Ser mal atendido em estabelecimentos comerciais no Rio de Janeiro parece que já virou um costume cultural. Restaurantes, bares, padarias, lojas de roupas, de materiais... Os mais diferentes serviços dos mais diversos tamanhos, desde pequenos estabelecimento até marcas famosas, estão ganhando fama na Cidade Maravilhosa de não saber tratar da forma adequada os seus preciosos clientes.
Claro que não é possível generalizar e nem taxar todos os empreendimentos cariocas dessa forma, mas a fama, infelizmente já viralizou. Seja na internet, com conteúdos até bem humorados que satirizam o assunto ou no próprio dia a dia, com os relatos das pessoas.
A sensação de mau atendimento fica ainda maior quando é feita uma viagem para outras cidades, sejam algumas capitais nordestinas, que vivem em torno do turismo e tem o bom atendimento e a receptividade uma fortaleza inatingível, ou a nossa vizinha, cidade de Sãoi Paulo. A diferença é gritante.
Talvez a nossa natural força de atração carioca, com uma natureza abençoada e uma cultura invejável faça com que muitos comerciantes acreditem que tais atributos já sejam suficientes para agradar os turistas. Talvez a cultural informalidade e ginga do carioca faça com que alguns confundam brincadeira com assunto sério.
Talvez os últimos anos de desgoverno fluminense expliquem o desleixo de alguns. Talvez... São questões que podem ser debatidas para entender tal fenômeno, mas a existência dele não pode ser negada.
Principalmente porque o mau atendimento também se estende a repartições públicas, hospitais e demais serviços que todos necessitam alguma vez na vida.