Por: Redação

A irresponsável e tóxica vida virtual

Analisando o tempo da vida humana desde que convivemos em sociedade, é fácil constatar que as redes sociais são uma ferramenta extremante nova e desconhecida. Cientistas sociais, filósofos modernos e sociólogos dizem que ainda não sabemos lidar com as redes e nem com os impactos que elas causam no cotidiano.

Teorias e estudos á parte, é fácil constatar o quão tóxico e irresponsável é o ambiente virtual, pessoas acusam as outras de crimes terríveis como se não fosse nada.

Pessoas discutem e juram ódio às outras por pura discordância de opinião. E se engana quem pensa que é a política a única responsável por esse ambiente hostil. Há brigas terríveis no ambiente virtual pelos mais variados motivos.

Desde motivos políticos, passando por futebol, Big Brother Brasil, artistas preferidos, questões filosóficas...

E o que chama mais atenção é a vontade dos brigões virtuais em introduzirem questões sociais, como raça, gênero, sexualidade e regionalidade em todas as suas confusões.

Na maioria dos casos, o assunto em questão nada tem a ver com os seríssimos assuntos listados. São apenas discordâncias de opiniões ou simples questões de preferência, mas no mundo virtual a regra é introduzir uma pauta social séria, e reduzi-la a um problema banal.

Pior ainda, a cartilha de muitas dessas brigas virtuais obriga os "oponentes" a acusarem uns aos outros dos mais horríveis crimes, como racismo, machismo, homofobia...

Além de irresponsável, usar pautas sérias e importantíssimas em discussões fúteis, desrespeita a luta de tanta gente que, de fato, se importa com essas questões.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.