Por: José Aparecido Miguel (*)

Em crise, gigantes do varejo fecham mais de 750 lojas

1- MORAES DÁ 48 HORAS PARA BOLSONARO explicar hospedagem em embaixada. Defesa do ex-presidente foi intimada a esclarecer a permanência do ex-presidente na missão diplomática da Hungria após operação da PF. Por Matheus Teixeira. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 48 horas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar por que se hospedou por dois dias na Embaixada da Hungria entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias após ter passaporte retido pela Polícia Federal. A informação foi apurada pela Folha e confirmada pelo advogado Fabio Wajngarten, que integra a equipe de defesa de Bolsonaro. Moraes é relator dos inquéritos do Supremo Tribunal Federal que miram o ex-presidente e seus aliados. A informação da estadia de Bolsonaro na embaixada estrangeira foi revelada pelo jornal The New York Times. (...) (Folha de S. Paulo) Embaixador repete versão de Bolsonaro e incomoda Itamaraty, dizem fontes. Halmai foi chamado segunda-feira (25) pela secretária de Europa e América do Norte, Maria Luísa Escorel. A explicação incomodou o Ministério das Relações Exteriores. Maria Luísa Escorel teria deixado claro durante o encontro que conversas sobre as relações entre os dois países devem ser realizadas com integrantes do atual governo. (...) (CNN Brasil)

2-QUEM PAGOU FIANÇA DE DANIEL - Saiba quem pagou a fiança milionária de Daniel Alves. De acordo com um jornalista, um ex-jogador do Barcelona foi quem desembolsou o valor de 1 milhão de euros para ajudar o ex-colega de clube. Por Fábia Oliveira. Segundo o jornalista catari Mabkhout Al Marri, quem desembolsou o valor considerável foi o meia holandês Memphis Depay. Os dois jogaram juntos no Barcelona em 2021 e, desde então, estreitaram os laços de amizade. Memphis Depay também já ajudou outros amigos com problemas na Justiça. (...) (Metrópoles)

3-MULHERES DE ROBINHO E DANIEL ALVES. Mulher de Robinho está com ele há 25 anos e a de Daniel Alves deleta redes: quem são Vivian Guglielmetti e Joana Sanz. Ex-jogadores presos por estupro tiveram apoio das esposas durante investigação e processo. As prisões de Daniel Alves e Robinho, condenados por estupro, levaram aos holofotes e à opinião pública suas companheiras, Joana Sanz e Vivian Guglielmetti, respectivamente mulheres dos ex-jogadores. Ambas permaneceram ao lado deles durante as investigações e os processos que os levaram à cadeia. A mulher de Robinho está com ele há 25 anos, e Joana Sanz casou com o baiano em 2017. Vivian e Robinho se conheceram quando os dois tinham apenas 15 anos e começaram a namorar. Na noite do estupro coletivo, Vivian estava com Robinho na casa noturna, mas se sentiu mal e foi antes para casa, deixando o marido na companhia dos amigos. Já Joana Sanz chegou a pedir o divórcio no passado e a mostrar as caixas de mudança da casa que dividia com Daniel Alves. No decorrer do processo contra o ex-jogador, porém, ela voltou atrás. (...) (Extra)

4-DELEGADO PRESO por morte de Marielle sabia de crime e fez uma exigência para acobertar mandantes. Chefe da Polícia Civil foi engrenagem essencial para obstruir investigações e assegurar que mandantes não fossem presos. Por Marcos Guedes. O delegado Rivaldo Barbosa, ex-Diretor da Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, preso na manhã de domingo (24) pelo envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco, atuou para atrapalhar investigações e exigiu que o "assassinato não acontecesse no trajeto de deslocamento ou para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro", segundo documento. De acordo com a decisão que também pediu a prisão dos irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão, o delegado foi engrenagem essencial para o plano executado em 14 de março de 2018, que resultou na morte da vereadora e do motorista Anderson Gomes. Além de supostamente ter recebido dinheiro por participar do plano que terminou com a morte da vereadora, Barbosa teria visado ganhos políticos para aceitar atuar na manipulação das investigações sobre o crime. Em 2017, os irmãos Brazão estavam insatisfeitos com a atuação de Marielle Franco na Câmara de Vereadores, que pedia para a população não comprar lotes em áreas de milícia. Os Brazão, segundo a polícia, atuam em diversas atividades criminosas, entre as quais atividades com milícias e 'grilagem' de terras na área de Oswaldo Cruz, Zona Norte da capital do Rio de Janeiro, reduto eleitoral da família. (...) (CNN Brasil)

5-BRASIL OBSERVA MADURO - Brasil observa situação na Venezuela, mas não assina pedido para que opositores possam concorrer. María Corina Machado, principal opositora de Nicolás Maduro, e outra aliada não conseguiram se inscrever para disputar eleições. Por Luciana Taddeo. (...) (CNN Brasil)

6-FECHAMENTO DE LOJAS - Em crise, gigantes do varejo fecham mais de 750 lojas. O setor varejista penou com pandemia, inflação, queda de renda e inadimplência. Para se segurar, o segmento passa por pesada desidratação. Por Carlos Rydlewski. O grupo espanhol Dia lidera com folga a lista das empresas do varejo que anunciaram grandes fechamentos de lojas no país. Na semana passada, a rede informou que encerrará a atividade de 343 supermercados e três centros de distribuição (CDs) no Brasil. O número equivale ao dobro dos 159 pontos de venda fechados pela Americanas, que vive uma crise profunda desde janeiro de 2023. Além das duas empresas, outros gigantes do varejo nacional também promoveram - ou informaram que vão promover - uma forte redução de suas estruturas físicas. A lista inclui, por exemplo, o Carrefour (123 estabelecimentos), a Lojas Marisa (89) e a Casas Bahia (38, até o terceiro trimestre de 2023). A lista dos maiores fechamentos de lojas no país - Rede Dia - 343, Americanas - 159, Carrefour - 123, Marisa - 89, Casas Bahia - 38. Na opinião de Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), no caso dos supermercados, um entrave comum para o bom resultado positivo das redes tradicionais foi o crescimento do atacarejo. Avanço do atacarejo. De acordo com um relatório do BTG Pactual, divulgado em fevereiro deste ano, esse misto de atacado com varejo num só ponto de venda aumentou a penetração entre os consumidores brasileiros de 62% para 73% entre 2019 e 2023. Hoje, ele alcança cerca de três quartos dos domicílios. (...) (Metrópoles)

7-JULIAN ASSANGE tem recurso parcialmente aceito em tribunal de Londres, que adia decisão sobre extradição aos EUA. Fundador do WikiLeaks pode ser condenado a pena de até 175 anos de prisão caso seja mandado aos EUA. Assange é acusado de vazar 700 mil documentos confidenciais desde 2010 sobre as atividades militares e diplomáticas americanas, principalmente no Iraque e Afeganistão. (...) (g1)

8-CRISE PROFUNDA NA BOEING: CEO (Executivo) anuncia saída em meio a problemas no ar e nos negócios. AFP - A fabricante de aviões norte-americana Boeing, em crise após apresentar vários problemas de segurança nos seus aparelhos, anunciou segunda-feira (25) a saída no final do ano do seu CEO Dave Calhoun, assim como de outros executivos. No mês passado, as autoridades dos Estados Unidos deram à Boeing um prazo de 90 dias para apresentar um plano de controle de qualidade. (...) (UOL)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.