Por:

Mentira não substitui o valor da verdade

Quem nunca ouviu a célebre frase ''uma mentira repetida mil vezes acaba tornando-se verdade'', de autoria de Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha nazista? Pois bem. Trazendo para os nossos dias, e no contexto das famigeradas fake news, tal afirmativa parece ainda surtir efeito. Embora se olharmos especificamente para o aspecto moral, do discernimento daquilo que é certo ou errado, por meio dos valores e da formação de caráter absorvidos no seio familiar, aprendemos que, uma mentira pode ser contada por inúmeras vezes. No entanto, ela jamais tomará o lugar do preceito fundamental da verdade.

Com a proximidade de um processo eleitoral, oportunidade em que a socidade brasileira novamente vai se dirigir às urnas nos mais de cinco mil municípios que formam o país, se faz absolutamente necessário o resgate do conceito de verdade. É fato que a verdade de um determinado indivíduo pode não ser efetivamente a mesma de um outro indivíduo. Mas o conceito universal, o básico, nos remete ao trabalho de uma verdade única e inquestionável: a preservação da nossa democracia, que não pode ser violada através de mentiras para favorecer grupos A, B ou C.

Em diversas cidades do Brasil, parece que a disputa pelas prefeituras e câmaras municipais já começou, e sem qualquer limite. Mentiras, boatarias em grupos de WhatsApp e em todas as redes sociais, denotam um verdadeiro assassinato de reputações entre adversários políticos, evidenciando que os problemas de suas cidades estão muito abaixo. Prevalecem interesses escusos e desproporcionais com a realidade local.

As baixarias de plantão, características marcantes dos pleitos eleitorais, possuem como pano de fundo diversas fake news, que compartilhadas inúmeras vezes, acabam sendo tomadas como verdades. Mas seja na política ou fora dela, a sociedade precisa crescer e evoluir. A tecnologia avançou e segue em expansão. Mas a ausência de uma análise aprofundada para separar a mentira da verdade, parece ser um desafio latente. Nem toda a inteligência artificial do universo é capaz de explicar este fato, que pode definir os rumos de uma nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.