Por: José Aparecido Miguel (*)

Curso de tiro, câmera e pen-drive para mensagem: PF aponta 'preparativos' de ato terrorista por recrutado do Hezbollah

1-BOLSONARO, "COVARDE" - Lula critica Bolsonaro e diz que o país correu risco de ter um golpe. Após vir a público os depoimentos dos militares das Forças Armadas do núcleo duro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a tentativa de um golpe de Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, segunda-feira (18), na abertura da reunião ministerial, que quem antes "tinha dúvida" que houve uma tentativa de ruptura do Estado democrático de direito no Brasil, "agora pode ter certeza". (...) (O Tempo) Lula critica Milei e Bolsonaro, vê política "tomada pelo ódio" e democracia sob risco. Por Fábio Matos. (...) (InfoMoney) O pedido de anistia aos golpistas presos pelo 8 de Janeiro feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ironizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Terça-feira (27/2), no programa É Notícia, da RedeTV!, o petista afastou a hipótese de o Executivo tomar a iniciativa de uma medida que venha beneficiar os bolsonaristas presos e chamou o adversário de "covarde". (Youtube/Metrópoles)

2-'PREPARATIVOS'. CURSO DE TIRO, câmera e pen-drive para mensagem: PF aponta 'preparativos' de ato terrorista por recrutado do Hezbollah. Polícia obteve ainda áudios em que o suspeito diz a um interlocutor que ele estava preparado para 'a missão'. Por Eduardo Gonçalves. Em relatório obtido pelo Globo, a PF elenca uma série de mensagens, imagens e histórico de pesquisas na internet para concluir que Lucas Passos Lima "encontrava-se na execução de atos preparatórios de terrorismo". Ele é o único alvo que continua preso em decorrência da Operação Trapiche, deflagrada em novembro de 2023. Lima é réu desde fevereiro por atos preparatórios de terrorismo e organização criminosa. Procurada, a defesa dele disse que a acusação de envolvimento com terrorismo é "temerária e descabida" e que a manutenção da prisão é "desproporcional". (...) (O Globo)

3-DEPUTADO PRATICA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - O Fantástico falou domingo (17) sobre a acusação de violência doméstica contra o deputado federal Carlos Alberto da Cunha (PP-SP) - o "Delegado da Cunha", réu por agredir a ex-companheira Betina Grusiecki, no ano passado. Em vídeo inédito, gravado por Betina, é possível ouvir os insultos e ameaças do deputado. Betina disse à Justiça que Da Cunha bateu a cabeça dela na parede e tentou sufocá-la. Carlos Alberto da Cunha, de 46 anos, virou réu em outubro do ano passado numa ação por violência contra Betina Grusiecki, de 28 anos. Segundo o Ministério Público, ele ameaçou e agrediu a ex, e lhe causou danos materiais. (...) (O Globo)

4-ESPANTANDO LADRÃO NO GRITO - "Atira, mata ele": homem espanta ladrão no grito e evita roubo. Ao gritar, vítima deu ao assaltante a impressão de que havia alguém armado no local; assustado, suspeito abandonou moto e fugiu correndo. Por Renan Porto. Um homem conseguiu assustar um assaltante no grito e evitar que sua moto fosse roubada no Tatuapé, zona leste de São Paulo, na noite deste domingo (17/3). Quando já havia sido rendido pelo criminoso, o proprietário teria gritado "atira, atira", dando a impressão aos ladrões de que havia alguém armado no local. O bandido se assustou, acabou largando o veículo e saiu correndo. (...) (Metrópoles)

5-CASO DANIEL: entenda como será o julgamento dos sete acusados de matar o jogador. Júri ocorre mais de 5 anos depois do crime. Jogador foi encontrado morto em outubro de 2018, em São José dos Pinhais. Ele estava parcialmente degolado e com o órgão genital cortado, segundo polícia. Por Mariah Colombo. O júri popular dos sete acusados de envolvimentos na morte do jogador de futebol Daniel Corrêa Freitas começa segunda-feira (18), no Fórum de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O crime aconteceu após Daniel participar da festa de aniversário de Allana Brittes, filha do empresário Edison Luiz Brittes Júnior, de 38 anos. O empresário confessou à polícia ter assassinado o jogador. Sete pessoas são acusadas de envolvimento no crime. O que diz Edison Brittes Júnior? Elias Mattar Assad, advogado do acusado, disse que Edison apenas reagiu, se referindo a acusação de que Daniel Corrêa Freitas tentou abusar sexualmente de Cristiana Brittes - esposa do acusado. Família de Daniel. Nilton Ribeiro, advogado que representa a família da vítima, afirmou que as provas para um dos acusados (Edison Brittes Júnior) são robustas. (...) (g1)

6-QUALIDADE DA EDUCAÇÃO - Progressão continuada prejudica a qualidade da educação no Brasil? Por Letícia Mori. As duas filhas do consultor Fábio Olmos, de 7 e 9 anos, estudam na escola municipal na Vila Matilde, na Zona Leste de São Paulo, que o pai considera de ótima qualidade: tem bons professores, bom diálogo com os pais, boa estrutura e é referência no bairro. Sua filha mais nova, no entanto, ainda não adquiriu as habilidades de leitura e escrita esperadas para sua idade, e Olmos gostaria que ela repetisse o segundo ano do ensino fundamental por causa disso. Mas, como a rede pública da cidade usa a chamada progressão continuada — em que os alunos recebem aulas de reforço mas não repetem o ano — não existe essa possibilidade. Fábio não gosta desse sistema. "É minha única reclamação. Não adianta ela passar de ano e ter dificuldade de escrever. Ela pode não conseguir se recuperar", diz ele. "Como ela vai avançar e estudar, por exemplo, inglês, se ainda tem dificuldade em escrever no próprio idioma?" A progressão continuada foi adotada no Brasil a partir da criação da Lei de Diretrizes e Bases (LBD) para a educação, em 1996. (...) (BBC News Brasil)

7-ELOGIO DE TRUMP A HITLER - Ex-assessor de Trump diz que tentou convencê-lo de não elogiar o ditador nazista Adolf Hitler. Republicano teria dito que Hitler 'fez algumas coisas boas' e foi repreendido por general; porta-voz de Trump diz que ex-assessor precisa 'procurar ajuda profissional, porque seu ódio está consumindo sua vida vazia', disse. (...) (O Estado de S. Paulo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.