Por: José Aparecido Miguel (*)

Casal e bebê mortos: mãe tentou proteger bebê de tiros no Rio

1-POLÍCIA FEDERAL INDICIA BOLSONARO, Cid e deputado por falsificação de certificado vacinal. Investigadores apontam associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público. Por Daniela Lima, apresentadora do Conexão GloboNews. A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas de Covid-19. Segundo o blog apurou, o tenente-coronel Mauro Cid e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) também constam da lista de indiciados. (...) (g1)

2-GENERAL BRAGA NETTO NA MIRA - Mauro Cid diz que Braga Netto mandou pedir dinheiro ao PL para financiar kids pretos. Por Malu Gaspar. Ex-ministro da Defesa, Braga Netto é apontado pela Polícia Federal como central na trama golpista no entorno do então presidente Jair Bolsonaro. (...) (O Globo)

3-LULA, A VOZ FORTE DO ANTIFASCISMO. Por Tarso Genro. Naquela sexta-feira de democracia em Porto Alegre, por ironia na casa dos empresários mais bolsonaristas do nosso Estado, Lula venceu e comoveu. Para situar onde penso que nos encontramos nos dias que correm, lembro textos de José Luís Fióri ("Desajuste Global e Modernização Conservadora", com Maria Conceição Tavares, Paz e Terra, 1993, pg. 128, 129) As classes dominantes brasileiras, já desistentes de um projeto nacional se jogaram nas mãos do batismo global definitivo e assim promoveram a simbiose dos anões morais: os "ceos," sem pátria e sem fascínio, geraram uma dinâmica política que foi interrompida pela difícil vitória de Lula, contra todo o esquema de poder global, político e midiático, do rentismo insaciável. da Federação. Lula destacou que só a força da democracia, expressa nas instituições formais da República e o reforço do pensamento democrático na sociedade civil, pode afastar o perigo fascista. Lula deu uma aula de institucionalidade democrática e centrou a sua fala no perigo que significa a hidra do fascismo, que tem mil cabeças de fogo e milhões de lâminas mortais escondidas nas suas unhas traiçoeiras. A Humanidade arde e sofre com os esgares rançosos da ideologia do terror nazifascista. Lula já lamentara, no encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe, que o mundo gaste 2,2 trilhões de dólares em armas por ano, dados que apenas ilustram as grandes políticas de Estado. de caráter necrófilo, que colecionam consciências de sociopatas em todo o mundo, inclinadas para o fascismo e o neonazismo. Lula, depois de Mandela, é o último grande quadro político contemporâneo, cuja voz tem amplitude mundial em defesa da doutrina da paz, que só poderá vingar de forma universal com a derrota do etos fascista que assola o Planeta e já tomou conta do Governo de Israel. (Tarso Genro foi governador do Estado do Rio Grande do Sul.) (...) (sul21)

4-FALHA EM CHAVES PIX - Banco Central relata falha de segurança envolvendo chaves Pix; dados sensíveis não foram expostos. Informações são de natureza cadastral e não permitem movimentação de recursos nem acesso às contas, segundo o Banco Central. Por Sandra Manfrini. (...) (O Estado de S. Paulo)

5-"SHOPPINGS ZUMBIS": Centros comerciais são abandonados nos EUA e parecem cenário de filmes. A lista de shoppings abandonados nos EUA cresce a cada ano, devido à tendência das compras online. Atualmente existem 700 shoppings. A previsão é que em 2030 haja apenas 150, segundo estimativas imobiliárias do país. (...) (UOL)

6-GRUPO DIA FECHA 22 lojas em Campinas. Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país. O processo no país incluiu o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição. Em nota, o grupo informou que irá continuar operando 244 lojas, em São Paulo. (...) (CBN Campinas)

7-CASAL E BEBÊ MORTOS: mãe tentou proteger bebê de tiros no Rio. Casal e bebê, de apenas 7 meses, foram mortos a tiros dentro de um carro em Niterói. Polícia investiga a motivação do crime. Por Laura Braga. No caso do casal e do bebê mortos a tiros em Niterói, no Rio de Janeiro, a técnica de enfermagem Rayssa Santos, mãe do menino de apenas 7 meses, tentou proteger a criança dos disparos durante um ataque no carro onde estavam, segundo testemunhas. O bebê, que foi atingido na cabeça e teve uma fratura na perna, chegou levado por moradores para o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho (Getulinho). Diante da complexidade do quadro, médicos decidiram transferi-lo para o Hospital Estadual Alberto Torres, onde passou por cirurgia, mas não resistiu. Os pais da criança morreram na hora. O ataque aconteceu dia 17. A delegacia que investiga o caso, apura se um empréstimo de R$ 5 mil teria motivado o crime. (...) (Metrópoles)

8-MORTALIDADE INFANTIL atinge recorde de baixa de 4,9 milhões em 2022. Em relatório, ONU celebra queda mas alerta que desafios persistem; embora países como Camboja e Ruanda tenham reduzido em mais de 75%, milhões ainda morrem por causas evitáveis; desigualdades regionais e desafios socioeconômicos são destacados, exigindo investimentos em saúde e melhoria na qualidade dos serviços. Os dados do Grupo Interagência da ONU para Estimativa da Mortalidade Infantil mostram uma queda de 51% na taxa global desde 2000. (...) (ONU News)

9-SEMANA DE 4 DIAS - Senadores americanos defendem semana de 4 dias úteis, sem nenhuma diminuição no salário. Os dois lados… Quem é contra: A novidade causaria mais trabalho em menos tempo, que a iniciativa poderia quebrar alguns setores e que não há estudos de longo prazo sobre o tema. Quem é a favor: Dezenas de empresas britânicas testaram o modelo de 4 dias, gostaram do que viram e aprovaram a nova jornada para os funcionários. E por aqui? 22 empresas brasileiras estão participando de um teste para, no final, decidirem se vão continuar com só 4 dias ou não. (...) (The News)

10-GAZA E A FOME - Gaza: Cerca de 1,1 milhão de pessoas podem enfrentar nível mais severo de fome até maio. Trabalhadores humanitários alertam para crise e relatórios indicam aumento da insegurança alimentar; secretário-geral da ONU, António Guterres, apela por um cessar-fogo imediato e acesso humanitário total; operação em Rafah e nova invasão no hospital Al-Shifa preocupa OMS-Organização Mundial de Saúde. Os dados do relatório de Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar, IPC, indicam que "toda a população" de Gaza, cerca de 2,3 milhões de pessoas, está enfrentando altos níveis de insegurança alimentar "aguda". (...) (ONU News)

11-"CARNIFICINA NUCLEAR" - ONU apresenta seis ações para impedir nova "carnificina nuclear". Em reunião convocada pelo Japão no Conselho de Segurança, secretário-geral pede liderança de Estados detentores de armas nucleares para reestabelecer o diálogo e acabar com ameaças; ele afirmou que Estados Unidos e Rússia devem encontrar um caminho de regresso à mesa de negociações. António Guterres lembrou que a nação asiática "conhece melhor do que qualquer país do mundo o custo brutal da carnificina nuclear". (...) (ONU News)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.