Começou nesta quarta-feira o Campeonato Carioca. Entre os grandes, jogaram Botafogo e também o Flamengo, com as estreias de Vasco e Fluminense marcadas para esta noite.
Com bem menos prestígio, repercussão e importância do que outros tempos, a competição ainda sim atrai o interesse dos torcedores, que conseguem matar a saudade de seus clubes, que não entravam em campo desde dezembro com o fim do Campeonato Brasileiro.
As principais críticas ao Cariocão se dão pelo seu exagerado tamanho, que ocupa quatro meses do calendário do futebol brasileiro, limitando datas e encurtando o descanso dos jogadores na hora das competições que realmente encantam os clubes e os torcedores.
Mesmo assim, com todas essas ressalvas postas à mesa, será interessante acompanhar o Botafogo, que tenta se reerguer com um novo trabalho, após ver o tão sonhado título do Brasileirão escorrer pelas mãos.
Será interessante acompanhar também o Vasco da Gama do treinador Ramón Diaz, que sem o desespero pela briga contra o rebaixamento, terá tempo e certa tranquilidade para mostrar o seu trabalho.
Um pouco mais de calma terá também o Flamengo de Tite, agora com uma preparação mais adequada, o ex-treinador da seleção brasileira poderá dar a sua cara ao Rubro-Negro.
Outra atração é o Fluminense de Fernando Diniz. O atual bicampeão chega à competição nacional em mar de brigadeiro, ainda celebrando a conquista da inédita taça da Libertadores, na temporada passada.
Esta é a edição mais equilibrada dos últimos anos, com os quatro grandes precisando mostrar com que cara chegam para a temporada 2024.