Por: José Aparecido Miguel (*)

Você realmente precisa tomar banho todos os dias?

1-BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO para brasileiros no Trinity College Dublin, Irlanda. Por Andrea Tissenbaum. Desde 2015, a Fundação Haddad, em parceria com a Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI), outorga as bolsas ABEI/Haddad Fellowship para alunos brasileiros em vários cursos de mestrado (MPhil) no Trinity College Dublin, Irlanda, norteada pelo intuito de promover os Estudos Irlandeses no Brasil. Em 2024, novas bolsas de estudos serão outorgadas a alunos brasileiros. A universidade na capital irlandesa subiu posições no QS University Rankings 2024 e figura como a 81ª melhor do mundo, mantendo-se também como a melhor da Irlanda. A seleção dos bolsistas será feita exclusivamente por mérito acadêmico. Além de terem o valor da anuidade do curso inteiramente custeado pela Fundação Haddad, os bolsistas selecionados ainda receberão um total de 15 mil euros divididos em parcelas mensais durante seu ano na Irlanda. Conheça as duas modalidades de bolsa e cursos contemplados: 1. ABEI/Haddad Fellowship (inclui oito opções de cursos): Literary Translation, Irish Writing, Children's Literature, Film Studies, Modern Irish History, International History, Digital Humanities and Culture e Applied Intercultural Communications. Inscrições de 6 de novembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024. 2. HADDAD Fellowship (foco em cursos de Literatura e Teatro): Playwriting, Stage Design, Theatre Directing, Theatre and Performance, Comparative Literature e Creative Writing. Inscrições de 8 de janeiro a 15 de abril de 2024. Os editais de ambas as bolsas já foram lançados e podem ser conferidos no site www.haddadfellowship.com. (...) (O Estado de S. Paulo)

2-DIA DOS MORTOS, 2/11 (Feriado Nacional no Brasil) - Dia dos Mortos: oito países, oito tradições únicas. Por Luis Mazarrasa. Do mundialmente famoso feriado mexicano aos desfiles na Irlanda e a milhares de pessoas na Guatemala, o Dia dos Mortos está mais vivo do que nunca. No México, o Dia dos Mortos (do espanhol: Día de los muertos) é uma celebração de origem indígena comemorada no dia 2 de novembro em honra aos falecidos e quando as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos. A celebração ocorre durante a festividade de 31 de outubro a 2 de novembro, celebrada há cerca de três mil anos[3] pelos povos mesoamericanos pré- hispânicos (astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas). Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Património Imaterial da Humanidade. (Wikipédia)

3-NARCOMILÍCIAS NO RIO - 8 perguntas para entender avanço das 'narcomilícias' que agrava crise de segurança no Rio. Por Wilson Tosta. A crise na segurança pública do Rio de Janeiro teve um novo capítulo na tarde de 23 de outubro, com o ataque de criminosos a 35 ônibus e um trem, todos incendiados. A polícia atribuiu os atos a um protesto de criminosos contra a morte de um miliciano em ação da Polícia Civil naquele mesmo dia. Segundo especialistas entrevistados pela BBC News Brasil, os acontecimentos têm relação com atividades de milícias em áreas pobres e com mudanças recentes na geografia e no comportamento do crime organizado no território fluminense. Grupos paramilitares originalmente criados por policiais, as milícias dominam dezenas de comunidades nas zonas oeste e norte da capital, além da Baixada Fluminense e em cidades da região leste do Estado, como São Gonçalo e Itaboraí. Em anos recentes, alguns desses grupos racharam e se associaram ao tráfico, o que mudou inclusive sua forma de agir. (...) (BBC News Brasil)

4-MILÍCIAS ROUBAM ATÉ PONTE NO RIO - Milícias tomam casas, expulsam moradores e roubam até ponte no Rio. Grupos têm usado o setor imobiliário para lucrar e lavar dinheiro. Por Bruna Fantti. Em agosto, homens suspeitos de ligação com uma milícia tentaram roubar uma ponte de um ramal desativado de trens em Santa Cruz, na zona oeste. A ação deu errado porque o grupo não calculou corretamente o peso do equipamento. (...) (Folha de S. Paulo)

5-'FREIO' NO STF - Senado avança em discussão de PEC para pôr 'freio' no STF nesta terça; oposição domina debate. Proposta deverá ser votada na próxima semana; texto pretende limitar decisões monocráticas de ministros e estabelece prazo para pedidos de vista. Por Levy Teles. (...) (O Estado de S. Paulo)

6-BANHO DIÁRIO? Você realmente precisa tomar banho todos os dias? Especialistas dizem que muitas pessoas não precisam tomar banho com tanta frequência. Por Melinda Wenner Moyer - Em The New York Times. Se você sente necessidade de tomar banho diariamente, certamente não está sozinho: em uma pesquisa de 2021 com mais de 5.700 adultos nos EUA, mais de 60% dos entrevistados disseram que tomavam banho pelo menos uma vez por dia. No entanto, os dermatologistas dizem que muitas pessoas não precisam, e podem não querer, tomar banho com tanta frequência. "Não existe uma abordagem única quando se trata de lavar a pele e o cabelo", disse Joyce Park, dermatologista de Seattle (Washington, EUA). De acordo com a especialista, a frequência ideal depende do tipo de pele e cabelo, de quanto você transpira e de quão sujo você fica. "Tomar banho com muita frequência pode definitivamente ressecar a pele, piorando a vermelhidão, coceira e descamação, além de desencadear crises de eczema", acrescentou a dermatologista. Quando tomar banho diariamente - Algumas pessoas se beneficiam ao ensaboar todos os dias. Por exemplo, se você suar muito — seja por causa do exercício, do trabalho ou de sua predisposição natural à transpiração — "é importante tomar banho para enxaguar o suor e o acúmulo que podem contribuir para o entupimento dos poros e erupções cutâneas", segundo Marisa Garshick, dermatologista residente na cidade de Nova York, EUA. Se você tem cabelos oleosos, também pode querer lavar diariamente. Tomar banho com muita frequência pode ressecar a pele, rachar e permitir a entrada de microorganismos, aumentando o risco de infecção de pele, acrescentou Garshick. Por esses motivos, os especialistas recomendam banhos em chuveiros em vez de banheiras, pois a exposição prolongada da pele à água quente, suja ou com sabão pode ser irritante. (...) (O Globo)

7-VINICIUS JÚNIOR renova com o Real Madrid até 2027. O futebolista internacional brasileiro Vinicius Júnior, de 23 anos, renovou contrato com o Real Madrid, ficando agora ligado aos 'merengues' até junho de 2027, anunciou hoje o emblema espanhol no site oficial. (...) (Agência Lusa)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.