Estamos na passagem de setembro para outubro, entrando em outro mês com uma campanha clássica. Se em setembro o grande mote é a prevenção do suicídio, com a cor amarela, de alerta, outubro vem com a luta e prevenção ao câncer de mama, simbolizado com a cor rosa.
Considerado uma dos mais matem mulheres em diversas estatísticas pelo mundo, há de se convir que as campanhas devem e necessitam, a cada ano, se intensificar.
Não por menos, vários movimentos têm sido feitos nas esferas federais, estaduais e municipais a cada ano, para alertar as mulheres de que, quando mais cedo o diagnóstico for registrado, maior a probabilidade de cura.
Todavia, uma mão ajuda a outra. Ou seja, os poderes públicos, com ajuda ou não da iniciativa privada, podem intensificar a propaganda e os anúncios de campanhas para alertar as mulheres à doença. Só que a outra parte precisa se movimentar e correr atrás, à procura de médicos, clínicas e especialistas, para fazer os exames de prevenção.
Há estabelecimentos comerciais e industriais que também colaboram com essa campanha, que está praticamente enraizada no cotidiano nacional. Alguns, como as clínicas de tatuagem, por exemplo, oferecen descontos para as mulheres terem uma "nova" mama, digamos assim.
O Outubro Rosa é uma massificação da união dos esforços para que todos, sem exceção, possam lutar contra uma doença que mais mate pessoas no mundo — e praticamente incurável: o câncer.
Independente se de mama, próstata (Novembro Azul), pulmão, cérebro (em alta no mundo), o câncer, quando mais precoce for descoberto, melhor a chance dele ser curado.
Assim, exames de rotina, seja em qual idade estiver, são fundamentais para a pessoa descobrir como anda sua saúde e seu sangua (glóbulos brancos e vermelhos), a fim de investigar se precisa aumentar ou diminuir a quantidade de vitaminas e nutrientes no corpo.
Tudo que é feito com antecedência, a probalidade de ter solução boa aumenta. Portanto, mais do que ser uma luta contra o câncer de mama, Outubro Rosa é uma luta para quebrar paradigmas na sociedade.