Por: José Aparecido Miguel (*)

Disputa entre traficantes rivais chega às praias de Copacabana e Leme e afasta banhistas

1-CASOS DE DENGUE NO RIO DE JANEIRO já superam total de 2023. Por Rodrigo Viga Gaier, Reuters - O número de casos de dengue na cidade do Rio de Janeiro em 2024 ultrapassou sexta-feira, em apenas um mês e meio, o total registrado em todo o ano passado, segundo dados da prefeitura, em meio a uma explosão da doença pelo país. A cidade, que se encontra em estado de emergência em saúde devido ao surto de dengue, totalizou 23.373 casos de dengue neste ano até sexta-feira, contra 22.795 ao longo de todo ano passado. Duas mortes por conta da doença foram confirmadas este ano, contra sete no ano passado inteiro. O contágio pela dengue explodiu no Brasil inteiro no começo de 2024, quadruplicando o número de pessoas afetadas em relação ao mesmo período de 2023. (...) (UOL)

2-REMÉDIOS PSIQUIÁTRICOS podem se tornar inimigos da performance sexual. Eles facilitam o aumento da serotonina no organismo, neurotransmissor que inibe a sexualidade. Por Laís Rissato. (...) (O Globo)

3-GOLPE DE BOLSONARO não daria certo sem apoio parlamentar, empresarial e internacional. Por Diogo Schelp. Fica mais e mais evidente que suas chances de sucesso eram reduzidas. O apoio externo a uma ruptura democrática no Brasil estava fora de cogitação. O governo de Joe Biden, dos Estados Unidos, deu sinais de sobra de que se oporia a um golpe. Tampouco haveria a concordância dos vizinhos sul-americanos. Bolsonaro ficaria isolado. Apoio partidário também não existia. Com exceção de um ou outro parlamentar bolsonarista, o centrão e as lideranças do Senado e da Câmara dos Deputados teriam muito a perder com a mudança do status quo. (...) (O Estado de S. Paulo)

4-CATIRI E BANGU - Vídeos mostram madrugada de intenso tiroteio no Catiri e em comunidades da região de Bangu. Ao menos quatro pessoas foram baleadas, das quais duas morreram. Confrontos também em Costa Barros - Na última sexta-feira, a madrugada também foi marcada uma guerra entre grupos criminosos rivais, só que em Costa Barros, na Zona Norte. (...) (O Globo)

5-DISPUTA ENTRE TRAFICANTES rivais chega às praias de Copacabana e Leme e afasta banhistas. Rivalidade entre as facções Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro chega às areias da Zona Sul. Por Giulia Ventura. A rivalidade entre as facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP) emergiu num dos principais cartões-postais do Rio: o trecho da praia entre Copacabana e Leme. Em três dias, do fim de janeiro ao início deste mês, episódios de violência — brigas e espancamentos que estariam relacionados com os grupos criminosos — foram registrados nas redes sociais. A confusão, de acordo com ambulantes, reduziu consideravelmente a circulação de banhistas nas áreas atingidas. (...) (O Globo)

6-'NÃO PERDOAREMOS': Lula é 'persona non grata' em Israel até se retratar, diz chanceler. Além do posicionamento público, o governo de Israel mudou o protocolo para encontros com diplomatas e resolveu fazer a reunião com o embaixador do Brasil em Israel no museu do Holocausto, em Jerusalém. Em entrevista coletiva domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou as mortes de palestinos em Gaza à matança de judeus na Alemanha nazista de Adolf Hitler. Ele criticou tanto Israel quanto o Hamas. (...) (O Globo)

7-'JETON' DE CAPELLI - Ricardo Cappelli mantém 'jeton' de até R$ 19 mil por mês mesmo fora do Ministério da Justiça. Ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça acumula a posição de conselheiro de uma multinacional de gás com a presidência da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, função que lhe rende um salário de R$ 43 mil. Por Vinícius Valfré. Ao Estadão, o ex-secretário-executivo destacou trabalhar "como executivo do setor público há 23 anos" e que tem "larga experiência em gestão". Cappelli sugeriu ainda que o pedido de manifestações sobre a participação dele em um conselho seria um "ataque". "Muito me estranha esse ataque. Será que é porque eu apoio as operações da Polícia Federal contra os golpistas e estou defendendo o plano Nova Indústria Brasil?", afirmou. (...) (O Estado de S. Paulo)

8-ABÍLIO E SUA LÁPIDE - Abílio Diniz: 'Coloca na minha lápide: Eu estou aqui, mas eu vim contra a minha vontade'. Em entrevista recente à CNN, o empresário pediu ainda que tocassem a música O que é? O que é?, de Gonzaguinha, em seu enterro: "viver e não ter a vergonha de ser feliz". Por Roberta Jansen. O empresário Abílio Diniz, que morreu na noite deste domingo, 18, aos 87 anos, contou em uma entrevista recente à emissora CNN que deixou instruções com a família para quando morresse. "Minha mulher disse que não vai fazer porque Deus não ia gostar, mas eu pedi para colocar na minha lápide: 'Eu estou aqui, mas eu vim contra a minha vontade'. Na entrevista, concedida ao jornalista Márcio Gomes, Diniz diz que ama a vida e ama aquilo que faz. Eu já disse para a minha mulher e para os meus filhos. Quando eu morrer, põe a música do Gonzaguinha, 'viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a alegria de ser um eterno aprendiz', que é o que eu sou", afirmou, se referindo à música O que é? O que é?, de Gonzaguinha. (...) (O Estado de S. Paulo)

9-DANIEL ALVES - PLANO DE FUGA - Daniel Alves: detento revela plano de fuga e que protocolo antissuicídio foi ativado pós-julgamento. De acordo com a jornalista Silvia Álamo, do canal de TV espanhol Telecinco, os funcionários da prisão de Brians, onde Daniel Alves está detido desde o ano passado (por ato de violência sexual), estavam cientes da intenção do jogador em escapar do cativeiro. O estado emocional de Daniel Alves logo após o fim do julgamento teria preocupado educadores, funcionários e demais presos, segundo relato dado pelo detento ao jornalista. Conforme afirmou, o lateral foi visto "deprimido e desanimado" nas dependências da prisão de Brians. Por conta disso, a administração prisional precisou acionar um protocolo antissuicídio. (...) (O Estado de S. Paulo)

10-PCC E CV SE INFILTRAM no poder local para capturar contratos milionários das prefeituras. De olho nas eleições de 2024, criminosos buscam novas oportunidades para lucrar e lavar dinheiro do tráfico de drogas. Por Marcelo Godoy, Heitor Mazzoco e Rayanderson Guerra. A ação dos criminosos foi detectada em investigações de São Paulo, Rio, Bahia, e Ceará, entre outros Estados. Há detalhes de influência dos clãs milicianos no Rio de Janeiro de olho nas próximas eleições. (...) (O Estado de S. Paulo)

11-IPTU E IPVA: Projeto de Lei propõe mudança na forma de cálculo de impostos sobre imóveis e veículos. O PLP 85/23 passará pela análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ser submetido ao Plenário. O texto visa estabelecer que a base de cálculo desses impostos seja o valor de mercado do bem, tanto imóvel quanto móvel, em contrapartida ao atual método que considera o valor venal, uma estimativa de preço determinada pelo poder público para a propriedade. De acordo com o proponente do projeto, o deputado José Medeiros (PL-MT), a legislação vigente, ao basear-se no valor venal, permite uma margem excessiva de intervenção por parte das autoridades, resultando em tributos muitas vezes superiores aos valores reais dos bens. (...) (contabeis.com.br)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.