Por: José Aparecido Miguel (*)

Igreja faz campanha para localizar peça sacra roubada no Rio de Janeiro

1-DESCOBERTA INESPERADA - Nasa faz descoberta inesperada ao sobrevoar asteroide considerado 'fóssil' do sistema solar. Com brilho que muda com o tempo, Dinkinesh fica em um cinturão situado entre as órbitas de Marte e Júpiter; ele foi visto pela 1ª vez em 1999. (...) (O Estado de S. Paulo)

2-EM FEITO INÉDITO, universitário usa Inteligência Artificial e recupera trecho de pergaminho do século 1º carbonizado. Técnica usa raio-X de acelerador de partículas para detectar alterações de textura em pergaminhos. Por Pedro S. Teixeira. O universitário americano Luke Farritor, 21, conseguiu restaurar o conteúdo de um pergaminho do ano de 79 d.C. com auxílio de inteligência artificial, segundo artigo publicado na revista Nature na última quinta (12). Foi o primeiro caso de recuperação de um material completamente carbonizado, cujas escrituras eram de tinta de carbono. A descoberta faz parte de um desafio coletivo para resgatar o conhecimento perdido com o desastre natural, o Vesuvius Challenge, lançado em março deste ano. A iniciativa já reúne 1.500 times de pesquisadores. (...) (Folha de S. Paulo)

3-ENEL FOI AVISADA - Sindicato avisou Enel que haveria apagão em SP com ciclones, diz dirigente. Por Leonardo Sakamoto. "A gente previu o que aconteceu. Avisamos a Enel que se houvesse um ciclone extratropical, São Paulo poderia ficar uma semana sem luz. O problema é crônico e não vai se resolver agora. Pode até piorar, se mudanças não forem feitas no modelo do setor elétrico." A avaliação foi feita à coluna pelo presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Eduardo Annunciato, o Chicão. Após um temporal atingir o estado, na sexta (3), mais de dois milhões ficaram sem luz por 24 horas. Na manhã de segunda-feira, mais de 410 mil continuavam sem energia, o que vem levando a uma série de críticas à distribuidora e aos governos. A avaliação foi feita à coluna pelo presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Eduardo Annunciato, o Chicão. Após um temporal atingir o estado, na sexta (3), mais de dois milhões ficaram sem luz por 24 horas. Na manhã desta segunda, mais de 410 mil continuavam sem energia, o que vem levando a uma série de críticas à distribuidora e aos governos. De acordo com o dirigente, para garantir que São Paulo não passe novamente pelo caos enfrentado desde sexta, é necessário avançar em três dimensões do problema: investimentos, recursos técnicos e política/regulação. (...) (UOL)

4-BOLSONARO CONDENADO - Prestes a deixar TSE, Gonçalves condena Bolsonaro em ação ajuizada por Lula. Por Carolina Brígido. O ministro Benedito Gonçalves, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), condenou segunda-feira (6) o ex-presidente Jair Bolsonaro e o general Walter Braga Netto novamente à pena de inelegibilidade por oito anos. A decisão foi tomada em um processo sobre uso eleitoreiro do 7 de Setembro do ano passado, durante a campanha para a reeleição. O plenário do TSE julgou na semana passada outros dois processos sobre os mesmos fatos, que resultaram na condenação da dupla. O relator estendeu a decisão à terceira ação, por coerência, sem a necessidade de julgamento em plenário. É a primeira condenação em uma ação ajuizada pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva contra o ex-presidente. (...) (UOL)

5- REFORMA tributária: líder do governo no Senado diz que relator vai acatar de 'sete a nove' novas emendas. Jaques Wagner afirmou, após reunião de lideranças da Casa com Lula e ministros, que há acordo para a votação de vetos presidenciais de interesse da bancada do agronegócio; CCJ do Senado começa a analisar proposta terça-feira, 7. Por Bianca Lima e Adriana Fernandes. (...) (O Estado de S. Paulo)

6-VANS LANÇA coleção de 100 anos da Disney no Brasil. Coleção de 100 anos da Disney feita pela Vans é uma das mais esperadas do ano. Por Diego Ortiz. (...) (O Estado de S. Paulo)

7- PEÇA SACRA - Igreja faz campanha para localizar peça sacra roubada no RJ. Por Cristina Camargo. A Igreja de São Francisco de Paula, localizada no Largo São Francisco, centro do Rio de Janeiro, pede ajuda para localizar a parte superior de um ostensório do século 19 furtado no sábado (4). A peça sacra, de 1m40, estava exposta na galeria da igreja e foi levada por um homem que já foi preso, mas não estava mais com a parte superior do ostensório, que inclui o resplendor e a luneta. A base foi encontrada no pátio da igreja, após o criminoso quebrar o objeto. Grupos ligados a moradores e comerciantes da vizinhança divulgam imagens para ajudar na localização. O caso é investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal. O roubo aconteceu por volta das 15h de sábado. A peça furtada, em liga metálica com pedras semipreciosas, é o local em que é colocada a hóstia para adoração dos fiéis. Construída no estilo neoclássico, a igreja invadida é uma das maiores do Rio. Muito procurada para casamentos, foi inaugurada com a presença de Dom Pedro 2º e da imperatriz Teresa Cristina. (...) (Folha de S. Paulo)

8- LARISSA MANOELA consegue romper sociedade com os pais e abre mão de seu patrimônio. Justiça determinou que atriz deixe empresa Dalari, da qual era sócia minoritária. Larissa Manoela, 22, deixou a sociedade que mantinha com os pais na empresa "Dalari Produções e Eventos". A informação foi dada inicialmente pelo portal Splash. Larissa abre mão de um patrimônio estimado em R$ 18 milhões, segundo a atriz, em razão da briga com os pais (Silvana Taques e Gilberto Elias). A atriz disse que, mesmo após a maioridade, não sabia quanto ganhava nem administrava seus bens. (...) (F.5-Folha de S. Paulo)

9-PRIMEIRA SENADORA NEGRA - Médica que nunca havia ocupado cargo político foi 1ª senadora negra do Brasil. Laélia de Alcântara assumiu mandato em 1981, no período final da ditadura. Por Ricardo Westin. Agência Senado - Faz pouco mais de 40 anos que o Brasil teve uma mulher negra no Senado pela primeira vez. O pioneirismo coube a Laélia de Alcântara (PMDB-AC), que assumiu o mandato em 1981, no período final da ditadura militar. A senadora tinha 57 anos e nunca havia ocupado um cargo político. Nascida em Salvador, ela era médica obstetra, vivia em Rio Branco, era casada e tinha sete filhos. Morreu em 2005, aos 82 anos. Com a chegada da parlamentar, o país passou a ter duas senadoras. O Senado já contava com Eunice Michiles (PDS-AM), branca, que havia quebrado a exclusividade masculina na instituição fazia apenas dois anos. Laélia fez seu primeiro discurso: "Agradeço as demonstrações de apreço e carinho. Espero aqui trazer uma pequena contribuição e apresentar alguns dos problemas que o povo do Acre vive sofrendo há bastante tempo". Dentro e fora do Senado, Laélia denunciou o racismo. (...) (Folha de S. Paulo)

10-'PAUSA' NA GUERRA - Após 1 mês de guerra, Israel fala em 'pausa' nos ataques em troca de reféns. O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, disse que Israel considera "pequenas pausas táticas" nos combates para facilitar a entrada de ajuda humanitária ou a saída de reféns da Faixa de Gaza, mas voltou a rejeitar os apelos por um cessar-fogo total, apesar dos diversos pedidos. (...) (UOL)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.