Por: José Aparecido Miguel (*)

'Destruída e ensanguentada', diz Silvia Poppovic sobre ser roubada pela 2ª vez em bairro rico de São Paulo

1-GUERRAS DÃO LUCRO. As guerras dão lucro. São produtos do capitalismo, especialmente nos Estados Unidos. Nada a ver com proteção ao ser humano. (JAM)

2-SEM ACORDO. Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Irã-Israel termina sem acordo. Representante israelense compara líder iraniano a Hitler, e Teerã diz que ataque foi em legítima defesa. A reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas domingo (14) convocada após o ataque do Irã a Israel iniciado no sábado (13) terminou sem qualquer acordo ou consenso entre os presentes sobre como o órgão máximo da ONU deve tratar a ofensiva com risco de espalhar o conflito pelo Oriente Médio. (...) (O Estado de S. Paulo) Israel buscou envolver EUA na guerra ao provocar Irã, avalia governo Lula. Motivação seria o não veto americano à resolução que pediu cessar-fogo em Gaza. Por Jamil Chade. (...) (UOL) Embaixador de Israel, Daniel Zonshine, afirma que espera 'condenação' do Brasil a ataque do Irã e se diz 'desapontado' com posição do Itamaraty. Por Pedro Alves Neto, Fernanda Tavares, g1 e GloboNews. (...) (g1)

3-NÃO É O FILHO DE LULA. Homem que agride mulher em vídeo de câmera de segurança não é filho de Lula. Imagens foram gravadas em janeiro em Samambaia, no Distrito Federal; Luís Cláudio Lula da Silva foi acusado pela ex-namorada de agressões físicas e psicológicas e caso é investigado em São Paulo. Por Alessandra Monnerat. (...) (O Estado de S. Paulo)

4-MÉDICA E FILHO DE LULA. Médica que acusou filho mais novo de Lula é afastada do trabalho. Por Rayssa Motta e Fausto Macedo. O laudo do psiquiatra menciona "sintomas depressivos" e associa "conflitos conjugais" ao caso. (...) (O Estado de S. Paulo-Terra)

5-A ARTICULADORA. A socióloga Janja (Rosângela da Silva) diz exercer papel de articuladora no governo. Primeira-dama afirma que o presidente Lula dá "total autonomia" para que ela possa fazer o que faz. (...) (Poder360)

6-'CHACOHÃO'. Lula recorre a núcleo de conselheiros nas crises e quer dar 'chacoalhão' no governo. Presidente tem pedido opiniões a pessoas fora da equipe, como o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, o publicitário Sidônio Palmeira e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha. Por Vera Rosa. (...) (O Estado de S. Paulo)

7-O PÉSSIMO CLIMA dentro da Polícia Federal. Peritos criminais veem investida de delegados contra demais carreiras do órgão. Por Matheus Leitão. Peritos criminais da Polícia Federal reagiram de forma contundente contra a proposta de criar um novo benefício financeiro para apenas uma das carreiras do órgão, a dos delegados. O receio dos peritos é que a criação do benefício seja um fator de desequilíbrio dentro da PF. (...) (Veja)

8-SILVIA POPPOVIC É ROUBADA. 'Destruída e ensanguentada', diz Silvia Poppovic sobre ser roubada pela 2ª vez em bairro rico de SP. Apresentadora conta à Folha que caminhava perto de casa na tarde de domingo (14) quando foi derrubada por homem que arrancou anel da mão dela. Por Clayton Castelani. A jornalista e apresentadora Silvia Poppovic, 69, foi agredida durante um assalto na tarde de domingo (14) em Higienópolis, bairro de alta renda da região central da cidade de São Paulo. Ela foi atacada enquanto percorria sozinha um trajeto de poucos metros até o prédio onde mora, após almoçar no apartamento de um amigo na mesma rua. Conforme ela relatou à Folha, o agressor a segurou com uma gravata de pescoço, chutou suas pernas para a desequilibrar e, com a jornalista já no chão, continuou o estrangulamento. Arrancou-lhe um anel e na, tentativa de tirar-lhe uma pulseira, provocou cortes na mão da apresentadora. "Eu fiquei toda destruída, toda ensanguentada, no chão, foi um pesadelo", contou na noite de domingo. "Pensei que ele iria arrancar a minha mão." (...) (Folha de S. Paulo)

9-TAXAÇÃO DE BILIONÁRIO não é mais de direita ou esquerda, diz Nobel de Economia. Esther Duflo vê amplo apoio popular à criação de imposto sobre super-ricos para enfrentar crise climática e pobreza. Por André Fontenelle. Na próxima quarta-feira (17), os ministros da Fazenda dos países do G20 reunidos em Washington ouvirão uma proposta que alguns anos atrás seria inimaginável em um fórum do gênero: usar um imposto sobre os bilionários para lutar contra a pobreza e as consequências da crise climática. A autora da proposta, Esther Duflo, 51, vencedora do Nobel de Economia de 2019, falará como convidada do governo brasileiro, atualmente na presidência rotativa do G20. Segundo a economista francesa, chegou a hora para articular as duas questões, pobreza e aquecimento global. Propostas de taxação dos super-ricos vêm ganhando aliados nos últimos anos. (Esther Duflo, 51. Presidente da Escola de Economia de Paris e professora do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Autora, com Banerjee, de "Good Economics for Hard Times" e "Poor Economics: a Radical Rethinking of the Way to Fight Global Poverty", entre outros livros.) (...) (Folha de S. Paulo)

10-MANTEIGA OU MARGARINA: qual é mais saudável? Por Jessica Bradley. A manteiga é um ingrediente básico da alimentação britânica há séculos, muito antes de surgir a margarina, no início do século 20. Em meados do século 20, as pessoas começaram a substituir a manteiga pela margarina, devido ao consenso cada vez maior de que todas as gorduras são ruins para a nossa saúde. A indústria alimentícia reagiu, produzindo versões com baixo teor de gordura de muitos dos nossos produtos alimentícios. Na Austrália, o consumo de manteiga vem aumentando nos últimos anos em comparação com a margarina, explica a professora de Nutrição e Dietética Clare Collins, da Universidade de Newcastle, na Austrália. "Existe muita confusão em torno da manteiga, incluindo os tipos de gordura", explica ela. Cientistas estudam os custos e benefícios à saúde de diversos tipos de pasta há décadas. E, quando o assunto é manteiga e margarina, existe muita coisa para descobrir. O que são a manteiga e a margarina? Para produzir manteiga, o leite é primeiramente aquecido. Depois, ele é centrifugado para separar o creme do leite. Este creme é então resfriado, agitado e o soro - o líquido que permanece após a separação da manteiga sólida - é retirado. Às vezes, acrescenta-se sal à mistura de manteiga resultante. Já a margarina é produzida batendo-se óleo com água para formar um produto sólido. Diversos ingredientes são acrescentados em seguida, como emulsificantes e corantes. Historicamente, os fabricantes acrescentavam hidrogênio à margarina para converter os óleos líquidos em gorduras sólidas, fazendo com que o produto pudesse ser espalhado com mais facilidade. Mas eles logo perceberam que este processo criava gorduras "hidrogenadas" ou "trans" - um tipo de gordura insaturada que ficou conhecida por seus prejuízos à saúde, como a doença arterial coronariana. Pesquisadores demonstraram que os alimentos com alto teor de gorduras trans produzidas pelo homem aumentam o colesterol LDL ruim e reduzem o colesterol HDL bom. Isso gera aumento de risco de doenças cardíacas, afirma a professora de nutrição Lisa Harnack, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. (...) (BBC News Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.