Por: Barros Miranda*

Barros Miranda: Super Terça denifirá Trump contra Biden

Não é previsão, e sim uma constatação. Diante das recentes primárias do Partido Republicano, ao que tudo indica, Nikki Harley vai com sua campanha até a Super Terça, para saber se continua na disputa ou joga a toalha e deixa a legenda se concentrar totalmente em Donald Trump.

A vitória de Trump na Carolina do Norte, onde Harley foi governadora, mostra o quanto o eleitorado republicano está firme para por o ex-presidente de volta à Casa Branca. Até mesmo Ron DeSantis, aquele que muitos apostavam ser o grande desafiante do Trumpismo, entendeu isso e saiu das primárias logo em New Hampshire.

Agora, por que Harley ficará até a Super Terça? A primeira, para tentar ver seu capital político no partido para, quem sabe, ser a indicada de Trump para ser vice, repetindo a façanha de Hillary Clinton e Kamala Harris. A segunda, para porvar a si mesma que é uma grande política. E a terceira, para não desagradar seus eleitores e sair, pelo menos, numa grande batalha, já que 17 estados votam em 3 de março.

Já o lado Democrata está apenas na parte protocolar, pois o candidato deve ser mesmo Joe Biden, em busca da reeleição. Resta saber se com Harris ou haverá uma mudança na vice-presidência, algo considerado muito dificíl.

Ou seja, ao que tudo indica, após o 3 de março, há grande chance de termos já a disputa eleitoral dos EUA antes mesmo das convenções nacionais dos partidos, com Trump contra Biden, novamente.

Porém, um fator pode mudar tudo, pelo lado Republicano: a Suprema Corte decidir que o ex-presidente está enquadrado na 14ª Emenda. Aí o jogo eleitoral muda totalmente e Harley pode ser a aposta dos conservadores. Talvez seja até por isto que ela ainda continue na disputa, mas isso é uma suposição bem remota.

De qualquer forma, 2024 será um ano eleitoral a ser tão baixo quanto 2020, mas, desta vez, com Trump querendo reassumir a Casa Branca e Biden, ficando nela.

*Historiador e jornalista

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.