1- CONCURSO IBGE Censo: 8.141 vagas autorizadas. Concurso IBGE Censo: em 2022 foram ofertadas 209.024 vagas temporárias! Mais um concurso IBGE Censo à vista! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está com 8.141 vagas autorizadas para atender a necessidade temporária, pelo prazo de 1 ano, com objetivo de desenvolver atividades relacionadas ao Censo Demográfico 2022. Há autorização para diversos cargos. São eles: Codificador, Agente Censitário de Mapeamento, Agente de Pesquisa e Mapeamento, Supervisor de Coleta e Qualidade, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Pesquisa. (...) (grancursosonline.com.br)
2- RESTITUIÇÃO - Confira o calendário dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2023. O primeiro lote está previsto para ser liberado em 31 de maio. Por Iuri Gonçalves. O calendário de restituição anunciado pela Receita Federal prevê cinco lotes. As datas de liberação, de acordo com a instituição, seguem o calendário da tabela abaixo. 1º - 31 de maio, 2º - 30 de junho, 3º - 31 de julho, 4º - 31 de agosto, 5º - 29 de setembro. (...) (O Estado de S. Paulo)
3- ESCÂNDALO de manipulação de jogos evitou rebaixamento do Fluminense. Como a revelação de conversas suspeitas entre cartolas do futebol abriu a brecha para virada de mesa histórica, que beneficiou também o Bragantino, em 1997. (...) (O Globo)
4- CLÁUDIO CASTRO nomeia novo secretário de Planejamento e Gestão. Adilson Faria é graduado em direito, pós-graduando em direito ambiental e em administração pública. "Meu objetivo é contribuir com o governo e colocar em prática minha experiência promovendo integração e interlocução entre as pastas, na busca de ações de relevância para o povo fluminense", disse Adilson. (...) (g1)
5- OS CÁLCULOS de Bolsonaro sobre as chances de ser preso em meio ao cerco da Polícia Federal. Por Bela Megale. Mesmo com o cerco da Polícia Federal se fechando sobre Jair Bolsonaro, o ex-presidente tem dito a aliados que não vê, hoje, risco de ser preso. A leitura feita pelo ex-presidente e seus interlocutores mais próximos é que a PF tem investido contra seus aliados, mas não faz movimentos diretos no sentido de prendê-lo, ao menos neste momento. (...) (O Globo)
6- DALLAGNOL cassado. Por Luís Barrucho. Por unanimidade, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. Dallagnol foi o primeiro parlamentar a perder o mandato na atual legislatura. Após a cassação, no Twitter, Dallagnol escreveu: "344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça." "Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção." (...) (BBC News Brasil) Aposta em Brasília é de que Moro também terá mandato cassado. Por Roseann Kennedy. Senador é alvo de processo do PL, no TRE do Paraná. (...) Moro na mira: entenda o processo que pode levar à cassação de ex-juiz da Lava Jato no Senado. Por Natália Santos. PL de Bolsonaro no Paraná move Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) no Tribunal Regional Eleitoral. Como mostrou o Estadão, a aposta em Brasília é que o ex-juiz também vai perder o mandato. Tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) um pedido de cassação contra Moro baseado em supostas irregularidades nos gastos de campanha e a prática de caixa 2 nas eleições do ano passado. (...) (Coluna do Estadão-O Estado de S. Paulo) Cassação de Deltan é vingança - e um golpe na democracia. (...) (O Antagonista)
7- ARTROSE - Lula avalia operar artrose. Como mostrou o Globo, a equipe médica do Palácio do Planalto avalia se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisará submeter-se a uma cirurgia para tratar uma artrose no fêmur. Segundo a apuração, em conversas internas o mandatário dá como certa a operação, e cogita o mês que vem, ou julho, para a sua realização. O que é a artrose? Os nomes artrose, osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa são utilizados para o mesmo diagnóstico: um desgaste mecânico nas articulações que passa a afetar as cartilagens, tecidos que as envolvem e as protegem. (...) (O Globo)
8- APRESENTADOR do 'Pânico', Emilio Surita é internado após diagnóstico de câncer. O apresentador Emilio Surita, do programa Pânico, da rádio Jovem Pan, foi internado após o diagnóstico de câncer no intestino. Ele teria feito uma cirurgia no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, e ficado cerca de uma semana na UTI. Agora, já estaria no quarto. (...) (O Globo)
9- SITE (BETANO) IDENTIFICOU fraude em aposta de investigados, anulou jogo, mas não reportou caso. Sem obrigação jurídica de informar autoridades, empresas dizem que sistema pode identificar movimentação atípica; MP-GO afirma que elas nunca procuraram investigadores. Por Laís Malek, Rafael Oliveira e Rafael Soares. (...) (O Globo) 'Temos de 50 jogadores na Série A', diz manipulador do esquema de apostas ao negociar pagamento. Por Vinícius Valfré. (...) (O Estado de S. Paulo)
10- 'NÃO DÁ MOLE e verifique o preço', aconselhou mãe de portuguesa que finge ser carioca para pagar mais barato no Rio. Influenciadora é filha de brasileira e decidiu viver no Brasil há menos de um mês. Por Tais Codeco. Recém-chegada no Rio, a portuguesa Layla Zamorano, de 25 anos, já adotou algumas técnicas para sobreviver sendo "gringa" em solo carioca. A influenciadora veio para o Brasil com um conselho da mãe: sempre verificar o preço de tudo antes de comprar ou pagar por serviços. As estratégias de Layla viralizaram no TikTok e no Twitter após ela fazer um vídeo ensinando como não pagar mais caro por serviços e produtos por parecer gringa. A ideia do vídeo surgiu quando ela começou a reparar que os produtos vendidos na praia tinham um preço para a mãe, que é brasileira e mora em Portugal há 25 anos, e outro, mais caro, para ela . A certeza veio mesmo quando decidiu que moraria na cidade e o primeiro conselho da sua mãe foi para não "dar mole" e prestar atenção no preço de tudo antes de pagar. (...) (O Globo)
11- CUSTO BRASIL: gasto extra de empresas para produzir no País chega a R$ 1,7 trilhão por ano. Por Beatriz Bulla. Valor representa 19,5% do PIB; em média, o setor produtivo brasileiro gasta 62 dias ao ano para preparação de impostos, enquanto a média nos países de OCDE é de 6 dias. (...) (O Estado de S. Paulo)
12- SAÚDE incorpora ao SUS dois medicamentos contra anemia. Remédios devem estar disponíveis no sistema público em até 180 dias. Por Paula Laboissière. O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) dois medicamentos para tratamento da anemia. A previsão é que a ferripolimaltose e a carboximaltose férrica estejam disponíveis no sistema público de saúde em até 180 dias. "O Ministério da Saúde reforça que somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios para tratamento", destacou a pasta. Edição: Denise Griesinger. (...) (Agência Brasil)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]