Por: Marcelo Alves*

A Miami de Messi

O craque argentino, Lionel Messi, alavanca o time e é sucesso de marketing para o clube Inter Miami CF. | Foto: Inter Miami CF Communications

Que jogada de marketing fantástica. É assim que os grandes profissionais se destacam e evoluem. Não tem como não aplaudir e acompanhar o sucesso astronômico da contratação de Lionel Messi pelo Inter Miami.

Os grandes responsáveis por esse feito são três homens de sucesso e empreendedores: David Beckham, astro do futebol inglês, que marcou época não só nos campos, mas em campanhas publicitárias mundiais, e um fenômeno de negócios e faturamento; Irmãos Mas, Jorge e José, argentinos e grandes empresários nos Estados Unidos, bilionários, donos de empresas no setor de engenharia e construção.

Essa união, em pouco tempo, transformou e tirou um time de futebol da lanterna da liga americana de futebol para despontar ao mundo. Da gosto de ver tanta competência envolvida. É claro que quando junta investimento e competência o resultado só pode ser um: sucesso.

O ar de Miami hoje é o Messi. Em todo o lugar que passa, você escuta e vê a imagem rosa (cor do time) e o astro Messi em destaque. Em todo lugar, o argentino é o centro das conversas.

Terminando sua carreira vitoriosa no futebol, sua escolha foi certeira. Foi para Flórida, estado americano que mais cresce em business, qualidade de vida, clima tropical, latinos, praias, vida, sol e muito consumo.

Messi está soltinho em Miami. Vai ao supermercado com a família, restaurantes, corrida na praia, passeia sempre e compras no shopping Bal Harbour e usufruiu de tudo que a cidade oferece.

Esse case de marketing é exemplo para nossos times nacionais. Fizeram de um time pequeno, sem expressão numa potência de vendas, desejo e moda.

A quantidade de camisas que já se vendeu do time/ Messi é impressionante. O estádio foi reformado e preparado com todos os itens para emocionar nos fãs em dias de jogo. Arquibancadas provisórias e modernas dão dimensão de uma grande arena. Fogos, telas de led gigantes, efeitos especiais, música, diversas celebridades e golaços de Messi, já fizeram dos jogos do time, o grande desejo e atração do local. Tenho acompanhado com muito gosto e entusiasmo cada momento desse sucesso. É referência profissional!

A quantidade de argentinos nos jogos também se destaca. Quando Messi deixa o campo para uma substituição, parte do público deixa as arquibancadas. Chega a ser engraçado.

Voltando ao Business, o Inter Miami já vale muito dinheiro. São patrocinadores que não param de entrar. O britânico The Sun crava que a equipe de David Beckham fechou um acordo de patrocínio com o governo no Qatar por £180 milhões. O contrato englobará, além do espaço máster da camisa, os direitos de nomeação do estádio do time, bem como produtos licenciados.

De acordo com uma fonte ouvida pelo tabloide, o investimento do país do Oriente Médio tem como objetivo "melhorar sua imagem internacionalmente", já que é frequentemente criticado pelo tratamento à mulheres e comunidade LGBTQ .

O grande mérito desse belo negócio é David Beckham. Com sua maestria no futebol, hoje fora do campo, investiu do próprio bolso R$ 80 milhões e capitaneou outros bons milhões para fazer de um pequeno time um mega negócio.

Sua visão, e já olhando lá na frente, coloca os Estados Unidos como a próxima potência do futebol. Com a Copa do Mundo de 2026, o país do esporte um dos seus principiais negócios. Com muito investimento, estrutura já existente, experiência, profissionalismo no entretenimento e fazedores de negócios, vão transformar essa modalidade em grandes cifras, liderando o cenário mundial, ultrapassando referências, como Europa e América do Sul.

Isso é bom para o Brasil, país que precisa ainda mais se profissionalizar no esporte e criar pontes de negócios com o mundo. Essa união, de times brasileiros com americanos, pode dar bons frutos e bons negócios, potencializando os dois ambientes promissores.

Brasil precisa se espelhar e seguir essas competências. Grandes astros e fantásticos projetos de marketing reposicionam e revolucionam positivamente um clube, um time, uma cidade.

*Desenvolvedor de Marketing & Business

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.