Por: Cláudio Castro*

Cláudio Castro | Correio Sul Fluminense: a força do interior fluminense refletida na tradição de um jornal histórico

No dia 23 de novembro de 2022, o jornalismo do interior do Estado do Rio ganhou grande reforço com a chegada do Correio Sul Fluminense, uma sucursal do jornal carioca Correio da Manhã. Com sede em Volta Redonda e circulando em diversas cidades do Médio Paraíba - entre elas Barra Mansa, Resende, Quatis e Porto Real -, o veículo passou a valorizar ainda mais as notícias regionais - que também passaram a ser disponibilizadas pela internet. Assim, toda a relevância histórica, cultural, educacional e econômica da região, que sempre contribuiu para o desenvolvimento do estado, passou a ser ainda mais enaltecida. Os assuntos mais importantes passaram a ter maior repercussão estadual e nacional, com a reprodução das matérias de destaques em outras publicações do grupo.

Aproveito a importante data para também cumprimentar o empresário Cláudio Magnavita, estendendo meu abraço a todos os seus funcionários. Em setembro de 2019, Magnavita, que também edita o Jornal da Barra, relançou o Correio da Manhã em edição impressa semanal. Um fato histórico, 50 anos depois que, pressionada pela ditadura militar, a família de Edmundo Bittencourt, fundador do periódico, se afastou do jornal.

Ressalto aqui que nenhuma democracia é plena sem acesso à informação transparente e confiável. E junto com outros meios de comunicação, o Correio Sul Fluminense tem sido um importante canal para a divulgação das ações do Governo do Rio no interior do estado. Só no Médio Paraíba, o investimento realizado por nossa gestão pelo PactoRJ - o maior programa de investimentos em Saúde, Segurança e Obras de infraestrutura e Mobilidade da história - já superou R$ 1,2 bilhão, em 108 ações, das quais metade delas já foram concluídas. E não é só isso. Recentemente, o Correio Fluminense deu destaque aos nossos esforços que, por meio do Governo Presente, está levando mais de R$ 257 milhões em investimentos para o Médio Paraíba. O programa possibilitou várias entregas, como o Restaurante do Povo em Barra Mansa, reforma de base do Samu e construção de uma nova em Piraí, inauguração de E-TEC em Volta Redonda, entre diversas ações para a população.

A mais importante função da imprensa, claro, é informar. E a informação isenta coopera e fortalece a democracia, a verdade e a Justiça. A boa comunicação ajuda os cidadãos a entenderem melhor os trâmites e a vida governamental. Tal entendimento é de extrema importância, pois a sociedade se sente incentivada a cobrar melhorias em todos os setores e, o mais importante, a fiscalizar onde os recursos dos impostos estão sendo aplicados e de que forma.

Atualmente, um dos grandes desafios dos meios de comunicação, em todo o planeta, tem sido confrontar a revolução tecnológica e seus benefícios com mudanças profundas de paradigmas, como o que acontece quando os riscos que os abusos associados ao uso das novas tecnologias trazem para a democracia, quando os interesses econômicos e culturais sobrepõem o

interesse coletivo. Pioneiro na luta contra a ditadura militar, o Correio Sul Fluminense vem desempenhando importante papel também na luta contra as fake news, com o objetivo de combater a desinformação, que traz consequências desastrosas à toda sociedade.

As notícias falsas são capazes de transformar cenários políticos em caos, derrubar marcas e enganar as pessoas em todos os setores, provocando até mortes. Uma pesquisa recente, intitulada "Fake News: Desafios das Organizações", feita pela Aberje, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, revelou que 51% das empresas entrevistadas afirmaram terem sido afetadas economicamente por uma notícia equivocada. Por isso, o bom e correto desempenho do Correio Sul Fluminense contribui para termos uma imprensa cada vez mais verdadeira e livre.

Desejo que o Correio Sul Fluminense continue crescendo, preservando a imparcialidade e confiabilidade, alicerces de toda sociedade democrática e características que marcam este importante jornal, desde a sua fundação, há cinco décadas. O DNA do Correio da Manhã foi retomado. Vida longa ao Correio e suas sucursais! Quanto à população, cabe a ela continuar prestigiando essa nova referência em notícias, que só agrega qualidade e eficiência junto aos demais órgãos de comunicação da região. Um povo bem informado é um povo mais saudável, que sabe cobrar por seus direitos e elimina eventuais riscos provocados por boatos.

*Governador do Estado do Rio de Janeiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.