Por: José Aparecido Miguel (*)

Aumento de 4,05% no Rio é o primeiro este ano entre as grandes distribuidoras de energia elétrica

1-ENCONTROS GOLPISTAS - À PF, Cid dá informações de ao menos 5 encontros golpistas de Bolsonaro e militares. Por Bela Megale. Em seu depoimento de mais de oito horas, o tenente-coronel Mauro Cid deu informações sobre todas as reuniões mapeadas pela Polícia Federal nas quais se discutiu um plano de golpe de Estado. O ex-ajudante de ordens da Presidência confirmou a realização de ao menos cinco reuniões que envolveram diretamente Jair Bolsonaro, integrantes de seu governo e militares. Entre as reuniões golpistas confirmadas por Cid, conforme relatos de integrantes da PF, está aquela na qual o ex-assessor especial da Presidência Filipe Martins, acompanhado do advogado Amauri Feres Saad, apresentou a Bolsonaro uma minuta com proposta de um decreto de golpe de Estado. (...) (O Globo)

2-MEIO GETULISTA - Samuel Pessôa: 'Lula é intervencionista na economia, meio getulista'.Na avaliação do pesquisador do Ibre/FGV, presidente vive uma situação de autoengano, o que o leva a repetir políticas equivocadas de maior intervenção do Estado na economia. Por Luiz Guilherme Gerbelli. (...) (O Estado de S. Paulo)

3-NO CONTROLE DE MUNICÕES? TCU vê falhas após Exército pôr acionista da Taurus para controlar munições. Por Carla Araújo e Natália Portinari. O TCU (Tribunal de Contas da União) apontou fragilidades e potencial conflito de interesses no sistema de controle de venda de munições no Brasil, administrado por uma companhia privada que atua no setor, a CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). A conclusão consta em um relatório que apontou falhas na fiscalização da venda de armas pelo Exército. A empresa é privada e detém, na prática, o monopólio da fabricação do produto no Brasil. O TCU aponta que não há um "documento de natureza contratual ou regulamentar que estabeleça os direitos e obrigações da empresa ou do Comando do Exército/União" na gestão do Sicovem, o que representa um risco. (...) (UOL)

4-MORAES FOI MONITORADO - Mauro Cid admite à PF que Moraes foi monitorado e esclarece como ocorreu. Deslocamentos do ministro do STF foram acompanhados por integrantes do governo Bolsonaro. Por Paolla Serra. Ao prestar depoimensto pela quarta vez à Polícia Federal, o tenente-coronel Mauro Cid confirmou a realização do monitoramento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi revelada durante as investigações sobre uma suposta trama em que integrantes do governo Jair Bolsonaro (PL) teriam acompanhado o itinerário, o deslocamento e a localização do magistrado com o objetivo de capturá-lo e detê-lo após a assinatura de um decreto de golpe de Estado. (...) (O Globo)

5-CÂNCER DE PÊNIS: a doença existe - e pode mutilar! Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) faz alerta sobre o problema, que resultou na amputação do órgão de mais de 6 mil brasileiros nos últimos 10 anos. Por Luiz Otávio Torres. Cirurgia: amputação parcial ou total do pênis é o tratamento quando a doença progride. O Brasil está entre os países com maior incidência de câncer de pênis, só perdendo para algumas nações da África subsaariana. (...) (Veja)

6-QUEDA DE MORTALIDADE INFANTIL - Em 20 anos, mortalidade infantil cai 60% no Brasil e 51% no mundo. No país, taxa caiu de 35 mortes para cada mil crianças para 14, segundo a ONU. Por Jamil Chade. O número de crianças que morreram antes de completar cinco anos atingiu um mínimo histórico no mundo, caindo para 4,9 milhões em 2022, segundo as estimativas divulgadas hoje pelas Nações Unidas. Mesmo assim, antes de o leitor completar este parágrafo, pelo menos uma criança terá morrido. Os dados apontam que, apesar dos avanços, uma criança morre no mundo a cada seis segundos. O relatório revela que mais crianças estão sobrevivendo hoje, com a taxa global de mortalidade de menores de 5 anos diminuindo em 51% desde 2000. No caso do Brasil, a queda é ainda mais acentuada, de 60%. Há 24 anos, o país somava 35 mortes para cada mil crianças. Em 2022, essa taxa caiu a 14 para cada mil. (...) (UOL)

7-CONTA DE LUZ NO RIO - Aneel inicia com Light reajustes de contas de luz, mas adia decisão sobre repasse de créditos aos consumidores. Aumento de 4,05% no Rio é o primeiro este ano entre as grandes distribuidoras de energia elétrica. Agência deixa para depois devolução de tributos cobrados a mais. Por Victoria Abel e Ana Flávia Pilar. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste anual nas contas de luz dos consumidores atendidos pela Light, distribuidora que fornece eletricidade para a Região Metropolitana no Rio. Os clientes de baixa tensão, como consumidores residenciais, terão aumento de 4,05%. Nessa categoria, estão também consumidores de áreas rurais, comércio, serviços, poder público e iluminação pública. Para os consumidores industriais (de alta tensão) da Light, foi aprovado aumento de 2,45%. Os reajustes entram em vigor na próxima sexta-feira, dia 15. No ano passado, o reajuste médio nas contas de Luz da Light foi de 7,4%. (...) (O Globo)

8-NÃO BASTA KARAOKÊ: carro elétrico na China agora vem com plataforma para drone, cooktop e até massagem. Fabricantes investem em amenidades para fisgar clientes. Há opção até para evitar o silêncio típico dos eletrificados, que provoca náusea de trânsito em alguns, como sons que imitam batidas do coração. Por Bloomberg. (...) (O Globo)

9-'ROUBO' DE AVIÃO abre crise, e Venezuela fecha espaço aéreo para voos da Argentina. Ditadura de Nicolás Maduro retaliou confisco de Boeing da estatal Emtrasur, enviado à Flórida no mês passado depois de ficar quase dois anos retido em aeroporto na Grande Buenos Aires. (...) (O Estado de S. Paulo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.