Por:

BRASILIANAS | Lúcio Costa ganha biografia, feita por uma jornalista - que virou, também, jornaleira

Lúcio Costa, o homem que planejou Brasília, vai ganhar biografia | Foto: Divulgação

A CIDADE QUE INVENTEI - Na semana em que Brasília está na comemoração dos seus 64 anos,circula a notícia de que a jornalista e escritora Conceição Freitas se organiza para escrever uma biografia do arquiteto e urbanista responsável pelo projeto ganhador do Plano Piloto de Brasília: o genial Lúcio Costa. "Fazer uma biografia é, de saída, uma impossibilidade, posto que somos todos irredutíveis a 200 páginas ou a 500 ou a mil", afirma a biógrafa. Sempre muito próxima aos assuntos da cidade, Ceiça (como é carinhosamente chamada) se autodenomina como "filha de quatro cidades (Manaus, Belém, Goiânia e Brasília)". Mora há quase 40 anos por aqui. Por 20 anos, foi colunista do "Correio Braziliense" nas colunas Crônica da Cidade e Fora do Plano - e agora assina uma coluna com seu nome no "Metrópoles". Especializou-se em "contar histórias sobre a cidade, sobre quem a criou e sobre como cada um de nós vive dentro dela". Em 2015, deu uma guinada, quando deixou de ser jornalista e virou jornaleira. Comprou, reformou e reformulou, com brilho e uma agenda cultural rica, a Banca de Jornal da 308 Sul. Justamente aquela que é localizada na Quadra-Modelo do plano urbanístico de Lúcio Costa. Lá, na "Banquinha da Ceiça", optou por vender livros de arte e objetos que remontam à cidade. Buscou valorizar os artistas que buscam as imagens icônicas dos monumentos de Brasília para seus trabalhos e se tornou um pólo de cultura. Para cuidar da saúde, deixou a linha de frente da banca. Depois, se edicou a fazer o "Guia Fora do Plano". Agora, dedica-se a levantar detalhes sobre nosso urbanista-mor. A previsão de publicação da
biografia de Lúcio Costa é para 2026. Durante esse tempo, segundo Ceiça, ela vai "tentar cartografar o pensamento e a alma do homem que criou o Plano Piloto de Brasília sabendo, desde já, que ele mesmo disse: 'Tenho dificuldades para entender a cidade que inventei.'".

EXTENSÃO RURAL EM DESTAQUE - A Câmara Legislativa realiza hoje (16), às 9h30, sessão solene pela valorização da extensão rural governamental, por iniciativa do deputado Roosevelt (PL). "A extensão rural é uma atividade que visa à transferência de tecnologia e à formação de agricultores, com o objetivo de melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas. O trabalho dos extensionistas rurais é fundamental para a segurança alimentar e para a economia do nosso país", destaca o deputado.

ÁGUAS CLARAS "ABANDONADA" - Cidade com maior densidade demográfica no DF (são 14 mil pessoas por quilômetro quadrado), Águas Claras possui mais de 700 edificações. Entre elas há prédios inacabados, especialmente residenciais. Muitos deles quitados pelos compradores, mas
"abandonados" pelas construtoras. Audiência pública na Câmara Legislativa debateu saídas para o problema que envolve, entre outras, questões de saúde (preocupante, em tempos de dengue), segurança e moradia. A discussão foi uma iniciativa do deputado João Cardoso (Avante) e presidida pelo Pastor Daniel de Castro (PP), para quem as obras paralisadas "impactam a vida dos moradores e, por isso, exigem soluções urgentes e eficazes". Entre as soluções possíveis, os distritais propõem um cadastro de prédios "abandonados", a regularização fundiária deles e, se necessário, até mesmo a demolição controlada dos edifícios inviáveis. Entre os próximos passos dos distritais, está a realização de reunião na Terracap para abordar a questão. Também foi sugerida a abertura de uma linha de crédito, no BRB, para possibilitar a retomada e a finalização dos prédios.

DE BRAZLÂNDIA PARA O BOLSHOI - É aluna de uma academia de balé clássico de Brazlândia uma das
candidatas que estará na etapa Nacional de seleção para novos bolsistas da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Lívia Vieira Longato é uma das cinco aprovadas, entre estudantes de 9 e 10 anos, para a seletiva que acontecerá em Joinville (SC), em outubro. A jovem bailarina estuda no Estúdio de Dança Cinthya Valadares, que foi fundado em 2015. Atualmente, lá estão 150 alunos divididos entre balé clássico, contemporâneo e jazz. "Visamos a democratização do ensino de dança e a formação completa do bailarino", afirma a diretora, que também é apaixonada por balé desde criança. Sucesso e boa sorte para a Lívia.

FESTAS PARA O NIVER DE BRASÍLIA - Anote aí: a comemoração do aniversário de 64 anos de Brasília vai contar com atrações para entrar na história. Gratuitas, as festividades vão ocupar diferentes regiões do DF com atrações para todos os gostos. O DJ Alok e os artistas Zé Vaqueiro, Xand Avião,
Jorge Aragão e o padre Fábio de Melo são alguns dos destaques. A organização da sociedade civil (OSC) Instituto Alvorada Brasil de Arte, Cultura, Comunicação e Cidadania é a responsável pelo evento, que está orçado em R$ 5 milhões. A programação organizada pelo GDF inclui exposições, apresentações circenses, shows religiosos e oficinas de arte. Os eventos estão distribuídos entre o Plano Piloto, Taguatinga, Planaltina, Brazlândia e Santa Maria. "Brasília merece uma comemoração com grandes shows. Essa é uma oportunidade de atrair visitantes para a nossa capital e movimentar a economia da cidade por meio do turismo", afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

PARA FINALIZAR...

ESCOLAS NO MUSEU - Programa que leva estudantes para visitas guiadas no Museu de Arte de Brasília alcançou esta semana a marca de 3 mil alunos. O projeto oferece transporte gratuito, alimentação e oficinas educativas para os jovens. Lembrando que o MAB foi reaberto em 2021, possui um acervo de 1.400 obras, de autores como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Sérgio Rodrigues. A educação para a arte, certamente, começa ainda em criança.


[email protected]