Por:

A intolerável violência de todos os dias

A violência contra a mulher é uma triste realidade que faz parte da nossa rotina. Seja quando consumimos o noticiário diário e nos deparamos com trágicos casos de feminicídio ou quando saímos às ruas e nos deparamos com o triste cenário que tantas cidadãs precisam conviver.

Além da intolerável violência física que deixa tantas vítimas, perceptível o quanto a sociedade como um todo trata mulheres de forma inferior. Seja com olhares discriminatórios ou assediadores até falas indiscretas e comentários chulos, sem qualquer tipo de consentimento.

A parte positiva é que atualmente boa parte da sociedade, inclusive homens, já conseguem perceber os absurdos de alguns comportamentos que antes já foram normalizados ou tratados como "frescura".

Prova disso é que no último sábado (25), data que marca o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, houve uma manifestação forte justamente para escancarar essa triste realidade para os que ainda não conseguiram percebe-la.

No calçadão da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, 164 pares de calçados femininos, lado a lado, representavam uma triste estatística. São vítimas de feminicídio, casos em que pessoas são mortas pelo fato de serem mulheres, uma discriminação de gênero. No estado do Rio, foram 111 casos em 2022 e 53 no primeiro semestre deste ano.

Os números absurdos expostos de forma simbólica são a concreta prova de que algo precisa ser feito e as lei devem ser mais efetivas para proteger tantas mulheres e também mais rigorosas para punir todos os tipos de agressores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.