despesa indireta. Quer dizer, para todas as isenções e benefícios [tributários]." (...) (BBC News Brasil)

6-ORÇAMENTO DO BRASIL PARA OS PRÓXIMOS ANOS O governo enviou ao Congresso Nacional segunda-feira, 15, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e confirmou a primeira flexibilização do arcabouço fiscal, com a mudança das metas fiscais dos próximos anos. A proposta prevê que o governo deve zerar o déficit público em 2025 e alcançar superávits consecutivos de 0,25%, 0,5% e 1%, respectivamente, nos anos de 2026, 2027 e 2028. Na prática, o ajuste fiscal fica para o próximo governo. Por Antonio Temóteo. (...) Em encontro com Lula, Mercado Livre anuncia investimento de R$ 23 bilhões no Brasil. Por Mateus Omena. (...) (Exame)

7-NOIVA MORRE AFOGADA em piscina na festa do casamento em SP. Vítima foi socorrida ao hospital, mas não resistiu. Uma mulher de 38 anos morreu afogada em uma piscina na festa do próprio casamento, em Limeira, no interior de São Paulo. O caso aconteceu na tarde do último domingo (14), em uma chácara no bairro Pires Baixo. As informações são do UOL. Elisângela Gazzano dos Santos Soares dançava perto da borda da piscina, quando se desequilibrou e caiu na água. (...) (Diário do Nordeste)

8-BRASIL E ARGENTINA. O presidente da Argentina, Javier Milei, escreveu uma nova carta endereçada ao presidente Lula na busca por uma aproximação entre os governos. A chanceler argentina, Diana Mondino, primeira ministra a ser enviada por Milei para uma visita oficial ao Brasil, entregou a carta em Brasília na segunda-feira. Por Estadão Conteúdo. A entrega da carta foi noticiada pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo Estadão. (...) (Exame)

9-CHINA SUPERA EXPECTATIVAS — MAS não anima investidores. A China divulgou terça-feira, 16, o PIB do primeiro trimestre de 2024. O crescimento econômico foi mais robusto do que o esperado, avançando 5,3% no período, ligeiramente melhor do que no trimestre anterior e superando as estimativas. Entretanto, segundo a Bloomberg, alguns sinais, porém, ligaram o alerta nos investidores, como queda nas vendas do varejo e produção industrial aquém das expectativas. A segunda maior economia global tem enfrentado desafios para impulsionar seu crescimento de forma sustentável desde o início da pandemia. Por Rebecca Crepaldi. (...) (Exame)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.