Por:

Lições para todas as gerações

"Respeite os mais velhos". Este é provavelmente um dos primeiros ensinamentos que os pais passam para seus filhos. A cordialidade para quem possui os cabelos brancos é quase uma regra universal.

Isso não quer dizer que os mais velhos estejam sempre certos e que nunca devem ser contestados e até corrigidos em determinadas situações. Longe disso, idade não significa imunidade para errar e passar ileso, mas é sim um fator a mais para se respeitar.

Mas o que tem sido visto todos os dias, seja nas redes sociais ou na vida cotidiana, do lado de fora das telas tecnológicas, é um festival de desrespeito de pessoas mais novas com aqueles que poderiam ser seus pais, mães e até avós...

O motivo em muitos casos é a mera falta de educação de boa parte da população, seja ela jovem ou mais velha. Em outros casos, porém, a justificativa é mais preocupante. Jovens estão usando motivações políticas como argumento para tratar de forma grosseira e até agressiva as pessoas mais velhas e até idosas, em alguns casos.

Este comportamento não pode ser tolerável. Alguns conceitos precisam voltar a ser predominantes em nossa forma de conviver em sociedade.

É possível discordar dos mais velhos, confronta-los com ideias, mas nunca partir para a agressividade, nem física e nem verbal. Nem no "mundo real" e nem no virtual.

O clássico "respeito é bom e eu gosto" precisa voltar a fazer parte da nossa vida como algo natural.

É preocupante ver tantos integrantes da nova geração se comportarem dessa forma, a ponto de naturalizarem comportamentos que não podem ser vistos como aceitáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.