Neste espaço sempre serão comemoradas as ações sociais que tem como objetivo melhorar a vida de outras pessoas e a sociedade como um todo.
O Complexo da Penha, região que reúne 13 favelas na zona norte do Rio de Janeiro, conta agora com uma sede da Central Única das Favelas (Cufa).
O espaço de 6 mil metros quadrados com quadra de esporte, campo de futebol, salas de aula e espaços para atendimento da população foi inaugurado nesta quarta-feira (27), com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
Justamente no dia em que a cidade do Rio de Janeiro teve sensação térmica acima de 45°C, um alívio para o calor nessas comunidades foi a piscina da nova sede, que oferece aulas de hidroginástica.
As instalações da Cufa disponibilizam atividades esportivas e culturais, assistência social e serviços para cerca de 100 mil habitantes das comunidades, muitas vezes vítimas da violência urbana e violações de direitos.
Instituições como essas conseguem atuar onde o estado muitas vezes não consegue chegar de forma eficaz. Com isso, os governantes tem o dever de dar suporte aos líderes dos projetos.
Não são poucas as histórias de superação e os relatos de pessoas que conseguiram superar dificuldades financeiras e sociais graças a ações promovidas pelo terceiro setor.
Com todos os problemas, nosso país é caracterizado justamente por ser uma sociedade formada por pessoas disponíveis a ajudar e fazer o bem pelas menos privilegiadas.