Por:

Jornalismo é algo muito sério

Quando um jovem, recém formado no ensino médio, escolhe um curso de graduação para fazer, ele tem que estar ciente das responsabilidades que estarão por vir a partir desta escolha. Como em toda outra profissão, no jornalismo isso não é diferentes, aliás, tudo que envolve nosso trabalho tem que ser tratado com a máxima responsabilidade e ética.

Claro, erros acontecem em qualquer local de trabalho e precisam ser evitados. Mas sabem aquela velha expressão: há erros e erros? Isso vale e muito para o jornalismo. Uma coisa é errar o sobrenome de uma pessoa, outra é noticiar a morte sem que ela de fato tenha acontecido. Algo grave e que acaba acontecendo em algumas redações.

Com essa era das redes sociais dominando tudo, as fake news estão espalhadas e acabam sendo disseminadas de forma rápida. Agora, isso acontecer com a imprensa já é algo muito preocupante. O caso mais recente foi de um conhecido veículo de comunicação que noticiou a morte do apresentador Faustão. Em poucos minutos, a informação chegou ao público e aquilo não passava de um erro, aliás, um erro gravíssimo e a publicação foi apagada. Um dos principais nomes da televisão brasileira está vivo e, mesmo em recuperação, teve que desmentir a tal fake news. Outro caso também aconteceu com o Pelé. Antes mesmo de sua morte, veículos e perfis nas redes noticiaram sem a devida apuração.

Olha a que ponto chegamos com a falta de responsabilidade de algumas pessoas que se dizem profissionais e batem no peito afirmando serem jornalistas. A partir do nosso diploma, com a conclusão do curso, temos o dever de saber o quão importante é essa nossa profissão. A informação, correta e precisa, precisa de nós para chegar a outras pessoas. Olha o tamanho da importância de ser de fato um jornalista. O furo jornalístico existe e é como se fosse um prêmio para a nossa classe, porém, ele deve ser feito de maneira totalmente checada e responsável.

Um aviso a alguns: se um médico errar, ele sabe que aquilo pode ser fatal. Se um jornalista cometer um erro sério, isso pode também acabar com a vida de uma pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.