Por: José Aparecido Miguel (*)

Em sentença histórica, padrasto é condenado a 1.080 anos de prisão por estupro de enteada

1- SAMPA E RIO nas melhores comidas típicas do mundo. Nem os temperos multiculturais do Nordeste nem as comilanças coloniais do Sul. Foram as metrópoles São Paulo e Rio que largaram na frente no ranking da enciclopédia TasteAtlas que classifica as 50 cidades com melhores comidas típicas do mundo. Na 13ª colocação, São Paulo está muito à frente do Rio, em 32º. O guia destaca o uso abundante de carnes na gastronomia paulistana, indicando lugares para sanduíches de mortadela e churrasco. No Rio, a feijoada de boteco, os frutos do mar, os sucos e vitaminas de frutas, com aquela vista privilegiada nos quiosques de praia, são as delícias recomendadas. Na lista de 50 cidades, venceram esse distinto campeonato de comida duas italianas (oh, surpresa), Florença e Roma, e em terceiro ficou uma capital latino-americana, Lima, no Peru. Hong Kong bate Paris. (...) (UOL)

2- O SUPREMO Tribunal Federal finalizou quarta-feira o julgamento do perdão do então presidente Jair Bolsonaro ao ex-deputado Daniel Silveira (PTB), anulando sua condenação pela Corte em 2022. Com oito votos a favor e dois contra, a maioria dos ministros derrubou o indulto presidencial. Apenas André Mendonça e Nunes Marques, indicados por Bolsonaro, votaram pela manutenção. (...) (UOL-Meio)

3- EM MEIO ao racha em relação à estratégia de defesa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, seu advogado, Rodrigo Roca, anunciou que não defende mais o militar. O advogado esteve à frente do caso das "rachadinhas" envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e, em 2022, foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como Secretário Nacional do Consumidor. Roca não faz delação premiada e também deixou a defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A família de Cid não quer que ele assuma eventual responsabilidade sozinho. (...) (g1-Meio)

4- AS GRADES que há dez anos protegem os principais prédios do Executivo em Brasília começaram a ser retiradas quarta-feira por determinação do presidente Lula. Ao lado da primeira-dama Janja, ele inspecionou a retirada. "O Brasil não precisa estar cercado de grades. É deixar livre. A democracia não exige muro, não precisa de muro", disse. (...)(O Estado de S. Paulo-Meio)

5- EMPREENDEDORISMO feminino - A pandemia colaborou para a empreendedora paraibana Luciana Piquet transformar o Dia das Mães na principal data de vendas da SPA Express, rede de franquias de massagens em domicílio. Passada a fase crítica da pandemia, o voucher dela responde por um volume considerável das receitas de 10 milhões de reais esperadas para 2023. (...) (Exame)

6- 'DRENAGEM CEREBRAL': o uso exagerado do celular suga nossa capacidade cognitiva, diz novo estudo. Os brasileiros passam metade do dia usando o aparelho, país está em segundo lugar no ranking mundial dos que mais utilizam smartphones. Por Bernardo Yoneshigue. "Quando você está ali, são inúmeras informações bombardeando seu cérebro. Você basicamente fica dando uma tarefa para ele de compreender aquela informação, independente do que seja, o que gera uma sobrecarga", diz o professor de neurologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Li Li Min, pesquisador do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (Cepid - Brainn). (...) (O Globo)

7- HOMEM é condenado a 1.080 anos de prisão por estupro contra enteada em SC. Segundo a sentença, violência sexual começou quando a criança tinha 8 anos. Em um julgamento considerado histórico em Santa Catarina, um homem foi condenado a 1.080 anos de prisão, em regime inicial fechado, por estupro contra a enteada em 90 ocasiões. O réu foi preso em flagrante ao ser surpreendido pela mãe da criança em uma das tentativas de violência sexual. O homem não tem direito a recorrer em liberdade. (...) (Folha de S. Paulo) Em sentença histórica, padrasto é condenado a 1.080 anos de prisão por estupro de enteada em SC. Homem cometeu o crime por pelo menos 90 vezes ao longo de 4 anos. Condenação é uma das maiores da história do Poder Judiciário catarinense. Por Joana Caldas. (...) (g1)

8- SALÁRIO mínimo estadual de R$ 1.550 é aprovado pela Assembleia Legislativa de SP. Cuidadores de idosos foram incluídos na lista de categorias contempladas. Por Dougas Gavras. Os deputados da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovaram na noite de quarta-feira (10) o projeto de lei que fixa o salário mínimo no estado em R$ 1.550. (...) (Folha de S. Paulo)

9- A FUNDAÇÃO Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou sobre o risco de ressurgimento do sorotipo 3 do vírus da dengue, que há 15 anos não causa epidemias no Brasil. Estudo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) identificou, neste ano, quatro casos relacionados à sepa em Roraima e no Paraná. A retomada da circulação do sorotipo 3 pode gerar novas epidemias nos próximos meses ou anos. (...) (CNN Brasil-Meio)

10- CARAJÁS, no Pará, vira nova fronteira da mineração ilegal de ouro, cobre e manganês. Grupos invadem cidades de Marabá, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Parauapebas para explorar solo de forma criminosa. Por Cleide Carvalho. A Serra dos Carajás, no Pará, se transformou em um novo marco de mineração ilegal do país. (...) (O Globo)

11- A MULHER com deficiência que contratou profissional para fazer sexo pela primeira vez aos 43. Por Beth Rose. Enquanto estava em isolamento em sua casa, na Austrália, devido à pandemia de covid-19, Melanie fez uma promessa a si mesma: assim que tivesse permissão para sair novamente, ela contrataria um profissional do sexo, faria sexo pela primeira vez e acabaria com as ansiedades que havia desenvolvido em torno do amor e da intimidade como uma pessoa com deficiência. A sugestão havia partido da assistente social que auxilia Melanie. (...) (BBC News Brasil)

12- HAITI vive caos com centenas de mortes, estupros e queimados vivos. Violência das chacinas toma as ruas do Haiti. A ONU (Organização das Nações Unidas) alerta para o nível de violência extrema das ações atribuídas a grupos criminosos que controlam vários bairros da capital do Haiti. Nos primeiros três meses deste ano, o número de assassinatos chega a 846, mas pode estar subestimado. As gangues utilizam a violência sexual para espalhar o terror na população, e também franco-atiradores contra pedestres e residências. Em ônibus, pessoas foram queimadas vivas. Uma porta-voz do Alto Comissariado da ONU pede o envio urgente de uma força internacional de apoio para ajudar as autoridades locais a conter a violência. (...) (UOL)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]