1-ASSASSINATOS CAEM 4% no Brasil em 2023, mostra Monitor da Violência. Foram 39,5 mil mortes violentas em 2023, contra 41,1 mil em 2022. Índice nacional criado em 2017 pelo g1 em parceria com o FBSP e o NEV-USP chega ao fim após cumprir objetivo de aumentar a transparência na divulgação de dados sobre segurança pública. Por Marina Pinhoni e Gustavo Petró. O levantamento contabiliza as vítimas de homicídios dolosos (incluindo feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Mortes decorrentes de violência policial não entram na conta. A queda é a terceira consecutiva e, novamente, a menor da série histórica (iniciada em 2007) do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), parceiro do g1 no Monitor. A redução foi disseminada: a maioria (21) das unidades da federação registrou menos assassinatos em 2023 do que em 2022. (...) (g1)
2-ERIC CARMEN - Morre, aos 74 anos, o cantor Eric Carmen, do hit All By Myself. Segundo relato da esposa, Amy Carmen, o cantor morreu enquanto dormia, no fim de semana. O falecimento foi confirmado segunda-feira (11/3). Por Mariana Andrade. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada pela família. "Trouxe-lhe grande alegria saber que, por décadas, sua música tocou tantas pessoas e será seu legado duradouro". (...) (Metrópoles)
3-NÚMERO DE FILHOS por brasileira cai 13% em cinco anos. Por Estadão Conteúdo. Conforme pesquisa do IBGE, alta expressiva foi regostrada em uma única faixa etaria, a das com mais de 40 anos. (...) (Gazeta)
4-BMW SE TORNA SURPREENDENTE vencedora nos carros elétricos. Antes considerada retardatária, fabricante alemã de carros de luxo é uma das poucas montadoras estabelecidas que conseguiu competir efetivamente com a Tesla. Por Jack Ewing (The New York Times). (...) (O Estado de S. Paulo)
5-COMBATE À DESINFORMAÇÃO - Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estreia centro de combate à desinformação de olho nas eleições. Novo órgão será comandado pelo presidente da Justiça Eleitoral, Alexandre de Moraes, e também terá a participação do Ministério da Justiça, do Ministério Público Eleitoral, da Anatel e da OAB. Centro de combate à desinformação começa a operar terça-feira, 12, no TSE. Por Robson Bonin. O Radar revela como o TSE vem investindo pesado para defender a democracia e combater a desinformação no processo eleitoral. A Corte dará um passo importante ao colocar para funcionar o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia. O centro será comandado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e será integrado pelo secretário-geral do TSE, Cleso Fonseca, pelo diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, ministro Floriano Azevedo, pela secretária de Comunicação do TSE, Giselly Siqueira, pelo assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, José Fernando Chuy, e dois juízes auxiliares da presidência do TSE. (...) (Veja)
6-CONTRIBUI PARA O ATRASO - O presidente Lula (PT) voltou a subir o tom das críticas contra o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, em entrevista ao SBT Brasil segunda-feira (11). "Na verdade, o que ele está fazendo neste instante é contribuir para o atraso do crescimento econômico deste país. Ele está contribuindo para que o povo fique mais tempo esperando a oportunidade de trabalhar e ganhar um pouco mais de salário", afirmou. (UOL)
7-APOIO DE TORRES PARA O GOLPE - Ex-comandante da Aeronáutica diz que Torres embasava juridicamente Bolsonaro sobre golpe. Informações dadas por Baptista Junior foram abordadas pela PF em novo interrogatório de Mauro Cid. Em depoimento à PF, ex-comandante da Aeronáutica envolveu Anderson Torres no plano de golpe. Por Bela Megale. (...) (O Globo)
8-TARCÍSIO E CAIADO EM ISRAEL - Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foram convidados para visitar Israel na semana que vem. A programação da viagem, segundo apurou a CNN, inclui uma visita ao local onde o Hamas cometeu ataques durante um festival de música eletrônica, em 7 de outubro, além de conversa com sobreviventes à ação terrorista. Por Maria Clara Matos e Douglas Porto. (...) (Metrópoles)
9-QUEDA EM PESQUISA - Aprovação do governo Lula cai e desaprovação aumenta. Levantamento do Paraná Pesquisas comparou dados de fevereiro deste ano com março de 2023. Por Valmar Hupsel Filho. Novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas traz más notícias para a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a sondagem, a aprovação à administração federal diminuiu e sua desaprovação aumentou em fevereiro deste ano, em comparação a março de 2023. De acordo com o levantamento, 48% dos entrevistados disseram que aprovam a administração de Lula em seu terceiro mandato. Em março de 2023 este índice era 54,4%. A redução é de 6,4 pontos percentuais, superior à margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais e para menos. Em sentido inverso, a desaprovação do governo Lula chegou a 47%. São 9,8 pontos porcentuais a mais do que o registrado em março de 2023, quando o índice estava em 38%. Não sabe e não responderam foram 4,1% neste ano e 7,6 em 2023. (...) (Veja) Datafolha: Reprovação de Lula sobe 9 pontos e atinge 34% na cidade de SP. Para 38% gestão petista é considerada ótima ou boa; 28% a avaliam como regular. Por Ana Luiza Albuquerque e Angela Pinho. (...) (Folha de S. Paulo)
10-PIB MAIOR - Itaú sobe projeções para o PIB e vê juros mais altos em 2024. Banco espera um crescimento de 2,0% para os próximos dois anos. Reuters - O Itaú melhorou segunda-feira, 11, suas projeções para o crescimento econômico e o resultado primário do Brasil em 2024 e 2025, mas passou a ver uma dinâmica inflacionária menos benigna e uma taxa Selic mais alta ao final deste ano. Agora, o banco espera que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça 2,0% tanto em 2024 quanto em 2025, ante projeção anterior de 1,8% para cada ano. (...) (CNN Brasil) BTG eleva projeção para PIB (de 1,7% para 2%) e corta de inflação para 2024 (de 3,9% para 3,8%). (...) (Poder360)
11-A UCRÂNIA E O PAPA - Ucrânia convoca embaixador no Vaticano após Papa Francisco sugerir 'bandeira branca' com a Rússia. Alemanha também criticou uso da expressão pelo Sumo Pontífice, afirmando que Kiev se defende de um agressor; Vaticano justifica que declaração não se refere a rendição, mas a cessação de hostilidades. Por O Globo, com agências internacionais. (...) (O Globo
12-EL SALVADOR E HAITI - Por Ivonne Valdés. O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, garantiu que seu governo pode resolver a crise de violência no Haiti. Entretanto, pontuou que seria necessária "uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, o consentimento do país anfitrião e cobrir todas as despesas da missão". (...) (CNN Brasil)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]