Por: José Aparecido Miguel (*)

Celeiro do mundo - O Brasil lidera as exportações globais de pelo menos sete alimentos

1-TRAGÉDIA DAS CHUVAS: com 20 mortes, RJ e ES seguem em alerta vermelho. Uma embarcação que levava sete pessoas, sendo dois tripulantes e cinco passageiros, naufragou na madrugada deste sábado (23), em Angra dos Reis (RJ). As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo e Rio de Janeiro, no fim de semana, deixaram, ao menos 20 mortos, até agora. Por Maria Eduarda Portela. (...) (Metrópoles) Embarcação naufraga com 7 pessoas no litoral do RJ (em Angra dos Reis) ; homem está desaparecido. (...) (UOL)

2-MARIELLE - PF PRENDE TRÊS SUSPEITOS de mandar matar Marielle Franco. Operação da Procuradoria Geral da República, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal prendeu domingo, 24, três suspeitos de serem mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Também há 12 mandados de busca e apreensão, todos no Rio de Janeiro. Foram presos Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio de Janeiro, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio. Os três foram delatados pelo ex-policial militar Ronnie Lessa, que está preso desde 2019 sob a acusação de ser um dos executores do crime. (...) (Veja)

3-MICHELLE RECEBE NÃO! Michelle Bolsonaro não poderá ser homenageada com entrega do título de cidadã paulistana no Theatro Municipal, decide Justiça de SP. Tribunal acatou um recurso protocolado pela deputada Erika Hilton (PSOL) e derrubou a autorização para o evento no local, expedida na semana passada. Por Getúlio Xavier. (...) (Carta Capital)

4-CASAL BOLSONARO PROCESSA LULA, pede indenização de R$ 20 mil e retratação sobre móveis do Alvorada. Jair e Michelle Bolsonaro entraram na Justiça cobrando pedido de desculpas público do atual presidente por tê-los acusado do 'sumiço' dos móveis do Palácio do Alvorada, encontrados no próprio imóvel; Palácio do Planalto não respondeu. Por Karina Ferreira. (...) (O Estado de S. Paulo)

5-ATOS ESVAZIADOS - Grupos pró-Lula fazem atos esvaziados no Brasil e no exterior após manifestação de Bolsonaro em SP. Governo tentou se dissociar da organização, mas PT convocou filiados e apoiadores para o que chamou de Dia de Mobilização Nacional de Luta pela Democracia. Por Vinícius Valfré e Karina Ferreira. (...) (O Estado de S. Paulo)

6-CID, OS GOLPES E O GOVERNO LULA. O governo precisa administrar bem o país, e não ficar olhando ponteiro de pesquisa, e assim marcar diferença com o mandato que usou a máquina apenas para preparar um golpe. Por Míriam Leitão. Quando o tenente-coronel Mauro Cid chegou para depor na sexta-feira, às 13 horas, diante do juiz auxiliar de Alexandre de Moraes, a Polícia Federal já havia representado contra ele junto ao próprio STF. A colaboração premiada é um caminho para a prova. Não é a prova em si. Mas existem indícios fortes que corroboram tudo o que já se sabe que ele teria dito. Sobre as vacinas, há provas de adulteração de um site público para emitir documento fraudulento. Sobre o inquérito das joias, há provas materiais. Sobre o terceiro processo, o da tentativa do golpe de Estado, há farta documentação. É um péssimo momento para Bolsonaro e seus companheiros do projeto autoritário. (...) (O Globo)

7-"EU COMI A MINA, fez chupeta", disse Robinho sobre a vítima de estupro. Em áudios gravados durante a investigação do crime, o jogador confessou que teve relações sexuais com a mulher albanesa. Por Fábia Oliveira. Robinho ainda pontuou sobre outra acusação de agressão sexual que respondeu em 2009, na Inglaterra, demonstrando medo da denúncia atual: "Se essa porra sair na imprensa, já era Copa, já era casamento. De novo acusado de estupro. Aí nego vai falar um monte de merda, foder minha imagem, de novo essa merda". (...) (Metrópoles)

8-CELEIRO DO MUNDO - De acordo com o relatório distribuído a clientes da BTG Pactual, o Brasil é o "celeiro do planeta". Com isso, o país, atualmente, lidera as exportações globais de pelo menos sete alimentos. Com pouco mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil, atualmente, produz alimentos suficientes para as necessidades calóricas de aproximadamente 900 milhões de pessoas. Isso equivale a 11% da população global. A produção de grãos subiu de 47 milhões de toneladas em 1977 para as 312 milhões de toneladas atuais. A produtividade agrícola aumentou 58% desde o ano 2000 — no mesmo período o crescimento foi de 37% nos países emergentes e de 32% nas economias avançadas. 32% nas economias avançadas. Conforme o levantamento do banco, apenas 8% do território brasileiro é ocupado por cultivos - a proporção é de 14% na Argentina, 18% nos Estados Unidos e na China, 58% na França, 61% na Índia. Nobel brasileiro? "As pastagens brasileiras ainda são pobres em termos de qualidade e produtividade", afirma o relatório. O documento estima que 40% dos 73 milhões de hectares usados para a criação de gado estão "moderadamente ou severamente degradados. degradados. Por isso, podem ser convertidos em plantações e aumentar ainda mais a área cultivada. Segundo o departamento de agricultura estadunidense, o USDA, com a produção beirando a 156 milhões de toneladas de soja, o Brasil lidera as exportações desse tipo de grão. O Brasil se tornou em 2023 o maior exportador mundial de milho, ultrapassando os Estado Unidos. Responsável por 27% de todo milho comercializado internacionalmente, o país também desempenha um papel crucial no mercado global de grãos. O Brasil lidera o ranking de maior produtor de café do mundo: 36,8% do café mundial é produzido aqui no nosso país. O Brasil exporta de 35 a 38% do comércio global de açúcar, um volume bem acima do consumo doméstico. O açúcar desempenha um papel crucial na indústria alimentar, presente em aproximadamente 80% dos alimentos processados e numa impressionante variedade de mais de 100 mil diferentes produtos. A fabricação de açúcar do maior produtor e exportador global em 2023/24 foi estimada em recorde de 42,7 milhões de toneladas, ante 40,4 milhões na previsão inicial e 37 milhões no ciclo anterior, segundo a consultoria JOB economia. Em 2024, a projeção é que as exportações globais de carne bovina cheguem a 11,9 milhões de toneladas, com crescimento de 1%. O Brasil manterá a liderança global das exportações de carne bovina em 2024. Os frigoríficos brasileiros devem embarcar 2,85 milhões de toneladas da proteína bovina, 100 mil toneladas a mais que o exportado no ano passado. As exportações de carne de frango do Brasil, maior exportador mundial, encerraram 2023 com recordes de 5,138 milhões de toneladas, alta de 6,6% em relação a 2022. O Brasil lidera o mercado sendo o maior produtor também de laranja e maior exportador do suco da fruta, que é uma commodity, representando 75% do mercado global do produto. (...) (Terra)

9-ARRECADAÇÃO QUE SURPREENDE - Bloqueio no Orçamento abaixo do esperado é resultado de arrecadação que surpreende, diz Tebet. Ministra do Planejamento afirma que mercado esperava contenção dez vezes maior que os R$ 2,9 bilhões anunciados. Por Renata Souza e Gabriel Bosada. Segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, havia avaliação entre especialistas de um bloqueio até dez vezes maior do que o anunciado pelas pastas da Fazenda e do Planejamento. (...) (CNN Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.