Os 13 sintomas que indicam deficiência de ferro no organismo

Por José Aparecido Miguel (*)

1- RAROS POLÍTICOS mantêm a coerência entre o particular e o público, o específico e o geral. Por Roberto Damatta. (...) 'Um país à deriva é resultado de escolhas e omissões de uma geração'. `Por Luiz Felipe D'Ávila. O redimir de uma geração. Sugiro um breve roteiro para nortear a nossa ação: 1) Lute pelas coisas fundamentais: pare de fazer vista grossa para um governo que perpetua a farsa de que o Brasil vai crescer com assistencialismo estatal, rombo fiscal e intervencionismo do Estado na economia. Sabemos que o País só prospera com abertura econômica, ganho de produtividade, aumento de competitividade nos mercados globais e investimento em educação pública de qualidade. 2) Não deixe o governo desperdiçar a oportunidade de ouro: o Brasil pode se tornar uma potência ambiental na economia de baixo carbono e atrair investimento em áreas como saneamento, geração de energia limpa e bioeconomia. Mas como o governo petista suspeita do mercado, sua tendência é usar a política ambiental para tirar mais dinheiro de países ricos e não dar a devida atenção à segurança jurídica e ao respeito aos contratos que fazem o mercado funcionar. 3) Pressione o Congresso para fazer a coisa certa: não aceite a falsa crença de que o Brasil precisa do patrimonialismo, do corporativismo e do clientelismo para garantir a governabilidade. Lute para combater a desfaçatez de que o governo precisa taxar mais o setor produtivo e gastar mais com a máquina pública para atender aos mais pobres. Sabemos que um Estado eficiente que presta serviço público de qualidade é fruto da existência da meritocracia, da valorização do bom servidor e de política pública baseada em dados e evidência. Precisamos aprovar as reformas tributária e administrativa. 4) Participe da política: a cidadania não é apenas um direito; é também um dever. Ao nos esquivarmos de participar da vida pública, colaboramos para perpetuar o populismo e somos incapazes de reconhecer as pessoas que honram a política. Felizmente, existe uma nova geração de governantes que está fazendo a diferença no País, criando políticas públicas exemplares que se tornaram ilhas de excelência num oceano de incompetência estatal. Esses líderes têm competência para colocar o País no caminho certo e merecem o nosso apoio e voto. (...) (O Estado de S. Paulo)

2- LULA NO URUGUAI - Por Leandro Prazeres. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz uma visita oficial ao Uruguai quarta-feira (25/1), em um clima que deverá ser diferente daquele que marcou sua passagem pela Argentina, no início da semana. Em Montevidéu, no entanto, a expectativa é de que o ambiente seja um pouco mais tenso. Após participar da VII reunião da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), o petista desembarca em solo uruguaio com a missão de convencer o presidente, Luiz Alberto Lacalle Pou, a desistir de um acordo de livre comércio com a China que vem sendo negociado há pelo menos dois anos. Para o governo brasileiro, o acordo poderia representar a "destruição" do Mercosul. (...) (BBC News Brasil)

3- TELEGRAM critica decisões de Moraes e não cumpre ordem de bloqueio à conta de Nikolas Ferreira (PL-MG). Aplicativo afirmou que não foi apresentada justificativa para derrubar canal de deputado eleito e que medida como essa pode caracterizar 'censura'. Por Daniel Gullino. Os advogados do aplicativo afirmam que muitas ordens da Corte voltadas à remoção de conteúdo são feitas com "fundamentação genérica" e de forma "desproporcional". (...) (O Globo)

4- OS 13 SINTOMAS que indicam deficiência de ferro no organismo. Mais de 30% da população mundial é anêmica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por La Nacion. Você costuma se sentir cansado, com falta de ar? Ou seus amigos comentaram que você parece muito pálido? Se sim, você pode estar sofrendo de deficiência de ferro ou anemia por deficiência de ferro, o distúrbio nutricional mais comum do planeta. Mais de 30% da população mundial é anêmica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta é uma condição na qual o corpo carece do mineral nos glóbulos vermelhos, o que significa que menos oxigênio chega às células. A anemia por deficiência de ferro não deve ser autodiagnosticada nem tratada por conta própria, com automedicação. Os sintomas podem indicar a existência de outra doença e sobrecarregar o corpo com ferro pode ser perigoso, pois o acúmulo excessivo desse elemento pode danificar o fígado e causar outras complicações. Portanto, você deve consultar um médico se sentir os seguintes sintomas: Fadiga extrema e falta de energia. Falta de ar. Batimentos cardíacos perceptíveis (palpitações cardíacas). Pele pálida. Os sintomas descritos acima são os mais comuns de acordo com a Mayo Clinic e o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), embora existam outros menos comuns, como: Dores de cabeça, tonturas ou vertigens. Inchaço ou dor na língua. Perda de cabelo — observe mais cabelo saindo ao escovar ou lavar. Desejos de comer substâncias não alimentares, como papel ou gelo, uma condição conhecida como alotriofagia. Feridas abertas dolorosas (úlceras) nos cantos da boca. Unhas em forma de colher ou quebradiças. Síndrome das pernas inquietas, um distúrbio que causa um forte desejo de mover as pernas. Existem vários fatores diferentes que podem levar à anemia por deficiência de ferro, incluindo gravidez, falta de ferro na dieta, crescimento rápido, menstruação e condições de saúde que afetem a absorção de ferro. (...) (O Globo)

5- ALEMANHA confirma envio de 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia. Veículos militares podem dar poder ofensivo ao país, que planeja retomar territórios invadidos pelos russos.A decisão do chanceler foi tomada após os Estados Unidos concordarem em enviar tanques M-1 Abrams, já que a relutância alemã esteve, em parte, na busca de uma ação coordenada com países aliados. (...) (O Estado de S. Paulo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP
(www.maiscom.com), trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
(www.outraspaginas.com.br).
E-mail: jmigueljb@gmail.com