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O bom atendimento está fora de moda?

Existe uma máxima no mercado que diz que o "cliente tem sempre razão". Entretanto, nosso setor varejista precisa melhorar sua forma de tratamento e atendimento ao público. Principalmente no Rio de Janeiro.

A Cidade Maravilhosa, tão conhecida pela sua receptividade aos turistas, pelas belezas naturais e pela forma bem-humorada que seus cidadãos levam a vida, já ficou conhecida há tempos como o local em que em muitos estabelecimentos o cliente vai ser mal atendido.

A "piada" que já virou meme nas redes sociais, não tem lá tanta graça quando analisamos o potencial desperdiçado pelo setor varejista, que vai das grandes marcas até os estabelecimentos de bairro.

É claro que não é possível generalizar, há ótimos atendimentos espalhados pela cidade, mas para quem tem o costume de viajar o Brasil, percebe que no Rio há uma falta de cultura empresarial em muitos lugares.

Funcionários que não se esforçam para atender o cliente e se comportam como se o público o estivesse incomodando. Sons absurdamente altos com propagandas que tentam convencer as pessoas a comprarem, literalmente, no grito. Gerentes completamente despreparados, que não conseguem resolver simples problemas e nem atuarem em situações adversas e gestores que não passam para os seus colaboradores uma cultura de identificação com a marca.

Todos esses comportamentos resultam em um arranhão da imagem que, infelizmente, não fica apenas nos bem-humorados memes de redes sociais, mas que afeta a reputação de lojistas, o que acaba refletindo no número de vendas e, consequentemente, no faturamento. Precisamos repensar nossos conceitos.

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