Por:

Hora de valorizar os professores

Uma profissão que, pela sua importância, mas que está aquém do esperado. Muitos comentam os motivos pelos quais o 15 de outubro é considerado o Dia do Professor. Diante de várias histórias sobre a data, todas se resumem a uma só: ser mais valorizada.

Para a Unesco, a data é para celebrar o Estatuto dos Professores, uma parceria da instituição da ONU ligada à ciência, educação e cultura, com a Organização Internacional do Trabalho. No Brasil, porém, há outros significados.

Considerada uma das pioneiras da inclusão das mulheres negras na política, Antonieta de Barros, descendente de escravos, se elegeu, por dois mandatos, para ser deputada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Professora, conseguiu, no seu período no legislativo, aprovar uma lei estadual que instituía o 15 de outubro o Dia do Professor. O motivo da data foi porquê, em 1827, Dom Pedro I criou o Ensino Elementar no país neste dia.

Independente das hipóteses da data, todas levam para pensar em como ser professor é uma tarefa árdua, mas que, ao mesmo tempo, não tem o seu devido valor reconhecido.

Muitas, ou quase todas, as profissões dependem de um educador para ensinar outros os mecanismos do ofício. Entretanto, se as próprias faculdades, em algumas ocasiões, não dão o devido valor ao curso de Pedagogia, porque outras pessoas hão de respeitar?

Fica, assim, uma reflexão para que todos comecem a prestar mais atenção aos docentes, para perceber o quanto o mundo pode ser melhor com essa profissão sendo mais valorizada e, consequentemente, a educação ganhando força nas políticas públicas, para a formação de uma nação muito mais homogênea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.