Banco do Brasil é alvo de inquérito inédito sobre seu papel na escravidão

Por José Aparecido Miguel (*)

1-VAGAS TEMPORARIAS: comércio prevê maior contratação de fim de ano em uma década. Por Letícia Lopes e Ana Flávia Pilar. Nas projeções da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a criação de vagas temporárias deve alcançar o maior patamar em dez anos. "O Natal sem dúvidas vai ser melhor do que o do ano passado, e isso vai se converter em vagas. Tudo leva a crer que vamos passar do patamar de 110 mil postos temporários abertos, o que é um patamar expressivo. Se olharmos a série histórica, o patamar mais alto foi em 2013, com 115 mil vagas abertas. Com os juros e a inflação menores, certamente teremos o maior contingente de trabalhadores temporários dos últimos dez anos", avalia Fábio Bentes, economista sênior da CNC. (...) (O Globo)

2-VETO AO MARCO TEMPORAL - Lula diz a senadores governistas que vetará marco temporal do Congresso. Por Tales Faria. Aprovado no Senado a toque de caixa, o marco temporal das terras indígenas deverá ser barrado por Lula (PT). A senadores governistas, o presidente se comprometeu a vetar a tese que passou no Congresso. Lula pode vetar todo o texto ou aprovar a proposta parcialmente — já que o petista indicou a aliados que não aceitará o projeto de lei na íntegra. Nos bastidores, a informação que circula é que o senador bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN) disse que a oposição aceitará trechos do veto de Lula. O marco temporal, que impede indígenas de reivindicar terras que não ocupavam à época da Constituição de 1988, não é a única proposta que Lula terá de analisar. Está nas mãos do presidente um projeto de lei que impõe várias outras restrições aos territórios indígenas, inclusive rever demarcações já consolidadas. (...) (UOL)

3- BARROSO ASSUME presidência do STF quinta-feira (28) e herdará 4.889 processos. Casos são herdados da presidente Rosa Weber e, na maior parte, são temas que chegam para análise direta do comando da Corte. Por Fernanda Vivas. Somando a presidência e os gabinetes dos ministros, o STF tem atualmente: 23.841 processos em tramitação; 656 casos prontos para julgamento em plenário. (...) (g1)

4-A VERSÃO DE BRAGA NETTO sobre a reunião em que Bolsonaro discutiu o golpe. Por Bela Megale. Ex-ministro do governo Bolsonaro e candidato a vice em sua chapa, o general da reserva Walter Braga Netto disse à coluna que não participou da reunião detalhada por Mauro Cid em sua delação premiada. Braga Netto disse à coluna que, após a derrota de Bolsonaro nas urnas, suas idas frequentes ao Palácio da Alvorada se deram devido à infecção na perna que o ex-presidente teve. (...) (O Globo)

5-LGBTQIA - Votação de proibição a casamento de pessoas do mesmo sexo é adiada. Texto foi longamente debatido quarta-feira (27) em comissão da Câmara. Por João Gabriel. A Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados adiou novamente quarta-feira (27) a votação do projeto que proíbe o reconhecimento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Parlamentares de esquerda articularam com o relator, deputado Pastor Eurico (PL-PE), para realizar alterações no texto, e há um acordo para a criação de um grupo de trabalho para debater o tema. A princípio, a votação ficou marcada para o próximo dia 10. (...) (Folha de S. Paulo) Nomes de transgêneros - Corregedor de Justiça regulamenta retificação de nomes de transgêneros. Norma também afeta casos gerais de mudança de prenomes. Por Danielle Brant. (...) (Painel - Folha de S. Paulo)

6-BOMBA EM ÔNIBUS NO RIO - Três pessoas ficam feridas após bandidos lançarem bomba em ônibus na Avenida Brasil; vítima está em estado grave. Coletivo foi abordado na altura de Costa Barros, na Zona Norte do Rio; segundo a PM, bandidos tentavam atear fogo no veículo. Três pessoas ficaram feridas num ataque a bomba contra um ônibus, na noite desta quarta-feira, na Avenida Brasil, altura de Costa Barros, Zona Norte do Rio. Uma das vítimas, Eduardo Vieira Pontes, de 61 anos, foi levado em estado grave para o Hospital municipal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste. Os outros dois feridos — Luís Silva, de 65 anos, e Elaine Ivo, de 35 — seguiram para a mesma unidade de saúde. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, Eduardo e Luís seguem internados em estado estável. Já Elaine recebeu alta médica. A corporação informou que bandidos tentavam atear fogo no coletivo e acabaram lançando um explosivo artesanal contra o veículo. Em nota, o Rio Ônibus lamentou o episódio e afirmou que "passageiros e rodoviários perderam o direito de ir e vir na cidade do Rio de Janeiro". (...) (O Globo)

7-PAPEL DO BB NA ESCRAVIDÃO - Exclusivo - Banco do Brasil é alvo de inquérito inédito sobre papel na escravidão e MPF pede reparação. Por Leandro Machado. O Ministério Público Federal (MPF) notificou o Banco do Brasil (BB) na tarde de quarta-feira (27/09) sobre a abertura de um inquérito civil público que pretende investigar o envolvimento da instituição na escravidão e no tráfico de cativos africanos durante o século 19. A ação, inédita no país e obtida com exclusividade pela BBC News Brasil, visa iniciar um movimento de cobrança por reparação histórica de grandes e centenárias instituições brasileiras - estatais e privadas - que de alguma forma tenham participado ou fomentado a escravidão no país. O inquérito foi proposto por um grupo de 14 historiadores de 11 universidades, que pesquisaram e escreveram um texto sobre o que se sabe da relação do Banco do Brasil com a economia escravista e seus negociantes. Eles descobriram, por exemplo, que entre os fundadores e acionistas do BB estavam alguns dos mais notórios traficantes de escravizados da época - entre eles José Bernardino de Sá, tido como o maior contrabandista de africanos do período. Três procuradores aceitaram a sugestão e elaboraram uma ação com o objetivo de fazer com que o banco estatal reconheça e tome medidas para investigar e tornar públicas suas ações durante a escravidão. Entre essas ações, está o financiamento, em um primeiro momento, de pesquisas acadêmicas sobre o assunto para que, no futuro, possa bancar projetos de reparação e políticas públicas voltadas à comunidade negra. (...) (BBC News Brasil)

8-SOJA - Mesmo com incerteza sobre o clima, soja deve ter novo recorde na produção. Conab prevê um aumento de 2,8% na área de plantio, que vai alcançar por volta de 45,3 milhões de hectares; produtividade das lavouras deve aumentar 2,2%. Por José Maria Tomazela. Sozinha, a soja representa cerca de 30% do faturamento do agronegócio brasileiro. A produtividade média das lavouras tende a chegar a 3.586 quilos por hectare, com expectativa de produzir 162,43 milhões de toneladas, um novo recorde. (...) (O Estado de S. Paulo) Seca - Atingidos por seca no Amazonas e Acre receberão ajuda do governo, disse à Reuters a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Por Lisandra Paraguassu, Reuters - O governo federal prepara uma resposta emergencial para atender as populações do Amazonas e do Acre atingidas por uma seca histórica dos rios da região. (...) (Folha de S. Paulo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com