1-JUÍZA NEGRA assume secretaria do Conselho Nacional de Justiça e luta para não ser exceção. Titular de Vara Federal Criminal do Rio, Adriana Cruz, 53, enfrentou desafio de ser reconhecida como autoridade. Por Géssica Brandino e Priscila Camazano. A cadeira da magistrada Adriana Cruz, 53, na 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro é um espaço que ela define como coletivo. Nela estão depositadas as expectativas das pessoas que buscam ser ouvidas pelo Judiciário, assim como a de mulheres negras para quem a juíza trabalha para abrir caminho e a memória das ancestrais que a guiaram até ali. "Nunca foi colocado pela nossa família que poderia ser uma impossibilidade [ser juíza], mas sempre tivemos muita clareza das desigualdades raciais, até porque os nossos pais precisaram criar a gente para sobreviver nesse mundo que é um ambiente hostil para nós." (...) (Folha de S. Paulo)
2-GENERAIS COMEMORAM - CPMI do 8/1: por que a decisão de excluir integrantes do atual governo foi comemorada por generais. Para oficiais ouvidos pelo 'Estadão', decisão mostra 'caráter político' do relatório e enfraqueceria a acusação contra oficiais do GSI e o general Freire Gomes, ex-comandante da Força Terrestre. Por Marcelo Godoy. (...) (O Estado de S. Paulo)
3-NIKOLAS sobre relatório da CPMI: 'Cita Bolsonaro 835 vezes'. Parlamentares alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reclamam de uma suposta 'imparcialidade' da senadora Eliziane Gama. Por Bruno Nogueira. O relatório pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional general Augusto Heleno e do vice-presidente da chapa de bolsonaro nas eleições de 2022, general Braga Netto. "Todos nós já sabíamos, mas vai alguns fatos sobre o relatório 'imparcial' da Eliziane: Cita "Bolsonaro" 835 vezes; "Bolsonarista" 108 vezes; 'Bolsonarismo' 32 vezes; Omissão, G.Dias e Dino: 0 vezes", disse Nikolas. (...) (Estado de Minas)
4-EXPLOSÃO EM HOSPITAL em Gaza aumenta tensão em dia de visita de Biden a Israel. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou quarta-feira (18/10) a Israel e está reunido com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Os dois países são aliados históricos. Biden renovou a promessa de apoio a Netanyahu e disse que o ataque na noite de terça-feira (17/10) ao hospital em Gaza "parece" ter sido causado "pelo outro time", em alusão ao Hamas, grupo militante palestino que controla a Faixa de Gaza. Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), evidências indicam que um foguete da Jihad Islâmica, grupo extremista aliado ao Hamas, disparado de um cemitério, caiu no estacionamento do hospital. Já o Hamas, as autoridades palestinas e outros países árabes culpam Israel pela explosão, que teria matado 500 pessoas. Israel vem realizando ataques aéreos contra alvos em Gaza desde os ataques do Hamas em 7 de outubro. O IDF afirma que, desde então, pelo menos 450 foguetes foram disparados do território. No fim da noite de terça-feira, no entanto, o chanceler da Jordânia disse que a reunião com Biden só poderia ser realizada quando as partes concordassem em acabar com a "guerra e os massacres contra os palestinos", culpando Israel pela explosão no hospital. (...) (BBC News Brasil)
5-UMA INVASÃO a Gaza e a mentalidade 'de uma vez por todas' são equívocos para Israel. Se entrar em Gaza agora, Israel mandará pelos ares os Acordos de Abraão, desestabilizará importantes aliados dos EUA na região e impossibilitará a normalização com os sauditas — reveses estratégicos enormes. Por Thomas Friedman. (...) (O Estado de S. Paulo)
6-CONSELHO DA ONU discute resolução do Brasil que condena terrorismo do Hamas e pede recuo de Israel. Novo encontro solicitado pela Rússia e Emirados Árabes deve ocorrer na manhã da quarta-feira, 18. Por Felipe Frazão. (...) (O Estado de S. Paulo)
7-CENTRO-OESTE ruma para ter a menor desigualdade do Brasil, no rastro do sucesso do agronegócio. Investimentos no campo vêm gerando riqueza ininterruptamente em uma área que detinha participação pequena no PIB décadas atrás. Por Cristiane Barbieri. (...) (O Estado de S. Paulo)
8-ENSINO SUPERIOR - Cinco instituições particulares concentram 27% dos alunos de graduação do país. Juntas, elas detêm mais matrículas do que toda a rede pública de ensino superior. Por Isabela Palhares e Cristiano Martins. Cinco instituições particulares concentram 27% de todos os alunos do ensino superior no Brasil. Dos 9,4 milhões de matriculados nos cursos de graduação do país no ano passado, mais de 2,5 milhões estudavam nessas entidades. Juntas, elas detêm mais alunos do que as 312 instituições públicas de ensino superior do país, que possuem ao todo 2,07 milhões de estudantes. Para especialistas, a flexibilização das regras para a abertura de cursos a distância beneficiou sobretudo os grandes grupos educacionais. É exatamente no ensino a distância que as cinco maiores possuem mais matrículas: Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (do grupo Cogna), Centro Universitário Leonardo da Vinci, Universidade Cesumar, Universidade Estácio de Sá e Universidade Paulista somam mais de 2,3 milhões de alunos nessa modalidade, ou 91% do total de seus estudantes. (...) (Folha de S. Paulo)
9-NOVO GOLPE do Voa Brasil rouba dados e dinheiro de vítimas. Programa que oferecerá passagens aéreas por R$ 200 ainda não começou. Por Vinícius Barboza. Golpistas estão usando o nome do programa Voa Brasil, que o governo federal ainda nem lançou, para roubar dados e dinheiro de vítimas. Ao clicar no site, a vítima é levada a um chat para fazer um cadastro, fornecendo dados pessoais como nome completo e CPF. Os critérios do programa ainda não estão definidos pelo governo federal. (...) (Folha de S. Paulo)
10-A BRIGA entre Fernanda Montenegro e vizinho que foi parar na Justiça. Atriz reclama de consequências de obras não autorizadas pelo condomínio, em Ipanema. Por Valmir Moratelli. Fernanda Montenegro ajuizou ação na Justiça do Rio de Janeiro contra um vizinho, o empresário Sandro Fernandes Chaim, por danos causados em seu apartamento, no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Tudo por causa de obras não autorizadas pelo condomínio. Na ação, Fernanda alegou ter que lidar com inundações e vazamentos em sua moradia desde que o homem começou a realizar mudanças na infraestrutura da cobertura, sem terminá-las, deixando-a abandonada e infestada de cupins. A atriz entrou com liminar exigindo que ele realize reformas para sanar os problemas, além de indenizá-la, por danos morais, no valor de 20 mil reais. (...) (Veja)
11-SCORSESE desafia todo o cinema em 'Assassinos da Lua das Flores'. Cineasta cruza o suspense com drama de culpa que confunde a sobrevivência dos indígenas osage com a sétima arte. Assassinos da Lua das Flores" - Quando Estreia - quinta-feira (19) nos cinemas. Classificação: 14 anos. Elenco Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone, Robert De Niro. Produção EUA, 2023. Direção: Martin Scorsese. 5 stars. (Folha de S. Paulo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]