O risco do discurso fracassado
No dia 14 de maio de 2023, após mais de 20 mil torcedores deixarem seus lares em pleno dia das mães para ver o Vasco ser derrotado para o Santos por 1 a 0 em São Januário, o então técnico do Vasco, Mauricio Barbieri, proferiu um dos discursos mais vergonhosos da história do Vasco da Gama.
Na coletiva após o jogo, Barbieri tentou justificar seu péssimo trabalho dizendo que o Vasco vinha de uma série B e tinha acabado de enfrentar um clube que nunca caiu no Brasileirão. Para piorar, o dito treinador deixou a sala rindo, em contraste ao péssimo momento vivido pelo time.
A cena deplorável, unida ao discurso fracassado de Mauricio, foi pauta de discussão entre os torcedores Cruz-maltinos, que não entenderam como Barbieri foi mantido no cargo após palavras tão derrotistas. Para piorar, esse pensamento de perdedor foi implantado nos próprios jogadores, que ficaram com o psicológico abalado.
Agora, cinco meses depois, Barbieri foi tardiamente demitido e o multicampeão Ramón Diáz assumiu em seu lugar. Chamado para apagar o incêndio, 'El Pelado' já mostrou diversas vezes que vai implementar sua mentalidade vencedora no Gigante da Colina.
Ele já assumiu a responsabilidade pelo desempenho que venha a ocorrer, mas faz questão de valorizar os jogadores nas vitórias, e foi categórico ao bater na mesa e dizer: "O Vasco não vai cair!". Por conta de um discurso fracasso, o Vasco pôs em riso sua temporada de maior investimento na história, mas agora parece que o treinador argentino compreendeu o tamanho da instituição que comanda e vai tentar salvar o ano com suas vitórias e mentalidade vencedora. Vem dando certo.
